sábado, 18 de abril de 2009

Portalegre aos poucos ganha conciência ambiental

Aumentou o número de pessoas que separa o material reciclável do lixo em Portalegre/RN facilitando o trabalho dos catadores que vendem esse material para a VSR. Melhor que isso, muitas pessoas estão levando o material reciclável na sede da VSR e doando.
Que a atividade de comprar e vender material reciclável é financeiramente lucrativa - no momento muito menos devido a crise financeira - não me atrevo a discordar. Mas, foi estranho quando me deparei com a resistência de muitos portalegrenses em colaborar com a coleta seletiva sob a alegação de que eu queria levar vantagem e enricar as custas do Município ou coisa do tipo.
É isso mesmo! Um absurdo! Para começar, se eu enricasse com a tal atividade não seria as custas da cidade e sim as custas de um serviço prestado, digno e que ninguém se propôs a fazer em toda a história de Portalegre. Para finalizar, o lucro do primeiro intermediário depende da compra de muitas toneladas diárias e da proximidade dos segundos intermediários ou das fábricas de reciclagem. Sendo assim, o mais lógico, caso meu objetivo fosse apenas o ganho financeiro, seria me concentrar nas minhas atividades em São Paulo. Pois, o que comprei em dez meses em Portalegre eu compro em 15 dias em São Paulo com margem de lucro muito maior.
Não sou hipócrita para dizer que não pensei em ter lucros financeiros. Eu investi e quero o retorno. Porém acredito que já ficou bem claro que lucro financeiro não é o objetivo principal e nem deveria ser. É bom que alguém pague o leite de suas crianças com o "lixo" que só servia para poluir o município. É bom que algumas pessoas recebam salários proveniente desta atividade. Mas, isso é apenas uma gratificação, um incentivo a mais. O ganho mesmo, o bom mesmo é saber que Portalegre crescerá e alcançará o progresso que outras cidades alcançaram sem contribuir para o declínio de nosso meio ambiente e um possível fim de nossa espécie.
Devido principalmente a crise financeira, ao contrário do que muita gente especulou, A VSR está dando prejuízo financeiro. Mas, longe de mim parar. Enquanto Deus me der condições de mantê-la, eu a manterei. Principalmente agora que vejo que muitos Portalegrenses tomaram consciência da importância ambiental e social desse trabalho. Eu não precisaria nem agradecer as pessoas que estão ajudando a "reciclar Portalegre" pois, isso é um dever de todo cidadão. Porém, na triste realidade em que vivemos, fazer nossa obrigação virou uma qualidade digna de agradecimentos.
Então, assim sendo, muito obrigado aos portalegrenses que estão contribuindo de alguma forma com a coleta seletiva em Portalegre.

Nenhum comentário: