quinta-feira, 15 de outubro de 2009

"TEIMOSIA"

Na postagem, do Jornal de Portalegre, reproduzida abaixo, me entristece a sugestão de que ainda devamos seguir exemplos, quando a mais de ano estamos em condições, a custos baixos e com pouco esforço, de sermos exemplo de cidade limpa.
existe uma estrutura, treinada e pronta para encaminhar o lixo reciclável à reciclagem. Já foi feita uma conscientização dos alunos e das escolas, que já mostraram mais de uma vez que estão fazendo sua parte. Boa parte da população já está conscientizada. A mídia de Portalegre já está contribuindo e dá sinal que pode contribuir mais.
E por que ainda não somos exemplo de cidade limpa?
Falta os comerciantes entenderem que quanto mais nossa cidade se destacar por bons exemplos, mais turista, mais fama, mais lucro e entenderem, também, que, se não querem contribuir só pelo fato de ter o prazer de fazer a coisa certa e melhorar a qualidade de vida de sua "própria casa", devem contribuir (com o crescimento da estrutura que já criamos) para obterem mais lucros; falta algumas pessoas deixarem de lado a inveja, questões pessoais e o medo de perder seus privilégios caso alguém se destaque e levar em consideração que ajudar no crescimento e fortalecimento do Projeto de Reciclagem de Portalegre trará vantagens para todos, quanto mais forte o nome do município mais forte os nomes daqueles que nele reside; falta à administração pública investir o mínimo de dinheiro, um terço do investido para pagar uma banda fazer um show em praça pública já ajudaria e muito; falta os vereadores buscar junto às suas lideranças partidárias uma verbazinha qualquer, aprovarem uma "leizinha",pelo menos, para facilitar o aproveitamento das iniciativas já tomadas por alguns.
Mas, tudo bem, se tais cosias continuarem a faltar, certamente sobrará "TEIMOSIA" de minha parte e um dia Portalegre será um grande exemplo de "município limpo". Mesmo que eu não leve o mérito. Tanto faz. Mas no fim verei o objetivo alcançado.
Eis a postagem
Portalegre Cidade Limpa
Portalegre bem que deveriam seguir os exemplos que vem de São Miguel
Ao invés de jogar entulhos e lixo nas ruas, os moradores da cidade de Portalegre bem que deveriam seguir os exemplos que vem de São Miguel, onde a população já sente o reflexo das mudanças e melhorias trazidas pelas novas ações da Prefeitura Municipal direcionadas para todo o município através da campanha 'São Miguel Cidade Limpa'. O centro da cidade já está atento à campanha e o projeto conta principalmente com a participação dos comerciantes, feirantes, mototaxistas, motoristas, donas de casa e pedestres. Quem caminha pelo mercado, ruas e praças no centro de São Miguel sente como o trânsito está fluindo melhor, as calçadas encontram-se mais limpas com a retirada de mercadorias dos corredores e também a limpeza e a melhor visualização das fachadas das lojas estão trazendo um ambiente melhor urbanizado.A feira livre está cada dia mais organizada e com o espaço sendo valorizado e melhor distribuído para não afetar a vida dos que moram e trabalham na vizinhança. A questão da poluição visual é outro ponto importante dentro da campanha 'São Miguel Cidade Limpa', que normaliza a fixação de faixas, cartazes e outdoors na cidade, assim como o uso indiscriminado de carros de som e equipamentos de publicidade auditiva em volume exagerado, que se configura como poluição sonora.A colaboração da população com os cuidados adequados com o lixo está sendo intensificada nos últimos tempos e tem sido muito importante junto às ações de coleta e varrição pública. As medidas da campanha 'São Miguel Cidade Limpa' contempla medidas de respeito às leis municipais, limpeza pública, preservação do patrimônio municipal, poluição visual e sonora, uso sustentável da água, educação ambiental, vigilância sanitária e respeito as leis de trânsito. O prefeito de São Miguel Galeno Torquato diz que está satisfeito com a adesão da população e que continue a cada dia. "Esta campanha municipal tem o principal objetivo de facilitar o acesso aos direitos fundamentais da cidadania. Todos juntos vamos fazer de São Miguel uma cidade cada dia melhor para se viver", conclui o prefeito. (As informações são da Gazeta do Oeste - 12.10.09)

Nenhum comentário: