quinta-feira, 24 de junho de 2010

Coleta Seletiva em Portalegre

Desde o dia 14 de Junho que, em Parceria com a Prefeitura, a VSR Recicláveis deu inicio ao novo formato da coleta seletiva do lixo na cidade. Aproveitando as iniciativas das escolas e do Projeto Cidade Limpa, Cidade Linda.
A estratégia usada antes pela VSR era apenas manter o posto de coleta funcionando para comprar os recicláveis já classificados ou receber doações dos recicláveis misturados.
Atualmente, com a Prefeitura participando também com uma ajuda financeira, há um motoqueiro com a carroça que passa diariamente nos comércios recolhendo o lixo seco (recicláveis) e as Segundas, Quartas e Sextas passa em todas as ruas da cidade para recolher o lixo seco. A idéia é que a população deposite o lixo seco separado do lixo úmido.
Em médio prazo pretende-se que o caminhão da prefeitura recolha apenas lixo úmido que será encaminhado para a fabricação de adubo.
De início, já temos bons resultados com um envolvimento maior da população.
Na primeira semana, eu mesmo fiz a rota para sentir as dificuldades e poder orientar melhor o motoqueiro, que já iniciou o trabalho.
A previsão é que no primeiro mês do novo formato, possamos encaminhar para reciclagem aproximadamente seis mil quilos. A média anterior era de aproximadamente três mil quilos. E em médio prazo pretendemos encaminhar para a reciclagem pelo menos vinte mil quilos.
Nos sítios as escolas estão fazendo campanhas para recolher os recicláveis e vender para a VSR. Os moradores que pretendem complementar sua renda também estão juntando o material para vender à VSR.
Segunda Feira passada, recebemos da Escola Manoel Joaquim de Sá, do Sitio Bom Sucesso vendeu na VSR uma carga de aproximadamente 600 kg de recicláveis, fruto de uma campanha para limpar toda região rural do Bom Sucesso. O Diretor da escola, Raimundo Viana informou que pretende fazer esta campanha mensalmente
Coletando de porta em porta, recebendo doações em seu posto ou comprando o material já classificado a VSR, em parceira com a Prefeitura, está limpando Portalegre da maneira ecologicamente correta e como nunca foi feito antes.
Viva Portalegre

2 comentários:

MUDA (Movimento Umarizalense em Defesa Ambiental) disse...

Caro colega Antonio Pereira Sobrinho,

de antemão gostaria de parabenizá-lo pelo blog e pela campanha que você juntamente com toda equipe está dándo força maior ao programa de coleta seletiva.

Bem, me chamo daniel, tenho 29a anos, sou estudante do curso de Gestão Ambiental na modalidade a distância pelo antigo CEFET e agora IFRN, sou internauta e vivo na net buscando informações e novidades e amigo do colega Chico Freire que começou a fazer o curso, mas por forças maiores teve que se ausentar do curso, principalmente quando se trata do nosso meio ambiente, não sabia que eu tinha sangue de ambientalista até minha mãe, conhecida como Maria de Dió me colocar no mundo e principalmente me obrigar a fazer o curso que hoje faço. Até então nem ela nem eu sabiamos o que era Gestão Ambiental, sou o caçula de de uma próle de 7 filhos e o único que concluiu o ensino médio, fundamental e agora concluindo uma faculdade, no entanto ela queria um filho formado, com diploma e não se importava que área fosse, fico feliz e ela também por ter sido esta área que tanto me agrada.

Bem, voltando ao assunto da coleta seletiva, minha monografia é em cima da coleta seletiva e seus beneficios sociais, econômicos e ambientais. estou feito um louco pois a defesa sera em outubro, irei visitar o programa da coleta seletiva de Lucrècia e analisar este projeto pois é parte da minha monografia. no entanto, o que sinto falta em suas postagens em relação ao programa de coleta seletiva do municipio de portalegre é o fato de você nao focar as questões econômicas e sociais, falando muito no ambiental. Também sinto falta de como é tratado a questão da disposição dos reciclados, exemplo: uma usina de triagem para a separação, prensa e enfardamento do produtos, como tambem da venda do mesmo, outra coisa que poderia ser feito, se é que já não tenha é um espaço para artesão trabalharem com os recicláveis, poderia se montar um minicurso ensinando pessoas a usarem materias como, garrafas pets, papel, papelão entre outros materiais que a imaginação dos artistas pláticos possa criar. Exemplo de uma amiga que faz borboletas, cortinas, pufs atraves das garrafas pets. Deve ser feito isso, englobar pessoas que nao tem um emprego formal neste programa, criar associações e/ou cooperativa para que o trabalho seja ais fortificado. Isso faz com que o programa se fortifique, a população tenha mais gosto pelo programa, como vocês tem parceiros como a prefeitura, busque isso, pressione a prefeitura a fazer cadastro de pessoas para trabalhar na coleta e da coleta tirar renda para as familias menos favorecida. Precisamos de atitudes como esta para que nosso planeta seja um lugar para se viver, não só hoje, mas amanha e sempre. Nunca esqueça que é através da educação ambiental que podemos mudar a consciência das pessoas em relação ao meio ambiente, portanto, trabalhem muito a educação ambiental não só nas escolas, mas sim em toda a cidade, bairro por bairro através de palestras, seminário e mini-cursos.

MUDA (Movimento Umarizalense em Defesa Ambiental) disse...

Fico a disposição de vocês para dá minha contribuição, seja como for. Também sou administrador de um humilde blog sobre meio ambiente o MUDA(Movimento Umarizalense em Defesa Ambiental), do qual ja sou seguidor do seu blog. Fico triste pela minha Umarizal não ter uma administração que se preocupe com o meio ambiente, até tentamos mas foi em vão, documento ja foi entregue em mãos da adminstração como tambem a deputada Fátima Bezzera em uma da andarolas dela pelo municipio e ambos se comprometeram em ajudar, mas até agora nada. Somos uma minoria que buscam por soluções e temos que ser articuladores e multiplicadores para que consigamos fazer algo pelo nosso meio ambiente que tanto precisa.

Tenho uma frase em que gosto muito, não lembro se ja vi em algum lugar ou se foi eu mesmo quem a fiz " O meio ambiente não se faz apenas com uma mão, mas sim através de várias mãos que se preocupam com o bem maior que é o nosso Planeta"

Tudo o que citei acima é questão de educação ambiental.



desde já agradeço a atenção e boa sorte no projeto de coleta seletiva do municipio de Portalegre.



Att: Daniel



contatos: (84) 9920-8649/9991-1619/91208198

E-mail: dannyuzl@hotmail.com

Blog: http://mauzl.blogspot.com/