sábado, 6 de fevereiro de 2010

Mais uma carga de problemas que virou solução

Dia 03/Fevereiro foi retirada do posto de coleta de recicláveis VSR mais uma carga de material reciclável. Uma carga com 3026kg de diversos materiais, que seria lixo poluindo o meio ambiente e trazendo problemas para o Nosso Município, foi encaminhada para a reciclagem! Esta carga é referente ao mês de janeiro. Foi a maior carga desde o início da crise financeira.
Aida é muito pouco se considerarmos o objetivo a ser alcançado. No entanto, o resultado alcançado até o momento é bastante satisfatório, levando em conta que o trabalho vendo sendo realizado por apenas três pessoas, incluindo eu, e com muito pouco apoio prático e nenhum apoio financeiro governamental ou institucional.
Para aqueles que não se envolvem com a coleta seletiva do lixo em Portalegre, como se o problema não fosse deles, ou porque acham que não levam vantagens ajudando os outros, ou porque o projeto de reciclagem em andamento é apolítico, é bom ligar a tv e verificar, por exemplo, os estragos que a chuva vem fazendo na cidade de São Paulo, por exemplo.
Devido ao descaso da população em relação ao lixo a Administração Pública da cidade de São Paulo, mesmo quando milagrosamente se esforça, não dá conta da limpeza dos bueiros, rios, córregos e etc.
O resultado esta aí na tv pra todo mundo vê, pessoas mortas, milhares desabrigadas, muito prejuízo financeiro e etc.
Vejam também que quando a inundação acontece ela surpreende todo mundo, não pergunta se está arrastando ricos em seus carrões presos no trânsito ou pobres presos em seus barracos. A enxurrada não sabe a diferença entre trabalhadores e vagabundos, entre membros dessa ou daquela religião, entre políticos desse ou daquele partido, entre pessoas dessa ou daquela raça e nem respeita idade. No fim todos são atingidos.
Então porque todos não se envolvem para resolver o problema do Lixo?
O problema só é grande porque milhares de pessoas deixam seu lixo para dezenas se responsabilizarem. Quando esses poucos não dão conta do problema, milhares sofrem as conseqüências e colocam a culpa sempre no outro.
Se cada um procurasse se responsabilizar por sua pequena quantidade de lixo gerada procurando sempre reduzir, reaproveitar, reciclar e evitar qualquer tipo de impacto ambiental o lixo não seria um problema.
Portalegrenses não esperem nossa situação chegar ao nível da de são Paulo. Não espere que nossos córregos sejam poluídos, que a Bica e o Brejo virem verdadeiras fossa e que o os açudes que nos abastecem virem esgotos para tentar fazer alguma coisa. É mais fácil prevenir que remediar.
Aproveite a iniciativa já existente, no que diz respeito à coleta seletiva do lixo, e ajudem, se envolvam. Aproveitem a "trilha" que está sendo feita e transformem-na numa "grande e moderna rodovia".

Nenhum comentário: