sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Será que é URFIM?

Que o município de Portalegre/RN precisa arrecadar é evidente, porém podemos aproveitar que o município é pequeno e elaborar uma forma de arrecadação justa e, principalmente, elaborar uma forma de aplicar o dinheiro arrecadado de forma que beneficie toda a população. Nas cidades grandes, que já cresceram erradas, é quase impossível fazer uma arrecadação justa e controlar se o emprego do dinheiro arrecado esta sendo feito de forma honesta e eficiente. No entanto, em Portalegre/RN dá para fazer isso tranquilamente, pois a população é pequena, basta elabora seminários, reuniões com os lideres comunitários e assembléias gerais com toda a população.
Lá vou eu de novo perguntando, sabe como é perguntar não ofende. Ou ofende?
Mesmo assim lá vai:
De quem é autoria do projeto de lei complementar Nº 2 que dispõe sobre o sistema tributário de Portalegre?
O autor de um projeto tão importante como esse fez um estudo para avaliar o impacto positivo e o negativo deste projeto?
O autor elaborou seminários para discutir com a população formas de fazer uma arrecadação justa e que toda a população aprove e seja beneficiada?
O dinheiro arrecadado será destinado a quê?
O autor do projeto fez uma pesquisa para avaliar onde seria melhor empregar o dinheiro arrecadado?
Dinheiro faz dinheiro, portanto, será que esse dinheiro arrecadado vai ser investido para gerar bons empregos, mais arrecadação e crescimento econômico, ou esse dinheiro vai "descer pelo ralo" em projetos mal elaborados e sem aprovação do povo?
A arrecadação será justa: quem ganha muito paga muito, quem ganha pouco paga pouco e quem mal consegue manter o negócio paga nada?
Alguém pode perguntar: "Sobrinho, para que tanta pergunta?”
Eu, de antemão, respondo.
Se uma pergunta sobre um determinado assunto é respondida satisfatoriamente é sinal que este assunto já foi resolvido ou está sendo e está tento a atenção necessária, portanto o interlocutor poderá se dedicar a outro assunto. Caso não haja resposta ou se a resposta não for satisfatório, ai estará um assunto, ou melhor, um problema que o interlocutor deverá dedicar seu tempo para ajudar a resolver.
Um cidadão que se interessa pelo bem de seu município, deve começar fazendo muitas perguntas e avaliando bem as respostas para agir melhor.
Antes de escolher qual seria minha primeira atividade prática em Portalgre, passei dois anos fazendo perguntas. Finalmente descobri uma séria deficiência no tratamento do lixo em Portalegre e que nada era feito na questão da coleta seletiva. Partindo desta descoberta, fruto de perguntas e resposta, ou falta delas, criei um posto de Coleta de Materiais Recicláveis e venho lutando para implantar um grande projeto, com custos baixos, para transformar o problema do lixo em solução, gerando renda, economizando matéria prima e evitando doenças entre outros benefícios.
"Detalhe”: perguntar, exigir, fazer, se envolver na vida da comunidade é o melhor caminho para termos uma vida digna e alcançar progresso tanto financeiro como social e espiritual em todos os mandatos. Por outro lado, quem vende seu voto, tem que se contentar com as esmolas eleitoreiras uma vez aqui outra ali, aceitar as coisas do jeito que vier, ficar calado e engolir a dignidade durante todo o mandato.

Nenhum comentário: