segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

SAIU NA PÁGINA OFICIAL DA PREFEITURA DE PORTALEGRE

30 de Novembro de 2008 ... EVENTOS ...

FESTA DA PADROEIRA 2008
De 28/11 a 08/12

Atrações:
Novena: 1ª noite – sábado 30/12 e última noite Domingo dia 07/12
08/12 (Segunda-feira)
10:00 horas – Missa Solene
16:00 horas – Procissão e Bênção do Santíssimo Sacramento. Ritos finais.

Pavilhão: funcionando todas as noites com vísporas, serestas, música ao vivo e outras atrações.

Filarmônica 08 de Dezembro: apresentações todos os dias durante a programação.

9º CONSINAI

Congresso dos Servidores Públicos da Administração Indireta do Estado, envolvendo vários órgãos dentre os quais: Emater, Detran, DER, Datanorte, Ceasa, Idema, Emparn e outros.

De acordo com os organizadores, a escolha do local para sediar o evento se deu em função da excelente estrutura do hotel Portal da Serra e pela paisagem serrana de Portalegre.

Com um público de mais de 140 pessoas, o evento encerrou-se (sábado) dia 29/12.


1º FÓRUM INTERNACIONAL D EPEDAGOGIA - FIPED

O 1º Fórum Internacional de Pedagogia ocorreu no Campus da UERN de Pau dos Ferros, nos dias 27 e 28 de novembro. Sob a Coordenação da Profª Dra. Lúcia Pessoa Sampaio (UERN – Pau dos Ferros/RN).

O Fórum contou com a presença (internacional) dos Professores:
- Prof. Dr. Elmer Rolando Llanos Villarreal (Universidade Nacional Ingenieria/Peru)
- Prof. Dr. Manuel Salvador Lima (Universidade de Açores/Portugal)
- Prof. Dr. Pedro Francisco González (Universidade de Açores/Portugal)
- Prof. Ms. Luís Miguel D. caetano (ESTN – Portugal)
- Profª. Dnda. Verônica Barbazán (Universidade de Santiago de Compostela, Consulesa da Espanha).

Além da UERN, muitas outras instituições se fizeram presentes como: FACEX, UNP, UECE, UFRN, UVA, UFPB, UFPA, USP.

Foram 1.200 inscritos, 38 GT’s (Grupos de trabalho), e 25 Oficinas.

Portalegre participou com seus acadêmicos, a Secretária de Turismo Aucely Costa participou do GT 32 (A cultura popular em sala de aula), com a apresentação do trabalho intitulado “Portalege em poesia e cordel”, que traça um intercâmbio cultural (por meio da literatura erudita e popular), entre a Portalegre do Brasil e a Portalegre de Portugal, trabalho feito em parceria com Geová Bezerra, sob a orientação da Prof. Dra. Conceição Flores (também dos Açores-Portugal).

A Prefeitura Municipal, através da pessoa do Sr. Prefeito Euclides Pereira de Souza e do seu Vice Luiz Carlos, patrocinaram o evento.

No sábado dia 29/11, em Portalegre, foi feita uma recepção aos portugueses dos Açores. De Portalegre stiveram presentes: Euclides Pereira (Pereira), Luiz Carlos (Vice-Prefeito), Prof. Sales (Sec. Mul. de Educação), Aureciano Bessa (Sec. Mul. de Ação Social), Aucely Costa (Sec. de Turismo), acadêmicos de portalegre e de outras instituições de outras localidades, o grupo infanto-juvenil Maneiro-Pau da comunidade Sobrado, foi a apresentação cultural, com direito a "bis".

O grupo (de visitantes), por ter chegado tardiamente ao município, não pode visitar todos os atrativos conforme o que estava previamente estabelecido na programação.

O Prof. Dr. Pedro Francisco González, que residiu 14 anos em Portalegre/Portugal disse: “... verdadeiramente esta terra é muito semelhante à Portalegre alentejana...”.

E por terem manifestado o desejo de voltar à nossa Portalegre, ficou o convite (a todos os presentes), para juntos celebrarmos 250 anos de Portalegre em 2011.

Participantes do FIPED hospedaram-se em Portalegre, de modo que os meios de hospedagem puderam comemorar a boa taxa de ocupação.

Para 2009, o FIPED deverá ser realizado nos Açores/Portugal.


Autor: SEMATUR

Nenhum comentário: