domingo, 31 de agosto de 2014

Eis minha opinião final, devidamente embasada a respeito do meu voto nestas eleições



Estado

Questões ortográficas: Quando nos referimos ao “Estado” instituição, este é grafado sempre com letra maiúscula. No caso de nos referirmos a alguma região brasileira, esta deverá ser grafada com letra minúscula, como por exemplo: Moramos no estado do Rio de Janeiro.

Por Estado entende-se a unidade administrativa de um território. Não existe Estado sem território.
O Estado é formado pelo conjunto de instituições públicas que representam, organizam e atendem (ao menos em tese) os anseios da população que habita o seu território. Entre essas instituições, podemos citar o governo, as escolas, as prisões, os hospitais públicos, o exército, dentre outras.

Um Estado soberano é sintetizado pela máxima "Um governo, um povo, um território".

Os Estados que possuem tamanhos variados podem ter vários níveis de Governo, conforme a organização política daquele país, como, por exemplo, o Brasil que possui governo federal, governo estadual e governo municipal.

O governo é apenas uma das instituições que compõem o Estado, com a função de administrá-lo. Os governos são transitórios e apresentam diferentes formas, que variam de um lugar para outro, enquanto os Estados são relativamente permanentes.

A teoria da separação dos poderes de Montesquieu, na qual se baseiam a maioria dos Estados ocidentais modernos, afirma a distinção dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário) e suas limitações mútuas.

Sufrágio é o direito ou a execução do direito de votar. Quando a participação é direta o povo decide os assuntos do governo e quando a participação é indireta são eleitos representantes para que sejam tomadas as decisões.

Democracia é uma forma de governo em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal. Ela abrange as condições sociais, econômicas e culturais que permitem o exercício livre e igual da autodeterminação política.

Política:
"Consiste nos meios adequados à obtenção de qualquer vantagem", segundo Hobbes ou "o conjunto dos meios que permitem alcançar os efeitos desejados", para Russel ou "a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o governo", que é a noção dada por Nicolau Maquiavel, em O Príncipe;

Política pode ser ainda a orientação ou a atitude de um governo em relação a certos assuntos e problemas de interesse público: política financeira, política educacional, política social, política do café com leite; http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica

Partido Político, definição jurídica:
Organização de direito privado que, no sentido moderno da palavra, pode ser definido como uma "união voluntária de cidadãos com afinidades ideológicas e políticas, organizada e com disciplina, visando a disputa do poder político". http://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_pol%C3%ADtico

Nota do blogueiro:

Aqui no Brasil,  vivemos no formato democrático: Prevalece a vontade da maioria dos cidadãos. A maioria elege os governantes, que para não serem trocados, obrigatoriamente, tem que agradar a maioria. Obrigatoriamente,  para poder se eleger e representar o povo, o cidadão brasileiro precisa estar filiado a um partido e obter aprovação deste partido para se candidatar.

O Estado brasileiro é dividido politicamente em três esferas: A federal a estadual e a municipal: Os representantes federais se apegam as questões gerais de todo o território brasileiro. A luz das leis e decisões federais, os representantes estaduais ocupam-se das questões de interesse particular do seu estado(subdivisão do território do Estado brasileiro) . Os representantes municipais se ocupam das questões particulares de seu município. O município é a menor unidade territorial da federação.

Ora, é óbvio que por uma questão presencial, o representante direto do cidadão é o político municipal.  

Sendo assim, vejo que a melhor forma de moralizar a política e buscar melhoras para o meu município é concentrar o esforço, a confiança e a cobrança nos políticos locais. 

Ou seja, apoio aqueles políticos municipais que em minha opinião estão trabalhando melhor, e votos nos políticos da esfera estadual e federal de acordo com a indicação daqueles que apoio no município.

Desta forma, pela força do voto, cobramos dos nossos representantes locais bons resultados. Por sua vez, com interesse no voto da maioria, nossos representantes municipais cobram resultados dos seus representantes. Sem bons resultados, muda a indicação. E nesse jogo democrático evoluímos. 

A minoria descontente poderá ser beneficiada mesmo sem querer, através das medidas para a maioria, e desta forma passar a fazer parte da maioria, por contentamento. Ou poderá continuar descontente, provando sua razão,  através dos meios democráticos, tornando-se maioria por descontentamento.

Em outras palavras, é justamente a minoria descontente que faz o papel da mudança para melhor. O político que tem a maioria a seu favor não pode deixar a minoria descontente reclamando com razão, se não ela pode desestabilizar a opinião da maioria e derrotá-lo. Desta forma, ele precisa acolher também a minoria para evitar que ele mesmo vire minoria.

Viva a democracia!

Em Portalegre-Rn, atualmente, só há duas opções para o eleitor: ou apóia o grupo apelidado de Bacurau, liderado por Neto da Emater; ou apóia o grupo apelidado de Bicudo, liderado por José Augusto. Não existe outra opção.

Atualmente, sem dúvida, a melhor opção política para Portalegre-Rn é José Augusto para Prefeito em 2016.

Portanto,  voto nessas eleições nos candidatos indicados por José Augusto.

Nenhum comentário: