quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Plano de Governo III

Chuva, uma benção que expõe um problema histórico de Portalegre: Falta de planejamento da Secretaria Municipal de Agricultura, ou pior, "falta da Secretaria" que historicamente só existe na ficção, fora a realidade do salário pago aos secretários.

Nossas estradas rurais ha muitos e muitos anos recebem obras paliativas, manutenções "desplanejadas" e descontinuadas. Os serviços mais bem feitos foram os realizados nas ladeiras que foram calçadas, e na construção de algumas passagens molhadas. Mas bem feitos no sentido de serem mais duradores, no entanto, insuficientes. Se não me engano, tais serviços foram realizados na gestão de Neto e na de Euclides.

O resultado é um verdadeiro sufoco, no periodo chuvoso que seria o período onde o homem do campo poderia produzir mais e se sentir mais feliz na zona rural, pela abundância de água e verde, se torna período de tormento.

Reclamar da chuva "Deus me livre", mas fica difícil, quase impossível: Fazer compras na cidade, transportar animais, fazer alguma obra estrutural, acesso ao posto de saúde e a escola, acesso as opções de lazer e etc.

A saída seria reclamar e exigir compromisso dos candidatos na hora do pedido de voto, no entanto, conforme já escrevi aqui, é complicado, pois a politica local historicamente acostumou a população a ficar presa por favores pessoais e sem voz para reclamar melhorias para a maioria. O mais triste é constatar que a saída da população, em um protesto silencioso, é o êxodo rural (um grande mal), maldosamente ignorado e negado pela maioria dos políticos.

Mas como tudo muda, aos poucos estão surgindo cidadãos portalegrenses que não estão presos a favores pessoais. Eu sou um deles.

Aos livres como eu aconselho exigir aos candidatos de 2012 um "Plano de Governo". E dentro do Plano de Governo uma estratégia bem elaborada para a recuperação bem planejada, de forma duradora e mais econômica possível, das estradas Rurais de Portalegre-Rn. E nada de promessas baseadas em promessas de emendas de fulano de tal, nada de promessas dependentes de verba do Governo federal ou estadual, dependentes de jogadas politicas partidárias.

Podemos até contar com possibilidades de investimentos estadual e federal, pois ainda somos dependentes dessas verbas. Mas até quando vamos ser dependentes? Até quando vamos imitar o filho irresponsável, que por receber a mesada dos pais rigorosamente não investe em si mesmo, e quando os pais morrem fica na miséria?

Qual é o plano para que possamos recuperar nossas estradas de forma que fique em bom estado o ano todo?

E não me venham com baboseiras do tipo "eu fiz isso eu fiz aquilo", "fulano ligado a mim fez isso e fez aquilo", plano de governo não quer saber do que foi feito, quer saber do que precisa ser feito e como será feito de forma clara bem planejada e por escrito. Pois se não for cumprido, após quatro anos, podemos cobrar dando um grande não nas urnas.

Nenhum comentário: