sábado, 4 de fevereiro de 2012

Vida Rural

Passei esta semana na região do Sítio Genipapeiro, implantando um sistema de irrigação na chácara da qual eu sou responsável. Por isso o "sumiço".

Se a preocupação do agricultor portalegrense quando iniciou as chuvas era com o estado das estradas, agora a preocupação aumentou, pois as estradas já não estão muito boas e as chuvas pararam. Aqueles que já plantaram começam a ficar preocupados, grande é o risco de perder o trabalho.

Algumas fragilidades são claras na vida rural de Portalegre: falta de planejamento para que as estradas fiquem em bom estado tanto nos períodos chuvosos quanto nos períodos de seca; faltam planejamento e apoio da prefeitura para que os pequenos produtores criem seus sistemas de armazenamento de água para irrigação, acabando com a dependência de longos períodos chuvosos para poder produzir; Falta de uma Secretaria Municipal de Agricultura que realente atue...

Mas,  parece que há interesse de que o agricultor continue dependente e pobre. O desincentivo à vida rural em Portalegre é historicamente tão grande que os cidadãos acham natural renegar a vida rural, como se morar e trabalhar  na zona rural seja só para os que não conseguem fazer nada melhor.

Quando resolvi plantar e investir em um pequeno sistema de irrigação os conselhos que ouvi foram do tipo: “Você uma pessoa tão inteligente, enfiado no roçado, pra quê?" "Sai dessa,  isso não compensa!” "você é doido, podendo ganhar dinheiro em São Paulo e ao invés disso fica ai sofrendo no sol!"...

Se todo mundo morar na cidade quem vai produzir? E desde quando a vida estressante da cidade é melhor do que a vida no campo?  O local onde morar e trabalhar deveriam ser frutos de uma escolha e não de uma necessidade. O que há é um investimento maior na zona urbana em relação à zona rural, uma valorização exagerada do trabalho urbano e desvalorização do trabalho rural, que provoca o êxodo rural.

O êxodo rural lota as cidades de pessoas desempregadas e dependentes de "favores de políticos". Deixa a zona rural vazia e sem investimento, também dependente de tais favores. O êxodo é um circulo vicioso, por não se investir na zona rural há um esvaziamento, e por haver o esvaziamento, argumenta-se que não se deve investir nesses locais, pois tem que se priorizarem os locais mais habitados. Este circulo vicioso cria a dependência que impossibilita a reinvindicação de políticas sociais que combatam o êxodo e seus males.

Cabe a nós as pessoas livres lutarem e exigir para que os candidatos a prefeito se comprometam com projetos de combate ao êxodo rural e que torne o município de Portalegre e seus cidadãos independentes. 

Nenhum comentário: