terça-feira, 25 de novembro de 2008

ONDE ESTE BLOG QUER CHEGAR

Este ano estou basicamente, por uma questão de distâcia, reunindo notícias de outros blogs. Mas no próximo ano, quando passarei muito mais tempo em Portalegre, pretendo divulgar o blog e conseguir passeiros, para que as postagens de nossa autoria possam aumentar e melhorar cada vez mais, rumando para se tornar um meio de comunicação abrangente, eficiente, sem tendências partidarias exclusivas e a serviço de Portalegre.
Esclarecendo, tenho minhas tendências partidarias e futuros passeiros provavelmente terão as suas, porém este blog não estará a serviço exclusivo destas tendências. Este blog levará a informação. A partir da informação, todos, cada um com sua própria tendêcia partidária, terá seu espaço para debater a informção. Complementando, discordando, concordando e etc. Será este um espaço para levar uma boa informação para uma Portalegre sempre melhor. Já dizia o sábio Chacrinha que quem não se comunica se trumbica.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

VALEU!!

Parabéns pela vitória Bom Susseso 1, estou torcendo por vocês!!!!!

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Jornal de portalegre

O endereço eletrônico do jornal de portalegre não é mais o que consta na postagem do Dito Bendito. Confira link ao lado.

Concordo com vc Círios

Parabéns ao Círios pela postagem a respeito da sujeira no estacionamento da bica. Concordo com vc, é algo vergonhoso. Uma cidade turística precisa manter vigilância em seu comportamento, precisa estar a altura de receber visitantes de outras cidades. Ninguém quer sair de sua cidade para visitar uma cidade inferior a sua. A administração pública falhou. Mas a comunidade não. Pois círios estava lá para liderar a denuncia. A administração pública falhou, mas tenho certeza que será capaz de concertar esta falha e tomar providências para que outras semelhantes sejam evitadas.

EM DEFESA DO ATUAL VICE PREFEITO


Não sou um profundo conhecedor da política de Portalegre. Mas posso afirmar que por mérito das disputadas e dos debates políticos nossa cidade alcançou uma posição de destaque, evoluindo de maneira inacreditável. A fome, a falta de empregos, recursos, e perspectiva de um futuro melhor expulsou muitos de Portalegre, e eu faço parte deste grupo. E sei que muitos sentiram vergonha de dizer que era Portalegrense. Mas atualmente, orgulhosos de nossa cidade muitos estão regressando e encontrando estrutura para viver com dignidade novamente em Portalegre.
E por achar o debate positivo para o crescimento de nossa cidade, sinto-me no direito de escrever algumas palavras de apoio ao atual Vice Prefeito Luizinho que, ao meu ver, na postagem do dito bendito abaixo, foi demasiadamente ironizado e injustamente criticado.
A proprietária do blog, tem conhecimento político e jornalístico e todo direito de criticar e questionar a administração. E como a administração, ao me ver, deve ser uma equipe homogênea, cabia a qualquer um responder tal nota, bastava coragem para receber o contra ataque. Quanto à demora para responder, devemos entender que em Portalegre , na questão da informação, o ritmo é mais lento, e entender também que sempre é tempo de questionar o que se está escrito. E confundir reportagem, com postagem ou nota, isso é feito comumente, pois a Internet é uma ferramenta crescente mais principalmente para Portalegre é relativamente nova. E por ser a responsável pelo blog uma jornalista fica mais fácil ainda se confundir tais termos. Durante esse tempo de implantação do projeto de Reciclagem em Portalegre, pude acompanhar um pouco do trabalho do Vice Prefeito, e pude observar que ele se dedica e ajuda a qualquer projeto e idéia que beneficia a cidade não importando o autor. Talvez por estar mais preocupado com o bem da Cidade do que com votos ele não seja politicamente tão forte,(se é que essa afirmação é verdadeira). Mas nós precisamos de cidadãos assim que se preocupa em ajudar e fazer o melhor sem se preocupar em ganhar votos.
Devemos cobrar, denunciar, debater os problemas de nossa cidade, mas no intuito de resolver os problemas e não apenas causar polêmica e mal estar. Uma cobrança bem feita e bem arquitetada surte melhor efeito de que uma cobrança num tom agressivo.
Não quero com isso desmerecer o trabalho importantíssimo que a Jornalista Bernadete Cavalcante desenvolve com seu Blog. Só acho o tom agressivo demais.
Essa postagem reflete apenas a minha opinião. Se eu estiver errado me digam vocês leitores. O espaço de comentários está ai para isso.


quinta-feira, 20 de novembro de 2008

INFORMANDO PARA UMA PORTALEGRE SEMPRE MELHOR

Informação é a base para a formação de uma opinião. É preciso formar opinião antes de uma ação em favor da maioria.

O segredo de uma ação acertada é saber trabalhar a informação.
A informação pode estar correta, errada involuntariamente, não está bem clara, estar errada propositalmente para atender interesses egoístas e maldosos, etc. Mas, quanto maior o número de informação sobre um determinado assunto ou pessoas, maiores as chances de se formar uma boa opinião e agir de forma benéfica e justa.

À medida que se criam meios para que as informações circulem , sejam questionadas e debatidas, naturalmente as corretas ganharão destaque e reforço, as incompletas se completarão, as que não estavam claras se esclarecerão, as que estavam involuntariamente erradas se corrigirão e as mal intencionadas serão desmascaradas e descartadas.

Finalmente, com base nas boas informações, pode-se formar uma boa opinião e tomar uma atitude acertada para o bem comum

Neste sentido, reunirei aqui, neste humilde blog, toda informação, que eu tiver acesso, sobre nossa amada Portalegre. Acontecimentos que eu presenciar, postagens de outros blogs, e-mail que me enviarem, todos os comentários que fizerem e etc. Para que, desta maneira, possamos agir acertadamente para melhorar cada vez mais nossa Amada Cidade

terça-feira, 18 de novembro de 2008

SEGUINDO BONS EXEMPLOS

Quando fui infomado que em nossa amada Portalegre existia um serviço de informação via internet, através de blogs, fiquei surpreso e feliz com a evolução. Imediatamente comecei a acompanhar. Mas porque só acompanhar se eu também posso contribui?

Aos meus amigos Cirios e Edielson, meus parabéns pelo belíssimo trabalho e meu muito obrigado pela inspiração e apoio.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

ASSOCIAÇÃO DE COMERCIANTES EM PORTALEGRE

Na quinta feira 12 de novembro de 2008, na casa paroquial, realizou-se uma reunião, no intuito de formar uma Assosiação de Comerciantes. Iniciativa de meu Amigo Marcelo Alexandre. Rita de Cássia Pereira Participou, representando a VSR Recicláveis, de minha propriedade. Rita me passou, por telefone, um pequeno resumo da Reunião. Foram convidados aproximadamente 70 comércios e estavam representados na reunião aproximadamente 10. Mas que este número, aparentemente pequeno não desanimou o Marcelo que esta fazendo visitas nos comércios no intuito de divulgar o projeto.

A proposta inicial é que a partir de Janeiro, os comerciantes que se cadastrarem façam uma contribuição mensal de R$15. Destes 15,00, cinco será destinados às despesas da assosiação com divulgação e outras necessidades; os outro dez reias serão depositados em uma conta. Os recursos desta conta serão destinados à compra de brindes. A cada valor de compra(a ser determinado) que o cliente fizer no comercio cadastrado ele receberá um cupom para concorrer a um brinde sorteado a cada quatro meses. (geladeira, televisão, bicicleta...).

Hoje eu pedi a Rita que faça o cadastro da VSR recicláveis. No nosso caso receberão os cupos aquelas famílias que tiverem cadastradas, separando o material sintético(papel de bala, caneta, balde, baica, garrafas, vidros...) do orgãnico(resto de comida, folhas , madeira...) e doando os sintéticos para que a VSR faça a seleção destes materiais e encaminhe para serem reciclados. Também receberão cupons as pessoas que estiverem juntando e separando os materias minusiosamente para vender. Nese caso a cada determinado número de quilos que o cidadão vender receberá um cupom.

Convido meu amigo Marcelo para utilizar o espaço de comentários para fornecer mais alguma informação que ache relevante e corrigir alguma possível falha em minha postagem.

Aproveito para parabeniza-lo pela iniciativa. A associação pode ser um instrumento muito importante para incentivar e formar os comerciantes de nossa cidade, assim como um instrumento para debates e reivindicação de direitos coletivos. Pois um comercio bem informado, bem organizado, honesto e unido, pode ajudar a melhorar a imagem de nossa cidade, atraí cada vez mais turistas, oferecer cada vez mais benefícios e avanços para nossa cidade. Aumentando não só o lucro individual, mas também o lucro social.

Mirando Em Minha Vida

Entrei no avião, me acomodei, ouvi os avisos de sempre, as recomendações de sempre, os acenos da comissária de bordo reforçando as explicações que vinha através do microfone, apertei o cinto, e o avião decolou.

Ao me ver naquele silêncio, apenas o som hipnotizaste do avião, as preocupações inundaram minha mente. Olhei pela janela, vi mas "não enxerguei nada", as preocupações não deixavam, “tanta coisa para resolver em Portalegre, e em São Paulo não deu tempo para deixar tudo em ordem. Deixando tudo em ordem, quando volto, sempre tem diversos problemas para resolver, imagine desta vez que ficou um pouco em desordem. Vou deixar São Paulo para quando eu chegar, e vou me concentrar em Portalegre. Vamos lá! primeiro...". E assim, em pensamento, fui tentando antecipar o que fazer em portalegre. Pausa para o lanche, uma olhada na linda comissária de bordo, ninguém é de ferro, uma cochilada após o lanche e de volta as preocupações que foram interrompidas com o aviso de preparação para aterrissagem.

Desembarquei em Natal, senti o choque do Calor, em contrapartida ao ar condicionado da aeronave. Eu já havia decidido que, desta vez, não passaria na casa de meus parentes em Natal, viajaria direto para Mossoró, passaria dois ou três dias lá e depois finalmente seguiria para minha amada Portalegre. Assim eu fiz. Após três dias em Mossoró, peguei o carro de meu primo emprestado e segui para Portalegre.

Cheguei em Portalegre, e já entrei na correria, visitar parentes e amigos, leva lembrança, traz lembranças, traz notícias, leva notícias. E ao mesmo tempo divulgando e ficando a par dos problemas e progressos do projeto de reciclagem que eu implantara na cidade. E faz um contato aqui e faz um contato ali, reunião pra cá e reunião pra lá...
Nessa de fazer contatos e divulgar o projeto, fui ao Mirante Boa Vista, na tentativa de encontra Edielson, proprietário da Pousada e Mirante Boa Vista e do blog Jornal de Portalegre. Fiquei feliz por não encontrá-lo, nesta primeira tentativa. Pois não o encontrando, aproveitei para tomar uma cerveja, ninguém é de ferro. Enquanto tomava minha cerveja me deparei com a vista do mirante. Eu já havia visto muitas vezes, mas foi a primeira vez que " enxerguei".
Lá estava eu, num silêncio tão delicioso que dava pra ouvir as batidas do meu coração, parado, sentindo uma brisa deliciosa, visualizei o asfalto (que no meio daquela imensidão verde, faz um contraste lindo), aqueles lagos, aquela planície, as cidades vizinhas... e de repente eu entrei num estado de paz de espírito incrivelmente profundo. As preocupações ficaram pequenas, os problemas já não me pareciam tão difíceis de se resolver. Pensei, “que lindo! eu já vim aqui e não tinha prestado atenção como isso aqui é maravilhoso, tanta coisa bonita que passa pela nossa frente e agente não aproveita como deveria!”. Veio em minha mente, a partir desse pensamento, que não foi só o Mirante Boa Vista que vi e não enxerguei. Lembrei daquele “oceano de nuvens brancas” que se vê da janela do avião, de tantas cachoeiras e lugares lindos que já passei, de minhas conquistas amorosas, de meus acertos profissionais, da minha linda e mada família, de meus amigos, das vitórias que já tive na vida... Por fim lembrei-me que entre uma conquista e outra não vale a pena ficar reclamando e se questionando se vou conquistar mais alguma coisa e sim comemorar e ficar muito feliz pela ultima conquista que tive.
Tirei da minha mente as preocupações, aumentei a intensidade do meu sorriso e segui em frente ...

sábado, 15 de novembro de 2008

RESUMO DO PROJETO DE RECICLAGEM DO LIXO EM PORTALEGRE RN

Em maio deste ano, em Portalegre RN, dei inicio a um trabalho voltado para a RECICLAGEM DO LIXO.
Os motivos entre outros foram:




  • Eu nasci nesta cidade, amo esta cidade, quero manter residência nela e quero o melhor pra ela


  • Tenho experiência, pois trabalho, em São Paulo, a cinco anos neste ramo de atividade.
    Nossa cidade cresceu e está crescendo cada vez mais.


  • O lixo de nossa cidade já não é mais tão diferente do de cidades grandes como São Paulo (salvo a quantidade).


  • Nossa cidade estava enfrentando cada vez mais dificuldades para lidar com estes materiais que a natureza leva muitos anos para decompor, a maioria levam séculos. A administração pública estava queimando estes materiais. Porém esta não é uma saída viável devido aos danos ao ar.


  • A coleta seletiva de recicláveis, feita da maneira correta, é auto sustentável. Pois o ganho com a venda do material cobre o custo do serviço de coleta e separação. Portanto é uma ótima saída. Pois o que era lixo, só servia para atrapalhar e dar despesas, agora é material reciclável que gera renda, ganhos ambientais, economia para o os cofres públicos, publicidade para o turismo entre outros benefícios.


Eu dividi o projeto em 3 grandes etapas:




  1. Implantar a coleta seletiva: coletar, selecionar e vender os materiais para intermediários.

  2. Criar parcerias que possam abrir fábricas que recicle alguns materiais em nossa própria cidade. Uma fábrica de mangueiras por exemplo. Que utiliza baldes,bacias, e frascos de plástico(tipo os de água sanitária) para fazer mangueira.

  3. Criar uma campanha para que em portalegre sejam comercializados somente produtos os quais eles e/ou suas embalagens sejam viáveis de reciclar . (toda matéria é reciclável porém há algumas que são inviaveis financeiramente)

Iniciei a primeira etapa em abril deste ano.Entrei em contato e fimei parceria com um intermediário que se comprometeu a comprar e retirar o material coletado, devidamente separado e armazenado em grandes quantidades; com meus próprios recursos construí um pequeno galpão, na rua Margarida de Freitas nº3, para e servir de sede à VSR RECICLÁVEIS; treinei os funcionários da VRS, divulguei nas escolas e na rádio de portalegre uma lista de materiais que os cidadãos podem levar à sede daVSR para venderem.


Em 8 de maio deste ano inauguramos a VSR recicláveis e começamos a comprar papel, papelão, plastico,vidro, ferro, cobre, metal, alum´nio e antimonio.


Muitas pessoas começaram a juntar o material e nos vender. Algumas desistiram, pois devido a falsas informações, acharam que estes materias tinnham valor finaceiro alto. No entanto, outras perseveraram e o com o dinheiro pagaram contas atrasadas, garantiram o leite do mês... enfim usaram essa chance de complementar renda. A VSR gerou diretamente três empregos. O volume de materiais sintéticos jogados no lixão diminuiu, as ruas ficaram mais limpas.


No entanto isto não é o suficiente. O objetivo é que o caminhão do lixo leve para o "lixão" apenas o lixo orgânico, resto de comida, madeira, folhas, terra....


Para isso tomei algumas medidas:




  1. Em setembro deste ano, assinei um termo de cooperação com a Pefeitura de Portalegre. A Prefeitura nos apoia facilitando nosso trabalho e divulgando.


  2. A VSR compra o material na sede , mas se o cidadão separar uma boa quantidade de material em sua residência e não tiver como entregar, a VSR vai buscar em uma carroça e desconta do valor da compra o combustível da moto.


  3. Para as pessoas que não querem separar o material para vender, a VSR está fazendo um cadastro. A pessoa cadastrada põe o lixo orgânico nos latões para o caminhão levar e o material sintético (baldes,bacia, papel, caneta...) põe separdo numa sacola que uma vez ou duas vezez por semana o funcionário da VSR passa para recolher a doação. Na VSR é feito a seleção. Os materiais que não servem para serem vendidos serão armazenados e encaminhados a um destino ecologicamente correto.


  4. Diariamente, um fuicionário da VSR vai ao lixão para retirar os materias sintéticos que indevidamente estão lá.

Os funcionários da prefeitura que recolhem o lixo já estão separando alguns materiais para vender, muitas pessoas estão juntando material para vender, isso é muito importante e eu agradeço muito a estas pessoas inteligentes, que se ajudando estão me ajudando e ajudando a toda cidade.


A coleta seletiva em portalegre é oficial,existe. Porém ainda não está funcionando cem por cento. Para isso acontecer é necessário que as pessoas aceite o cadastro e não misture os materias orgânicos com os sintéticos. Esta é a minha próxima batalha.


Porém não vencerei está "batalha" e muito menos a "Guerra" sozinho. Busco ajuda, sugestão e apoio...

CONSEGUI

Após horas e horas diante do computador, as custas de uma puta dor nas costas e no pescoço, finalmente conseguir configurar meu blog. Simples, mas eficaz.
Agora é só esperar que apareçam fanáticos por portalegre que queiram postar juntamente comigo, ou comentar minhas postagens.
Por enquanto vou procurar em outros blogs notícias a respeito de portalegre e reunir neste.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Bem vindos

Sejam todos bem vindos a este humilde espaço deste estreante "na arte de blogar"!

Você, que como eu, é fanático por portalegre pode também fazer parte deste espaço. Envie seu emai-l para que eu te adicione como editor.

Eu nasci em Portalegre RN, me criei em São Paulo SP e hoje vivo em trânsito. Um pouco em cada cidade. Indo e vindo prazerosamente.

Porém, neste blog só haverá espaço para falar do cotidiano de Portalegre , nossa amada cidade serrana. Com o objetivo de tornar nossa cidade cada vez melhor. Elogie e diga o porquê. Critique, porém apresente uma solução. Fale sempre de nossa cidade, de assuntos mais simples do cotidiano às assuntos mais complexos. Estes são os norteadores de nossas futuras postagem.

Vamos discutir, debater, aprender para melhorar cada vez mais nossa cidade!!

Um abraço a todos