terça-feira, 6 de agosto de 2013

Primeira Sessão Ordinária do Segundo Período Legislativo da Câmara de Vereadores de Portalegre-RN



Data da realização: 02/08/20013 a partir das 16h.

Presentes na plateia: Ubiratan, Sales, Mariele, João - Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Programa AFAM (Acolhimento Familiar), criado pelo CMDCA. Presente também o vice prefeito Edson do Sindicato e eu, Antonio Sobrinho.

Vereadores Ausentes: Paulo Andreazo e Adalberto Rego

Foi dada entrada para avaliação das Comissões da Câmara os seguintes Projetos:

O10/2013  - que trata do regime próprio da previdência,
011/2013  - que trata sobre o conselho municipal rural,
012/2013  - que trata da regularização para que a Prefeitura de Portalegre possa pagar integralmente o transporte escolar para os universitários portalegrenses, entre outros, que estudam em Pau dos Ferros,
013/2013  - que trata de contratação por tempo determinado de médicos.

O presidente da Câmara pediu autorização do Plenário para que Ubiratan Holanda e os demais representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente pudessem ter direito a fala durante a sessão. O plenário autorizou.

Com a Fala, Ubiratan agradeceu aos vereadores o apoio que foi dado para o último torneio de futebol de campo que os veteranos de Portalegre-RN participaram. Na condição de Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ubiratan Holanda dividiu a fala com João, coordenador do Programa AFAM, e com Mariele,  assistente social do Programa AFAM. Os três se reservaram dando uma espécie de palestra a respeito do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e sobre o programa AFAM (acolhimento familiar). Eis um resumo do que foi explanado:

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ao contrário do que muitos pensam não pertence à Prefeitura.  É formado por membros de diversos seguimentos da sociedade.  O Conselho administra o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Portalegre (FMDCA), que pode manter parcerias com o seguimento público e com o seguimento privado.  

Qualquer um pode contribuir para o (FMDCA). Pessoa física: Se você declara imposto de renda pelo formulário completo, pode destinar até 6% do valor devido. Pessoa Jurídica: Empresas tributadas pelo lucro real podem destinar até 1% do IR. Já empresas que declara o IR presumido podem participar com doações não tributáveis. Também pode ser depositada qualquer quantia diretamente na conta do Fundo: Caixa Econômica Federal - Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Portalegre – Agência 0763 Conta 06000653-8  CNPJ: 13.145.523/0001-78.

Para entrar em contato com o Conselho e tirar demais dúvidas: cmdcaportalegre@hotmail.com
 
Em 2010 O Conselho Municipal dos direitos da criança se inscreveu para participar do programa Amigo de Valor,  do Banco Santander, e foi escolhido pelo banco para participar do programa, um grande feito, levando em conta a grande concorrência. Em 2011 o Banco depositou 90.000,00 na conta do FMDCA para que o Conselho pudesse realizar um diagnóstico da situação da criança e do adolescente no município, para levantar as demandas. Após esse diagnóstico o conselho apresentou o programa AFAM (Acolhimento Familiar). Esse programa visa atender as famílias que tem violação dos direitos da criança e do adolescente, com metodologia específica. O Santander aprovou o programa e liberou 160.000,00 para a implantação do mesmo. 

O AFAM realiza um trabalho sigiloso, para preservar as famílias e os menores de eventuais constrangimentos pela exposição de suas fragilidades. Mas a prova de que o trabalho foi bem desenvolvido e obteve sucesso foi o refinanciamento do programa,realizado pelo Banco, para 2013. O Banco pagou os custos da construção da sede do AFAM, que fica atrás do Centro de Saúde de Portalegre – o prédio não possui nenhuma placa por, justamente, não ser uma obra pública. O AFAM também foi escolhido para gravar o vídeo de divulgação do programa Amigo de Valor. Representantes do banco Santander esteve presente no município para gravar o vídeo que será exibido nacionalmente. Todos os custos de gravação (altos) foram pago pelo banco, inclusive estadia e alimentação da equipe. Os sucessivos investimentos feitos pelo banco no CMDCA, prova que o trabalho é sério e bem feito. O Santander não colocaria seu nome, sua propaganda em risco, patrocinando algo que não fosse totalmente sério e legalizado.

O programa Amigo de Valor tem tempo limitado. Para 2014 o CMDCA tem recursos para manter o programa AFAM, no entanto,  de 2015 em diante não há previsão orçamentária para manter o programa, por isso,  o conselho se fez presente à Câmara para explicar aos vereadores o funcionamento do programa e solicitar a aprovação para que o AFAM entre nas previsões orçamentária do poder Executivo Municipal de Portalegre, no plano plurianual, caso o fundo não consiga manter o programa com recursos próprios.

Com a palavra os vereadores:

Neto do Padre (presidente): “Faremos nossa parte para que esse programa seja sempre melhor”.

Ecimar Carlos: Disse que acompanhou as primeiras movimentações para implantação do programa AFAM e que  toda equipe está de parabéns. O vereador solicitou por parte das comissões urgência no trâmite no projeto de lei que trata sobre o transporte dos estudantes. Disse que apesar de receber cobranças,  os vereadores não podem criar projeto de lei que gere gastos ao Poder Executivo, por isso se sentiu pequeno para resolver o grave problema dos estudantes, e ficou triste ao saber de alunos que estão trancando a matrícula por não poder arcar com o transporte. Mas agora que o Executivo enviou um projeto sobre o assunto, os vereadores podem contribuir,  trabalhando com a máxima urgência para discutir e aprovar o projeto em benefícios dos estudantes.

Afrânio: “A lei municipal vem apenas regulamentar a lei federal, portanto não há muito que discutir e o trâmite pode correr com rapidez”.

Ecimar: Solicitou que seja feita uma consulta jurídica se há possibilidade legal de que aos finais de semana os ônibus do Programa Caminho da Escola possam ser utilizados para as finalidade dos esportes municipais.

Vera: “Toda matéria é importante, mas devemos priorizar o transporte escolar, vendo tanto estudantes trancando a matrícula. O colega Ecimar falou em cobrança, é um direito de eles cobrarem, mas não somos nós os vereadores que pudemos resolver definitivamente este problema, pois não podemos criar projetos que gerem despesas ao Executivo”.

Francisca Tertulino: Disse se sentir contente em começar o período já recebendo projetos importantes como o que trata do transporte dos estudantes. Disse ter ficado muito contente sobre o que ouviu sobre o trabalho do CMDCA e do programa AFAM. Parabenizou o grupo e disse ainda que quando um grupo é unido o trabalho tem que ser positivo e que apoiará com prazer, fará o que estiver ao seu alcance para colaborar com o AFAM.

Afrânio: Agradeceu a equipe do Afam. Registrou que participou das Conferencias Municipais de Cultura e de Assistência Social. Leu um ofício que recebeu de lideres comunitários da região do Estrondo. Esse ofício foi entregue a ele para que fosse levado até o Prefeito. O mesmo foi rubricado pelo prefeito. O ofício solicitava alguns serviços para a comunidade, como ampliação de um ramal da adutora, lombadas e recuperação de luminárias. O vereador disse que se comprometeu com a comunidade: caso por questões legais a prefeitura não puder de imediato fazer o ramal da adutora, ele comprará com recursos próprios um motor e doará para a comunidade. O vereador fez uma pequena explanação sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ressaltando que nosso município ficou afrente de municípios como Tabuleiro Grande, Riacho da Cruz e Viçosa e que estamos evoluindo em relação a nós mesmos. Registrou os pêsames às famílias que perderam seus entes durante a semana.

Neto do Padre (Presidente):  falou que um dos projetos  mais polêmicos será  o que trata do regime próprio da previdência. Disse que a decisão final será dos vereadores, mas é preciso tomar uma decisão em consonância com a sociedade, pois se no futuro houver algum sucesso será de todos e se houver fracasso não será só dos vereadores, deverão ser realizadas audiências públicas.

Nenhum comentário: