segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Mirando Em Minha Vida

Entrei no avião, me acomodei, ouvi os avisos de sempre, as recomendações de sempre, os acenos da comissária de bordo reforçando as explicações que vinha através do microfone, apertei o cinto, e o avião decolou.

Ao me ver naquele silêncio, apenas o som hipnotizaste do avião, as preocupações inundaram minha mente. Olhei pela janela, vi mas "não enxerguei nada", as preocupações não deixavam, “tanta coisa para resolver em Portalegre, e em São Paulo não deu tempo para deixar tudo em ordem. Deixando tudo em ordem, quando volto, sempre tem diversos problemas para resolver, imagine desta vez que ficou um pouco em desordem. Vou deixar São Paulo para quando eu chegar, e vou me concentrar em Portalegre. Vamos lá! primeiro...". E assim, em pensamento, fui tentando antecipar o que fazer em portalegre. Pausa para o lanche, uma olhada na linda comissária de bordo, ninguém é de ferro, uma cochilada após o lanche e de volta as preocupações que foram interrompidas com o aviso de preparação para aterrissagem.

Desembarquei em Natal, senti o choque do Calor, em contrapartida ao ar condicionado da aeronave. Eu já havia decidido que, desta vez, não passaria na casa de meus parentes em Natal, viajaria direto para Mossoró, passaria dois ou três dias lá e depois finalmente seguiria para minha amada Portalegre. Assim eu fiz. Após três dias em Mossoró, peguei o carro de meu primo emprestado e segui para Portalegre.

Cheguei em Portalegre, e já entrei na correria, visitar parentes e amigos, leva lembrança, traz lembranças, traz notícias, leva notícias. E ao mesmo tempo divulgando e ficando a par dos problemas e progressos do projeto de reciclagem que eu implantara na cidade. E faz um contato aqui e faz um contato ali, reunião pra cá e reunião pra lá...
Nessa de fazer contatos e divulgar o projeto, fui ao Mirante Boa Vista, na tentativa de encontra Edielson, proprietário da Pousada e Mirante Boa Vista e do blog Jornal de Portalegre. Fiquei feliz por não encontrá-lo, nesta primeira tentativa. Pois não o encontrando, aproveitei para tomar uma cerveja, ninguém é de ferro. Enquanto tomava minha cerveja me deparei com a vista do mirante. Eu já havia visto muitas vezes, mas foi a primeira vez que " enxerguei".
Lá estava eu, num silêncio tão delicioso que dava pra ouvir as batidas do meu coração, parado, sentindo uma brisa deliciosa, visualizei o asfalto (que no meio daquela imensidão verde, faz um contraste lindo), aqueles lagos, aquela planície, as cidades vizinhas... e de repente eu entrei num estado de paz de espírito incrivelmente profundo. As preocupações ficaram pequenas, os problemas já não me pareciam tão difíceis de se resolver. Pensei, “que lindo! eu já vim aqui e não tinha prestado atenção como isso aqui é maravilhoso, tanta coisa bonita que passa pela nossa frente e agente não aproveita como deveria!”. Veio em minha mente, a partir desse pensamento, que não foi só o Mirante Boa Vista que vi e não enxerguei. Lembrei daquele “oceano de nuvens brancas” que se vê da janela do avião, de tantas cachoeiras e lugares lindos que já passei, de minhas conquistas amorosas, de meus acertos profissionais, da minha linda e mada família, de meus amigos, das vitórias que já tive na vida... Por fim lembrei-me que entre uma conquista e outra não vale a pena ficar reclamando e se questionando se vou conquistar mais alguma coisa e sim comemorar e ficar muito feliz pela ultima conquista que tive.
Tirei da minha mente as preocupações, aumentei a intensidade do meu sorriso e segui em frente ...

Nenhum comentário: