segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

É fácil fazer críticas o difícil a saber recebê-las

A Renomada Jornalista Bernadete Cavalcante, reponsável pelo blog Dito Bendito, dona de um tom altamente crítico quando escreve, principalmente, sobre Portalegre do Brasil, tom que não usou ao escrever sobre Portalegre de Portugal, certamente presta um serviço útil à cidade, pois as criticas que ela faz justas ou injustas, exageradas ou não, contribui para o amadorecimento político e aumenta o desejo de ver nossa cidade sempre melhor e digna de elogios. No entanto, percebe-se que Bernadete é boa em fazer críticas mas não é nada boa em saber recebê-las. Por exemplo, deduz-se, da postagem abaixo, que o leitor que a criticou deve ter criticado o fato de ela, como assesora de emprensa da admistração de Euclides, direcionar crítica a esta admistração sem antes pedir afastamento do cargo e ela rebate a crítica atacando e criticando o leitor. Neste caso cabia a ela, ao meu ver, apenas um humilde pedido de desculpas por tal ato.
No contexto geral, percebe-se que a intenção do leitor era apenas de mostrar sua indignação com o tom constante e exagerado de críticas à nossa cidade feitas pela jornalista. Pena que ele tenha usado o mesmo tom exagerado para criticá-la.
A postura adotada por Benardete Cavalcante ao receber uma crítica da a impressão de que ela não erra nunca e que só ela tem o direito de criticar. Não estou dizendo, com isso, que tudo que ela escreve é negativo.

Nenhum comentário: