segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

A CRISE ECONÔMICA GLOBAL ATINGIU EM CHEIO O COMÉRCIO DE RECICLÁVEIS

Para quem não entende do assunto e/ou menospresa, parece até piada afirmar que a crise econômica global é responsável pelo fato do valor de comecialização do reciclável ter se tornando repentinamente quase que impraticável. Mas não é piada é a mais pura verdade.
Obvio que o kg do reciclável sempre foi baixo, visto que este material tem que passar por várias empresas e processos até se transformar novamente em material novo. No entanto, nos ultimos anos, os carroceiros que vendem diariamente material em meu depósito, em São Paulo, garantiam em média 2 salários mínimos por mês. Surgiram muitas pequenas empregas(depósitos), como o meu, comprando armazenando e repassando esse material para as fábricas, gerando inúmeros empregos diretos.
Mas nos últimos mês o valor do material caiu tanto que quem garantia 800,00 reias por mês não chega nem a 150,00 trabalhando o mesmo ou mais que anteriormente. E muitos depositos tiveram que demitir os funcionários e fechar.
Muitos, preconceituasamente dizem, " 0 que lixo tem a ver com a crise econômica lá nos Estados Unidos?" Tem tudo a ver e vou dar o seguinte exemplo para explicar de forma simples (no popular!):
Eu compro ferro velho. Vendo esse ferro para uma empresa que separa os tipos de ferro e armazena em enormes quantidades. Esta empresa vende para outra que vai derreter esse ferro e fazer barras. Essa barras são vendidas para outras empresas para fabricar peças. (parafusos, latas, correntes, ferros de construção..). A maior parte das empresas que compram essas barras são de outros países. A crise começou quando grandes investidores Americanos tiveram prejuisos em seus investimento e ficaram individados com outros grandes investidores. E o medo de se fazer novos investimentos e emprestimos correu pelo mundo afora. Então as empresas de outros paises que compravam barras de ferro de empresas do Brasil pararam de comprar ou diminuiram bastante as compras. As empresas que fabricam barra de ferro ficaram com muito estoque sem ter pra quem vender. Umas fecharam e outras estão com difuldades finaceira e comprando o ferro bem barato. Como as empresas não estão conseguindo vender as barras novas em grande quantidade para fora do Brasil, vende as barras aqui no Brasil mais caras para tirar o prejuiso. E com outros materiais a história é parecida.
No fim o reciclável fica cada vez mais barato e o produto final cada vez mais caro.
Como sempre, se os grandes fazem besteiras quem paga são os pequenos.
Em portalegre estamos comprando o material apenas pela questão Hambiental. Financeiramente não está compensando nem para quem está "na porta da fábrica" imagine para quem está tão longe.
Por isso peço a população de portalegre que não deixe de separar e encaminhar o reciclável par a VSR reciclável, porque nosso objetivo é muito maior do que o resultado financeiro. Vamos reciclar pela saúde ambiental de nossa cidade. E tocer para que a crise financeira passe.

Nenhum comentário: