segunda-feira, 25 de maio de 2009

Dúvida

Eu estava pensando, o que será necessário para salvar o mundo? E me deparei com outro questionamento mais perturbador: Salvar o mundo de quem, do quê, para quem e para quê?
Continuei pensado... Para salvar o mundo em favor da maioria dos políticos e outros que se comportam de forma parecida - interessados em ganhar fama, dinheiro e outros benefícios, acima de qualquer coisa, usando de tudo quanto é artifício (violência, roubo, assassinato, mentiras, intrigas entre outros) - seria, basicamente, necessário alienar o "povão" e criar uma falsa sensação de justiça.
Quanto ao "povão”, idolatra, se apaixona, dá preferência e gasta tudo o que pode e o que não pode com músicos, jogadores de futebol, atores, pintores esportistas e outros, que se destacam na função de proporcionar lazer, a si e aos outros - que na verdade não passa de um prestador de serviço como qualquer outro, como um agricultor que planta para alimentar a si e os outros. Hipoteticamente, apenas, por exemplo, se o Prefeito conseguisse aprovação da câmera dos vereadores para disponibilizar quinhentos mil reais para um dos dois projetos a seguir: A)Distribuir esse dinheiro para os agricultores, como bônus, de acordo com o tamanho do roçado cultivado, B)Um show, gratuito, em praça pública, com Bruno e Marrone e Caviar com Rapadura, tendo a comunidade que optar apenas por uma das alternativas, acredito que a comunidade preferiria o show. Um indivíduo trabalhador e cumpridor dos seus deveres, pagador de impostos se não possuidor de dinheiro, ou fama, naturalmente deve apenas aparecer como figurante na comunidade. Não entra na composição da mesa, não recebe aplausos, não recebe atendimento preferencial, não é lembrado para compor a chapa. Já os ricos e famosos, mesmo comprovadas suas falcatruas, tem preferência na sociedade. Vejam o Collor, expulso da presidência, eleito Senador. Uma pessoa que apresente uma carteira profissional, com vasta experiência na área de administração, com nome limpo e com ótimas referências de seus patrões, mas sem dinheiro e fama dificilmente conseguiria, ao menos, se candidatar a Senador. Tem filha que ama mais um ator ou atriz, o qual ignora sua existência, do que a própria mãe que a amamentou, educou, protegeu, protegem se preocupa e é capaz de dar sua vida em troca da dela. Ops! O povão é alienado. Ou melhor, herdou a alienação e continua passando tal alienação de geração em geração.
Quanto a criar uma falsa sensação de justiça, é preciso criar leis que, para quem não tem dinheiro, são rígidas e facilmente aplicáveis mas, para quem tem dinheiro, são "cheias de brechas" e praticamente impossíveis de aplicar. Leis que facilitam os próprios responsáveis por pô-las em prática tornarem-se "criminosos". As brechas de tais leis devem facilitar a impunição dos crimes contra o povo e ao mesmo tempo deve dar a impressão que tais crimes serão punidos. Ops! Tais leis já Existem.
Finalmente concluir que para esses tipos de ser humano, a maioria dos políticos e outros que se comportam de forma parecida, o Mundo já está salvo. Pelo menos no Brasil, no mínimo em Portalegre/RN.
Continuei pensando: O mundo que precisa ser salvo é o mundo do “povão”. Nossa! mas o “povão” é tão numeroso, não para de aumentar e não quer parar. Como “desalienar”, levar a igualdade e a justiça a essa parte da humanidade que não para de aumentar e que passa a alienação, a desigualdade e a injustiça de geração em geração? Coooooooooooomo?

Nenhum comentário: