terça-feira, 19 de março de 2013

Dor x Compensação

Não bastasse a dor da traição; a dor da perseguição; a dor da desilusão, a dor dos ataques caluniosos e covardes, por debaixo do pano; a dor da dificuldade financeira, em face de vários calotes; agora sinto a incomparável dor da perda, nesse plano, de uma das pessoas que mais amo.


Mas, em compensação agora tenho mais um espírito iluminado, do outro lado desta vida, que me ama e me ajudará a suportar e superar todas as dores, me ajudará a errar menos, perdoar mais, a reclamar menos, a ser menos ansioso e ajudará a me proteger dos espíritos de pouca luz, que se alegra com a dor e o sofrimento dos outros.

Ó luz do Senhor que vem sobre a Terra inunda meu ser, permanece em nós!

Ó luz do Senhor que vem sobre a Terra inunda nossa amada Ritinha, permanece em nós!

Ó luz do Senhor que vem sobre a Terra inunda minha família desta e da outra vida, permanece em nós!

Ó luz do Senhor que vem sobre a Terra inunda quem não nos compreende, quem nos persegue, quem tem pouca luz, permanece em nós!




quinta-feira, 7 de março de 2013

Análise


Acompanhei a Câmara dos vereadores de Portalegre-RN, em seu dia a dia, como nunca antes foi acompanhado, registrando e publicando. 

Durante os quatro anos da gestão anterior, raramente faltei a uma sessão ou a uma atividade oficial da Câmara. Acompanhei os bastidores, me fiz presente e opinante em várias situações, inclusive pude contribuir, mesmo que aparentemente minimamente, com uma grande mudança na vida prática do Município, quando minha sugestão de tornar obrigatória por lei a execução da coleta seletiva do lixo no município, por parte da Prefeitura, foi acatada, fazendo parte da Lei Orgânica do Município (Constituição Municipal).

Diante disso, constitui prerrogativa de fazer análises da evolução do trabalho legislativo de Portalegre-RN, sem prejuízo de cometer eventuais equívocos. Apesar de ser um trabalho com forte embasamento, é um trabalho oficialmente amador, apesar de ser inovador e de grande utilidade para evolução da boa prática legislativa e da busca do bem comum de nosso amado município.

No início desse novo período legislativo (mandato) de quatro anos, logo se vê a evolução. Os mais experientes "tomando a frente", não para simplesmente dizer que sabe mais, mas para dizer que sabe como as coisas funcionam, funcionavam e devem funcionar para o bem de Portalegre-RN. Preocupados com seus nomes? Sim. Preocupados com suas reeleições? Sim. Preocupados em serem leais com seus partidos? Sim. Mas, acima de tudo isso, estão preocupados em fazer o melhor para o bem comum do município e com um futuro melhor para nós todos.

Os "novatos" já viram que se quiserem progredir na carreira de vereador não poderão ficar imóveis, calados, balançando a cabeça como lagartixas e nem abrindo a boca para falar  besteiras. Precisam conhecer profundamente  os projetos, pesquisar, ouvir o povo, debater, propor, inovar, dar sugestões, colocar o trabalho de vereador acima das outras atividades profissionais.

A grande evolução é:  Apesar da  comunidade em sua maioria esmagadora ainda não se dar conta da enorme importância que tem o vereador para o bom desenvolvimento de um município, a maioria dos vereadores já demonstram entender tal importância. 

O exemplo da evolução foi a fala da vereadora novata Francisca Tertulino (Chiquina), durante a sessão Ordinária, realizada excepcionalmente hoje as 9h30(as sessões são realizadas as sextas as 16h, em breve postarei sobre os acontecimentos dessa sessão). A vereadora admitiu que errou,  ao se candidatar  sem ter a preocupação de acompanhar as sessões da Câmara para ter um conhecimento prévio de como funciona o Poder Legislativo. Isso mostrou, além de humildade, sinceridade e coragem, por parte da vereadora, um amadurecimento em relação ao papel do vereador. 

Vereador não é um "fazedor de favores pessoais", um comprador de mandato para ter estatus social. O vereador é o fiscal do povo, é voz a do povo, é o representante do poder que está mais próximo do dia a dia do povo, das necessidades do povo. O vereador é quem faz as leis municipais. Uma Câmara competente e bem intencionada pode forçar um mau gestor a "andar na linha", uma câmara incompetente e/ou mal intencionada pode levar um bom gestor a fazer uma gestão desastrosa.








segunda-feira, 4 de março de 2013

Cantoria

Quando?  Sexta- feira agora.

Que horas? A partir das 19 horas.

Onde? No Sítio Genipapeiro. No meu bar. É gente! No bar deste blogueiro que vos escreve. Vai lá dar uma força!

Quem vai cantar? Edílio Calisto e Edomar

Vamos incentivar a cultura popular de nosso Nordeste, se divertir, tomar uma geladinha em um ambiente agradável,  dar uma forcinha para esse blogueiro pagar as contas e etc! (risos)


Terceira Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Portalegre-RN


Presentes todos os vereadores. Na plateia: Eu, Alcivan Paulino, Temístocles Maia.
O Prefeito Municipal de Portalegre enviou ofício à Câmara indicando o vereador Afrânio Lucena como líder do Governo na Câmara.

Projetos

As comissões de Legislação, Justiça e Redação Final; Finanças e Orçamento, após reunião conjunta apresentaram parecer favorável ao projeto que autoriza a contratação por tempo determinado de médicos para o Programa Saúde da Família (PSF) e dá outras providências; ao projeto que cria gratificações aos médicos do PSF, adequando seus ganhos ao pago pelo mercado de trabalho; o projeto que aumenta os salários dos servidores da Câmara Municipal, em nove por cento.

O projeto que trata da ratificação do consórcio Público para coleta e armazenagem dos resíduos sólidos (lixo) e o projeto que altera a lei complementar que trata da organização administrativa da Prefeitura, de autoria do Executivo, foram enviados à Mesa Diretora da Câmara dos Vereadores de Portalegre, com pedido de urgência urgentíssima e solicitação de dispensa do parecer das comissões. O presidente da Câmara Neto “do padre” solicitou às comissões à dispensa, o que foi aceito.

Após a dispensa das comissões o presidente propôs colocar todos os projetos em discussão pelo plenário e votar. Tal proposta causou reação da bancada da oposição (DEM). O líder da bancada, disse que os dois projetos que foram dispensados pelas comissões não teria condições de serem votados por não ter havido tempo de tomar conhecimento dos projetos, precisava de mais uma semana para votar.

O presidente da Câmara disse que estava seguindo o Regimento  Interno da Câmara e que de acordo com o regimento após dispensa das comissões os projetos  podem ser encaminhados imediatamente para discussão e votação. A oposição disse que nesse caso votaria contra, não por ser contra ao projeto, mas por não conhecer o projeto, e pediu compreensão.

O líder do governo da Câmara disse que o prefeito solicita urgência, mas não houve e nem poderia haver imposição de votação imediata. E que realmente esses projetos são de urgência para que o governo possa realizar melhor seu trabalho. Os projetos são de interesse de todos.

 O líder da bancada do PMDB, Ecimar Carlos, concordou que a dispensa das comissões já deu muito ganho de tempo, se fosse passar pelas comissões poderia tramitar por 30 dias, dessa forma seria mais prudente esperar só mais uma semana para votar o projeto com mais segurança. Pediu que os projetos enviados pelo Executivo, principalmente os que pedem dispensa das comissões tragam em anexo parecer jurídico. Disse que se colocado para votação, votaria a favor, mas que se houvesse mais um tempo para tomar conhecimento dos projetos, votaria mais confortável.

O presidente da Câmara pediu para que se entrasse em acordo para votar pelo menos o projeto que trata da reforma administrativa, que era urgente e de mais fácil discussão pelo plenário. Todos foram de acordo.  Ficou, assim, para ser votado na próxima sessão o projeto que trata do Consórcio Público. Os outros quatro projetos foram colocados em discussão e votação. Todos aprovados por unanimidade.

Com a palavra:

O vereador Adalberto fez um protesto sobre a negativa do prefeito a respeito de transporte para alguns pacientes. Disse que saúde não tem partido e que após eleito o prefeito é de todos os portalegrenses. Que vai elogiar quando o Prefeito acertar, mas que protestará na Câmara e procurar a Promotoria, como procurou, para reclamar de abusos. 

A vereadora  Dorinha falou da dificuldade que a saúde está enfrentando em todo o país. A dificuldade não é apenas em Portalegre.

O vereador Afrânio solicitou um envio de um ofício ao Banco Bradesco, para que seja proporcionado ventilação para o posto da Agência,  localizado em nosso município. O vereador disse que solicitou pessoalmente ao prefeito a tomada de providências de maior organização para o ginásio de esporte.

A vereadora "Chiquinha" cumprimentou os presentes na platéia e parabenizou o presidente por não haver radicalizado, não impor a maioria, e  entrar em acordo com relação a votação dos projetos.