sábado, 20 de dezembro de 2008

DROGAS EM PORTALEGRE

Pude observar que em Portalegre o consumo de álcool é muito grande. E o consumo de drogas proibidas embora em menor escala também é uma triste realidade.
O problema das drogas é muito complexo, um simples questionamento pode nos levar a outros e as vezes o que parece ser uma solução pode ser um problema e as respostas aos questionamentos pode agradar a uns e ofender a outros. Por exemplo:
Como acabar com as drogas?
Acabando com o desemprego e o má distribuição de renda ? Ajudaria, mas não resolveria, pois sabemos que o jovens de classe média são grandes consumidores de cocaina. Eu mesmo já presenciei em bares frequentados basicamente por empresários, grupos de pessoas de auto poder aquisitivo usando cocaina. A cocaina tem grande consumo por parte da populaçõ de maior poder aquisitivo por ser uma droga cara e relativamente discreta.
Acababando com o tráfego de drogas? Questionável, pois sabemos que o crime é organizado e não segue as regras que o restante da polpulação está obrigada a seguir. O presidente não pode, por exemplo, ordenar que o exército invada um morro do Rio de Janeiro e mate todos os traficantes. Isso é contra os direitos humanos, é inconstituciuonal entre outra coisas... Mas o PCC pode a qualquer momento, por exemplo, ordenar que polícias e bandidos de outra facções sejam mortos e isso é executado com eficiência e rapidez. Já vimos acontecer recentemente em São Paulo. Sabemos também que o ser humano é altamente corruptível e que o crime organizado está infiltrado em todos os poderes de todos os países do mundo. Um prende, outro solta.
Legalizando as drogas, tornando-as acessiveis a maiores de idade? A quem acredite que isso ajudaria a diminuir a criminalidade pois as drogas proibidas seriam comercializada como o cigarro e as bebidas alcoolicas a custos acessíveis e gerando empregos. Mas vale lembrar que muitos morrem por causa dos cigarros e que o álcool além de fazer mal a saúde também traz consequências graves a sociedade, destroe familias e provaca acidentes que matam inúmeros inocentes.
Fazendo um trabalho de combate as drogas através da educação, nas escolas, concientizando nossos jovens?
Ajudaria , mas lembrem-se que a maioria das escolas do mundo mal conseguem alfabetizar. E no brasil o professor não possui a mínima autoridade perante os alunos. E perante a população o professor é só mais um. Quando o professor deveria ser tratado como uma das figuras mais importante do pais, já que ele deveria ser a base de tudo.
Fazendo campanhas publicitárias dizendo o quanto as drogas são ruins? Quando eu dava aula, fiz parte de um trabalho de prevenção as drogas e colhi vários depoimentos de pessoas viciadas em maconha, cocaina entre outra drogas. Todos disseram que a sensação é muito boa e que gostavam de usar as drogas. Alguns admitiram que apesar de gostar da sensação queriam poder parar, pois por causa das drogas perderam o emprego a família e estavam roubando para pagar as drogas, porém não estavam conseguindo parar. Então pude concluir que é muito perigoso sair simplesmente dizendo que as drogas são ruins, pois o ser humano é muito curioso e com certeza muitos, por curiosidade, vão provar e constatar que elas não são ruins e quando perceberem, se perceberem, que elas trazem consequências muito ruins será tarde de mais.
Fazer um trabalho de fortalecimento da família ?
Ajudaria, mas o problema é como fazer isso, pois o conceito de família e como conduzir uma família varia de lar para lar de cidade para cidade e de nação para nação.
Fortalecer Deus no coração das pessoas ? Ajudaria, mas o problema é decidir qual Deus fortalecer. Pois cada religião tem o seu Deus. E cada Deus tem sua exigência. E as religiões estão mais interessadas em provar qual Deus é melhor.
E se fosse feito um controle de natalidade impedindo que famílias cresçam desordenadamente ficando mais fácil de combater os problemas inclusive os das drogas? Poderia ser uma saída, mas como fazer issso? O Deus de várias religiões é contra. Quanto mais gente necessitada maior o poder de quem não necessita, os poderosos e os corruptos não deixariam isso acontecer, pois diminuiria suas riquesas e dominação. Isso, levando em conta outras coisas que não citei, sem contar que todo ser vivo recebe genéticamente de herança o desejo de se reproduzir o máximo possível para perpetuar a espécie.
Os questionamentos sobre as droagas e as tentativas de respondê-los podem ser inúmeros e variados, no entanto evidenciam que drogas não são o problema e sim consequência de vários problemas em nossa sociedade.
Acredito que a maioria dos problemas que as cidades grandes do Brasil enfrenta tem origem no fato de terem crescido desordenamente. Então a solução para Portalegre é aproveitar que ainda é pequena e providenciar que seu crescimento seja ordenado. Procurando atingir qualidade em todos os setores. Isso só ocorrerá com a concientização dos cidadãos para que sejam mais solidários, honestos e integros. Uma população honesta gera politicos honestos. Políticos honestos trazem melhorias economicas para a cidade, trazem recursos para providênciar um bom sistema de saúde, transporte, lazer, boa qualidade de vida e boa educação. Boa educação essa que seja capaz de gerar compreenção, tolerância, respeito às difernças, fortalecimento e valorização da família não importando o jeito de cada família, respeito e cooperação entre as religiões, respeito às leis e ao meio ambiente entre outras coisas boas. Enfim Portalegre precisa de um efeito em cadeia onde uma ação boa gere outra ação boa, tranformando nossa cidade num paraíso na terra. Assim acontecendo drogas não encontrarão solo fertil em nossa cidade e não prosperarão.
Tá bom eu sei, tem gente que não colabora né? Pois bem, colabore vc primeiro, peça que os outros colaborem também e reze(ore) pelos que não colaborarem.



Nenhum comentário: