terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Quem é o pai da criança?

Um novo ônibus escolar para Portalegre está em fase de "gestação". A questão é saber se  essa "criança" nasce ou morre no útero. Se nascer, tem que haver "DNA" para descobrir quem é o verdadeiro pai, tem muito pai para pouca criança.


Não estão entendo nada?

Leiam as duas postagens abaixo e entendam. A primeira postagem, reproduzida aqui na integra, é do blog Na Serra de Portalegre (Círios Vannucci). A segunda, também reproduzida na integra, é do blog Dito Bendito (Bernadete Cavalcante)


Primeira Postagem:

SEGUNDA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2012

Vereadores Adalberto Rêgo e José Augusto conseguem ônibus escolar para Portalegre

Em encontro com a governadora Rosalba Ciarline, na noite deste sábado, 14, na cidade de Pau dos Ferros, os vereadores portalegrenses Adalberto Rêgo e José Augusto, tiveram um pedido atendido prontamente pela governadora.

Vendo a complicada situação do transporte escolar no município que se arrasta por anos, os vereadores conversaram com Rosalba sobre a necessidade imediata de um ônibus que pudesse amenizar o drama dos estudantes que precisam se deslocar da zona rural para acidade, bem como, de Portalegre até cidades da região para estudar. De pronto, a governadora confirmou a destinação 1 (um) ônibus para o transporte escolar dos alunos de nossa cidade, enfatizando que sua vinda se dá pela visão e pedido dos vereadores do DEM. Ainda segundo a governadora, o ônibus deverá ser entregue assim que forem realizados os tramites burocráticos para destinação do transporte.

Para o vereador José Augusto, “A concretização da vinda desse ônibus para Portalegre, ajudará em muito no deslocamento dos alunos que hoje ariscam suas vidas em inseguros paus de arara, e, certamente, servirá também para acabar com o problema dos alunos que estudam à noite em Pau dos Ferros, que há tempos sofrem sem um transporte digno para sua locomoção”. Ressalta.

Indagado sobre a responsabilidade pela vinda do transporte para o município, o vereador Adalberto Rêgo foi claro: “O ônibus que a governadora Rosalba acaba confirmar que destinará para Portalegre foi uma reivindicação nossa, o que nos deixa muito felizes, mas não haverá de minha parte ou da parte do vereador José Augusto politicagem encima do benefício conseguido. Cabe a população reconhecer o que é política feita tentando resolver os problemas da cidade ou politicagem demagoga encima dos problemas do povo. O ônibus virá para a prefeitura e o que se espera é que a administração possa destiná-lo para as funções que o transporte está vindo, que é resolver o problema de transporte dos alunos que moram na zona rural e dos alunos que estudam nas cidades vizinhas”, completa.

Segunda Postagem

TERÇA-FEIRA, 17 DE JANEIRO DE 2012

PROMESSA

A governadora Rosalba Ciarlini acrescenta ao seu leque de promessas para Portalegre, mais uma; dessa vez um ônibus para o transporte escolar de alunos da zona rural para a zona urbana, e do município para outros municípios, particularmente para Pau dos Ferros, transportando os estudantes do ensino técnico e universitário, conforme noticiou o blogueiro Cirios Vannucci, ressaltando que essa “conquista” se assim pode-se chamar, é fruto do empenho dos vereadores do partido da Governadora, os democratas José Augusto e Adalberto Rêgo.

E pelo texto escrito no blog, o município receberá mesmo um “super-ônibus”, transporte capaz de atender duas demandas e, possivelmente, num mesmo horário: zona rural cidade, zona rural/cidade/pau-dos-ferros.

ESPERA E ESPERANÇA

Mas enquanto o “onipotente” ônibus não sobe à Serra, fica a expectativa com relação ao chamado “trâmite burocrático”, citado na notícia, como a causa responsável pelo tempo que determinará o cumprimento da promessa democrata aos democratas.

E como a burocracia não emperra nada nesse país, tampouco no nosso Estado, certamente que o veículo chegará logo, fazendo o seu percurso numa velocidade bem acima do “curso” que ainda percorre obras como a conclusão da Casa da Cultura, a rede de distribuição de água; o dinheiro do Festival Gastronômico 2011; os equipamentos do matadouro público e as 80 casas populares....Ações essas, inclusive, prometidas pela mesma Governadora, através dos mesmos Vereadores, e ainda, devidamente, devidas

Mas se essa, pelo menos essa, promessa se concretizar, certamente os Vereadores, que já assumiram a paternidade da aquisição do ônibus, desejarão ser "encimados" (coroados) pelo feito.

DECLARAÇÃO

O interessante na declaração do vereador Adalberto Rêgo, é ele dizer que o objeto da conquista, no caso ônibus (que por enquanto está só no imaginário dos Vereadores e na perspectiva de concretização de um programa de governo, esse ponto explico logo mais) não será utilizado para politicagem. ( Indagado sobre a responsabilidade pela vinda do transporte para o município, o vereador Adalberto Rêgo foi claro: “O ônibus que a governadora Rosalba acaba confirmar que destinará para Portalegre foi uma reivindicação nossa, o que nos deixa muito felizes, mas não haverá de minha parte ou da parte do vereador José Augusto politicagem encima do benefício conseguido. Cabe a população reconhecer o que é política feita tentando resolver os problemas da cidade ou politicagem demagoga encima dos problemas do povo... )

(sic http://naserradeportalegre.blogspot.com/2012/01/vereadores-adalberto-rego-e-jose.html )

E não deve ser mesmo, afinal a Governadora não estaria mais que cumprindo o seu dever de gestora e resgatando um compromisso com a grande maioria dos eleitores de Portalegre que, a pedido de todas, ou quase todas as lideranças locais, ajudaram na sua eleição.

CUIDADO

É bom que a aquisição desse transporte, pelo governo estadual, e as normas que definirão a utilização do mesmo, no município, não traga nenhum item que seja passivo de impedimento de uso para o ensino universitário, como aconteceu com o uso dos ônibus do programa Caminho da Escola.

Tão necessário quanto o veículo é a garantia de que os estudantes universitários não sofram, mais uma vez, por viajar um mês, confortavelmente, de ônibus e depois ter que voltar para o chamado “pau de arara”. Isso pode trazer novos "traumas" a quem já passou pela mesma "dor", no caso os estudantes. Também não isenta prejuízos políticos a quem assegura promessas de terceiros, trazendo para sí o mérito.

MAS...
...tenho certeza que da forma como se coloca no texto, as declarações do Vereador, não haverá politicagem "encima" dessa aquisição, porque nesse termo é impossível haver qualquer coisa, inclusive politicagem.

Diria que pode haver críticas em cima de mais uma promessa não cumprida.

NÃO CUSTA...

...informar melhor os fatos ( até porque esse deve ser o compromisso de quem escreve, sobretudo de quem é jornalista) e assegurar aos leitores do blog, por consequência aos estudantes de Portalegre, que antes da solicitição dos Vereadores democratas já existia, ou melhor já existe, um programa chamado "RN sem miséria", nascido do modelo do programa "Brasil sem miséria", que será executado pela governadora Rosalba Ciarlini, a partir de um convênio com o Governo Federal, o qual já inclui, vejam só que coincidência, dentre as obras e ações para alguns municípios do RN, exatamente a aquisição de um ônibus escolar para Portalegre. Portanto, a promessa anunciada como que: "...De pronto, a governadora confirmou a destinação 1 (um) ônibus para o transporte escolar dos alunos de nossa cidade, enfatizando que sua vinda se dá pela visão e pedido dos vereadores do DEM." (sichttp://naserradeportalegre.blogspot.com/2012/01/vereadores-adalberto-rego-e-jose.html) não é tão "político-pessoal" como está colocado. Nada mais é que uma ação já contemplada num programa de governo, e que será executada, se for, com recursos federais.

DIANTE...

...desse detalhe, e do fato, me questiono qual seria o conceito de politicagem que se tem em Portalegre ?

Afinal, trazer para sí o bônus por uma ação já devidamente prevista num programa de governo, é o quê ?

DÚVIDAS

Se há alguma dúvida com relação ao que escrevo, basta que leiam o plano de ação do "RN sem miséria para o Território da Cidadania do Alto Oeste", lançado no município de Dr. Severiano, durante o seminário Plano Brasil Sem Miséria no Territorio do Alto Oeste Potiguar, no dia 09 de dezembro passado, conforme noticiou toda a imprensa, cujas as ações a serem implantadas, pelo Governo Estadual, aonde está justamente a aquisição do ônibus, foram apresentadas pela técnica da SEPLAN, Ana Guedes.

PORTANTO...
...é recomendável mais cautela na hora de exaltar feitos, que já estão "feitos".


Nenhum comentário: