Tocar um instrumento, cantar, correr na chuva, caminhar sem destino, brincar com bichos de estimação, observar o vento batendo na copa das árvores, ouvir música, deitar, nadar, correr, contar piada, andar a cavalo, comer, beber, se locomover, beijar na boca, fazer amor, fazer carinho, receber carinho, ficar parado por um tempo, ficar em silêncio por algum tempo, dar atenção, receber atenção, ler, abraçar, trocar experiência, jogar, fazer compras, compreender, ser compreendido, cuidar para o bem estar do outro e do planeta, estudar, trabalhar, dormir, acordar... e envolvido nestas atividades morrer feliz, em paz e deixando de herança felicidade e paz. Deveria ser simples. Então porque não é? Para que tanta gente passando fome, tanta gente com pouco e poucos com muito, para que o choro, a inveja, a ambição desenfreada, a falta de responsabilidade, a ganância, as drogas, o alcoolismo, as brigas, as intrigas, a angustia, os assassinatos, os roubos, a poluição... e envolvidos nestas atividades morrer infeliz, descontente e deixar de herança a infelicidade e o descontentamento?
Sabemos que vamos morrer mas vivemos como se isso não fosse acontecer. Estamos sempre ocupados com coisas que nem aconteceram ainda e esquecemos de aproveitar o agora.
Só queremos as coisas que nos fazem felizes. Então porque temos tantas coisas que não nos fazem felizes? Porque coisas que nos fazem felizes pode, às vezes, fazer muitas outras pessoas infelizes e não abrimos mão dessas coisas. Queremos ser felizes, mesmo que nossa felicidade seja às custas da felicidade dos outros. Criamos uma bola de neve aonde uns vão dando aos outros o que eles não querem e em nome da felicidade e da paz morremos infelizes e deixamos o desmantelo como herança.
Se ter um filho fará uma pessoa muito feliz, mas essa pessoa não tem condição de sustentar esse filho ou tem condição mas não tem tempo para lhe dá carinho e atenção suficiente, então deve abrir mão dessa felicidade para não fazer o filho infeliz.
Comercializar deixa você muito feliz, comerciantes de Portalegre? Mas as caixas e outras embalagens jogadas na calçada, poluindo e deixando a cidade com mau cheiro e estragando o visual não faz ou outros felizes, então as recolha e encaminhe para a reciclagem. Se livrar do lixo te fazem feliz, moradores de Portalegre? Mas se livrar do lixo de maneira inresponsável não faz nosso Planeta feliz e ele devolve com catastrofes naturais fazendo muita gente infeliz. Então separe o lixo orgânico do não orgânico e encaminhe para reciclagem.
Vamos começar a ter o hábito de procurar a felicidade naquilo que não atrapalha a felicidade dos outros. E assim salvaremos o Mundo. Simples Assim? Pois num é! Não tem como não dar certo! A não ser que você se recuse!
Eu não sei você, mas eu já iniciei esse hábito faz algum tempo.