quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Ironia

"Se Antonio Sobrinho não plantar em Portalegre, este ano não teremos agricultura por aqui". Foi a resposta irônica de alguns em relação às criticas construtivas que fiz em relação à falta de planejamento para a zona rural em Portalegre.

Não, não estou cultivando a terra para dizer que sei fazer melhor ou para me tornar um grande produtor rural. Estou plantando porque gosto, para sentir a realidade do pequeno produtor de Portalegre na "pele".

Falar é fácil, o difícil é fazer. Sim, por ter sido criado na cidade é claro que tenho algumas ideias "fantasiosas" e às vezes, utópicas em relação à vida no campo, mas fazendo acabo aprendendo com aqueles que já tem a prática de fazer a mesma coisa anos e anos. Por outro lado, quem está de fora às vezes enxerga coisas que quem está dentro não consegue ver, dessa forma, eu também faço algumas coisas de forma diferente e melhor do que já vem sendo feita. Em outras palavras, o que está havendo é que estou usando minha liberdade para trocar experiência, só pelo prazer de aprender e ensinar.

Não, não disse que a responsabilidade de "abandono" da vida rural em Portalegre é culpa exclusiva da atual administração. É uma questão histórica. Há anos que a coisa vem assim. E de tanto ser assim, agora temos a impressão que é normal que assim seja.

É mais fácil para pessoas como eu questionar tal normalidade, assim como é fácil ser ironizado e até perseguido por isso, afinal para os que estão sempre aqui e já “acostumados" com sua realidade o anormal sou eu.

Mas como sou livre e vocês que me ironizam e me perseguem também são, vamos fazer assim: Vocês me ironizam e me perseguem; Eu faço tudo que eu puder (minha pequenina contribuição) para melhorar Portalegre; Os outros portalegrenses que não tem nada a ver com nossa birra ficam felizes, pois o pouco que eu conseguir fazer vai beneficiá-los; Vocês estarão felizes, já que suas ironias e perseguição me farão fracassar algumas vezes, proporcionando a vocês algumas risadas e algum prazer mórbido; Eu ficarei mais feliz ainda, pois no fim todos estarão satisfeitos, fazendo o que gostamos.

Nenhum comentário: