segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Campanha antecipada em Portalegre para 2012 recomeça

Tem gente espantada com a exoneração dos "Secretários Municipais do DEM" em Portalegre-Rn. Mas não precisa ser um gênio para chegar à conclusão que tal espanto não tem sentido. Espantada estava mais gente, e com razão, por tal exoneração não ter acontecido antes.

Vejam, os “Secretários do DEM” estavam trabalhando na administração porque em 2008 foi formada uma chapa única. Ou seja, teoricamente não havia oposição. Todas as legendas de Portalegre se uniram para eleger Euclides Pereira prefeito. Todas as legendas acabaram de uma forma ou de outra recebendo cargos comissionados (de confiança).

No entanto, a partir do momento que os Democratas (mesmo que extra oficialmente) assumiram que teriam para 2012 candidatura própria para Prefeito e que O PMDB, o partido que detém o mandato, apoiaria a candidatura do PP e ficaria com a indicação do vice, surge novamente a oposição. Novamente aparecem lados.

Secretário é cargo de confiança. Lógico que a partir desse momento quem apoia o DEM não pode ser mais considerado como de confiança do PMDB e do PP. E se o PMDB detém o mandato é obvio que o correto é que tais secretários tenha o bom senso e entregue o cargo. Se eles apoiam o adversário é porque discorda do modo como a administração está atuando e não faz sentido fazer parte dela. Faltando tal bom senso aos secretários, tem que haver inteligência do detentor do mandato para exonerar os adversários.

Tendo isto em vista, é um absurdo ficar discutindo as exonerações dos secretários. Isso faz parte do procedimento natural da política Partidária.

Para nós eleitores e cidadãos o que importa agora é que uma administração está se encerrando e outra está por vir. Cabe agora fazermos um balanço do que foi bom o do que foi ruim na administração, das necessidades atuais do Município e cobrarmos dos candidatos as estratégias que usarão, caso eleito, para continuar com as coisas boas, concertar as ruins, atender as novas necessidades e planejar o futuro.

Nenhum comentário: