É maravilhosa a iniciativa do Governo do RN em relação ao lixo, beneficiando também Portalegre, que finalmente poderá encaminhar seu lixo para um "tão sonhado aterro".
Porém, volto a "gritar" que aterrar é uma medida emergencial para evitar doenças causada pelo lixo a céu aberto, no entanto, não resolve o problema. Não podemos nos acomodar. O aterro não impedirá que o consumismo desenfreado polua nosso planeta. O aterro não mudará o fato de que a falta de um programa sério de reciclagem gera um ataque sem precedentes ao recursos naturais de nosso planeta podendo levar a raça humana à extinção. O aterro não impedirá que a população continue ignorando que o problema do lixo não é um problema governamental ou político ou privado, é um problema de todos que atinge a todos e de responsabilidade de todos a sua solução.
É incrível o fato de que já faz mais de um ano que a VSR compra, veja bem, compra lixo reciclável- quando deveria receber doação desse material e de dinheiro para ampliação do projeto de reciclagem(apresentado por mim e estranhamente abafado)- e a adesão de tal prática (vender ou doar o lixo reciclável) não chegou a 5 por cento da população.
Fofocas, intrigas políticas e a busca para saber quem denunciou a irresponsabilidade de quem, toma mais tempo das mentes dos portalegrenses, da administração pública e da mídia de Portalegre do que uma iniciativa prática de combate a poluição do nosso ambiente e a degradação de nossos recursos naturais.
Dá impressão de que coleta seleitva do lixo em Portalegre é um capricho meu, é uma nescecidade particular minha, algo desnecessário, afinal só eu insisto nisso.
É isso mesmo, todo mundo fica bravo quando quer comer e os pratos estão sujos mas, poucos se preocupam e tem a coragem de lavá-los e geralmente quem lava não recebe o devido valor.
Acho que eu devo ser maluco por achar mais importante a preocupação de onde vai parar o lixo que as pessoas vão gerar no São João Alegre do que com a qualidade das Bandas. Sou?
A alegria da festa vai ficar guardada pra sempre no coração de quem participar dela. Mas o lixo vamos guardá-lo onde? Sempre haverá mais festas. Mas a matéria prima para fazer as coisas que usamos nas festas sempre a teremos? Só um louco para fazer tais perguntas! Ou não?
Um comentário:
Está na hora de aplicar a Política dos “3 Rs”
Com o objectivo de minimizar o problema dos resíduos criou-se uma estratégia que aborda esta questão de um ponto de vista hierárquico. A política dos “3 Rs” consiste na Redução, Reutilização e Reciclagem dos resíduos. Esta política corresponde a uma hierarquia, sendo Reduzir a acção mais importante, enquanto a reciclagem só deve ser aplicada quando o produto já não pode ser reutilizado.
Parabéns pelo seu trabalho no blog – excelente
Postar um comentário