segunda-feira, 10 de junho de 2013

AGORA É LEI: ÔNIBUS ENVIADOS PELO GOVERNO FEDERAL PODEM TRANSPORTAR UNIVERSITÁRIOS

“A Presidente Dilma Rousseff, promulgou a emenda, que autoriza os Municípios a utilizarem o transporte escolar municipal por estudantes universitários, agora temos a Lei Federal n.º 12.816/13”.
 
TEOR DA EMENDA:
 
Art. 5 - A União, por intermédio do Ministério da Educação, apoiará os sistemas públicos de educação básica dos Estados, Distrito Federal e Municípios na aquisição de veículos para transporte de estudantes, na forma do regulamento.
 
Parágrafo único. Desde que não haja prejuízo às finalidades do apoio concedido pela União, os veículos, além do uso na área rural, poderão ser utilizados para o transporte de estudantes da zona urbana e da educação superior, conforme regulamentação a ser expedida pelos Estados, Distrito Federal e Municípios.

Fonte: Enock Douglas

Nota deste blog: 

Quando Portalegre-RN  foi surpreendido com a proibição do ônibus "Caminho da Escola" poder ser usado para transportar os universitários, muitos queriam "abafar o caso"   e defendiam usar o ônibus na clandestinidade.

Eu defendi que o ônibus deveria ser usado da forma legal e que universitários - futuros advogados, médicos, professores, lideres políticos... não poderiam se submeter à indignidade de se utilizar de um transporte ilegal e clandestino. Defendi que os universitários  deveriam lutar pelo direito a um transporte legal, seguro e confortável, e sem dever "favores políticos". Minha posição foi fortemente criticada, fui acusado de fazer politicagem, de ser ingênuo e etc. 

Pois bem,  o tempo provou mais uma vez que eu estava defendendo uma causa digna e da forma correta. Mesmo sendo incompreendido, perdendo muitas vantagens pessoais, contraindo muitas inimizades,  não abri mão de minha convicção de que vale a pena fazer a coisa da forma correta, de maneira duradoura, justa, mesmo que em curto prazo tenha que se fazer sacrifícios.

Esse negócio de se querer levar vantagem em tudo, de fazer um arrumadinho, de dar um jeitinho brasileiro e coisa do tipo,  em curto prazo, parece ser vantajoso, mas o preço a ser pago é alto, injusto e por muito  tempo, por várias gerações.

Viva Portalegre!

Nenhum comentário: