segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Segunda Sessão Ordinária do Segundo Período Legislativo da Câmara de Vereadores de Portalegre-RN



Data da realização: 09/08/2013 a partir das 16h.

Presentes na plateia: Letícia Lucena, Agácio (Pretinho Eletricista), Edson “do Sindicato” (vice prefeito) e eu (Antonio sobrinho).

Foi dada entrada com o projeto de resolução 001/2013, de autoria do vereador Afrânio Lucena, que trata da modificação do nome da Rua Sebastião Caldas (atrás da igreja matriz) para Rua Arão Fernandes da Rocha. Foi dada entrada também com o relatório anual das contas do Executivo, relativo a 2010. O relatório foi encaminhado para a Comissão de Finanças e Orçamento. 

Foi lido o parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final a respeito do projeto de lei 012/2013, que trata sobre o transporte de alunos portalegrenses que estudam em Pau dos Ferros. O parecer foi favorável à aprovação, com duas emendas modificativas na redação.

O projeto 012/2013 regulamenta o uso do ônibus, ligado ao Programa Caminho da Escola,  para transportar os alunos para fora do município e regulamenta os critérios para que estes alunos sejam transportados pela Prefeitura, gratuitamente. No entanto, não obriga a Prefeitura a fornecer o transporte gratuito: o ônibus não poderá ser usado para o transporte intermunicipal caso prejudique sua atividade principal e o Prefeito poderá não fornecer o transporte gratuito,  caso não haja possibilidades financeiras e caso  este serviço venha a prejudicar as atividades essenciais. 

Em Breve publicarei o projeto,  que foi  aprovado conforme o relato abaixo.

Foi lido o parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final a respeito do Projeto de lei 013/2013, que trata da alteração do artigo segundo da lei que trata da contratação provisória de profissionais para atender o Programa Saúde da Família. O projeto altera o artigo segundo, autorizando a nutricionista do município ter suas atribuições divididas entre as Secretaria de Saúde e de Educação.  O parecer foi favorável à aprovação.

Após a leitura dos pareceres, o presidente colocou os projetos de lei, as emendas e  o projeto de resolução para discussão e votação em plenário.

Discursão do Projeto de Resolução 01/2012

Vereadores:


Adalberto Rego: O projeto de resolução não passou pela Comissão de Justiça, Legislação e Redação Final, portanto,  não deve ser discutido e votado nesta sessão.

Afrânio Lucena: O regimento interno da Câmara não exige que esse tipo de projeto passe pelas Comissões.

Adalberto Rego: No início do período legislativo foi feito um acordo para que todos os projetos passem primeiro pelas comissões.

Ecimar Carlos: É melhor que todos os projetos passem pelas comissões, para que sejam melhor discutidos. Às vezes, projetos aparentemente simples causam complicadas polêmicas futuras, quando são aprovados sem a devida discussão.

Neto do Padre (presidente): Respeitaremos o acordo e o projeto será encaminhado para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.

Discussão das emendas apresentadas ao Projeto de Lei 012/13

Ecimar Carlos: Acompanhei o trabalho da Comissão e realmente achei as duas Emendas Modificativas relevantes, a redação dos artigos alterados pelas emendas, do modo como estava escrito,  dava  sentido diferente do  que o desejado pelo autor do projeto.

Afrânio: O vereador Ecimar Carlos, mesmo não fazendo parte da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, colaborou com nosso trabalho e presenciou nossa preocupação para que o projeto seja aprovado da melhor forma possível.

As emendas foram aprovadas por unanimidade.

Discussão do Projeto de Lei 012/2013

Adalberto Rego: Projeto Justíssimo. O transporte agora poderá ser oferecido dentro da legalidade.

Francisca Tertulino (Chiquinha): Alegro-me  por ser um projeto que beneficia os filhos de Portalegre. A desistência do estudo por falta de transporte preocupa. Os alunos devem valorizar essa conquista. Não basta o projeto ser aprovado, tem que ser aproveitado, valorizado e posto em prática.

Ecimar Carlos: Chegou o momento de o vereador fazer alguma coisa. Quando esta casa tem oportunidade de fazer sua parte ela faz. Resolvido a primeira parte do problema. O transporte esta legalizado, agora é com o Executivo (Prefeitura).

Afrânio Lucena: Cinco de julho, foi a data que o governo federal alterou a lei que regulamenta o Programa Caminho da Escola, autorizando o uso do ônibus para o transporte intermunicipal de alunos, desde que não prejudique a finalidade principal do ônibus. Imediatamente foi formada uma comissão composta por alunos e representantes da Prefeitura de Portalegre para resolver a questão de como oferecer o transporte. Após cinco reuniões, a comissão fez um acordo em que os alunos ofereceriam a ajuda voluntária de 15 reais mensais para o pagamento de um motorista extra. A ação foi mal interpretada. O dano pela denuncia do acordo foi causado. O promotor não autorizou a contratação de um motorista substituto. Não compreendo porque a Prefeitura pode contratar provisoriamente um professor substituto  e até um motorista substituto  para transportar uma ambulância, se a prefeitura não tiver em seu quadro funcionários que atenda a demanda, mas não pode contratar um motorista substituto para transportar os alunos. O fato é que agora temos que encontrar uma saída. Tenho sido cobrado  e quase que diariamente tenho repassado essa cobrança ao Prefeito. Tenho buscado formas de solucionar o problema e sugerido ao Prefeito. Mas até o momento não se encontrou uma saída. O valor simbólico de 15 reais está mais alto. Quanto ao projeto, nos esforçamos ao máximo para que os critérios ficassem justos e claros.

Neto do Padre (presidente):  A condução de um veículo da Prefeitura por motoristas fora do quadro de funcionários só pode ocorrer quando para suprir provisoriamente a necessidade de um serviço essencial, de responsabilidade direta do município. O promotor entendeu que o transporte em questão não é uma responsabilidade direta da Prefeitura, portanto,  não considerou um serviço essencial, e por isso, recomendou que não seja utilizado motoristas fora do quadro de funcionários para essa finalidade.

Adalberto Rego: A saída pode ser o pagamento de diárias aos motoristas efetivos. É legal e eles vão querer ganhar um extra, esse procedimento é utilizado para conduzir pacientes até Natal. Outra saída é chamar os motoristas que estão na lista de espera do último concurso realizado, que tem validade até 28 de agosto. 

Dorinha: Para que o motorista efetivo receba diárias provenientes de serviços prestados à Saúde, há um procedimento legal, precisa ver se é legal usar procedimentos semelhantes para o caso do transporte dos estudantes.

Neto do Padre (presidente): Voltemos à discussão a respeito do projeto, as ações cabíveis ao executivo é outra discussão (pausa, silêncio). Não tendo nada mais a discutir a respeito do projeto,  vamos votar.

O projeto foi aprovado por unanimidade.

Discursão do Projeto de lei 013/2013

Adalberto: Os profissionais tem seus Conselhos. O Conselho ao qual pertence às nutricionistas permite que a nutricionista exerça duas funções, trabalhando nas Secretarias de Saúde e de Educação?  Isto não é desvio de função?

Afrânio Lucena: Não tenho conhecimento sobre a questão do Conselho, mas não se trata de desvio de função, ela apenas dividirá a carga horária para atender as duas Secretarias, exercendo a mesmas funções de nutricionista. Será uma economia para o município, visto que a demanda  não é grande e que uma nutricionista pode dar conta.

Neto do Padre: Não sei a respeito do conselho. Sei que a nutricionista  estava contratada provisoriamente pela Prefeitura lotada na Secretaria de Saúde e atendendo também a de Educação. O assessor jurídico da Prefeitura orientou para que essa situação fosse regularizada, pois a lei que autorizou sua contratação especificou que ela só poderia atuar na Secretaria de Saúde. 

Vera Lopes: A questão é apenas legalizar a atuação, pois na prática a nutricionista já vinha atendendo as duas Secretarias.

Francisca Tertulino (Chiquinha): Uma nutricionista tem que ser boa, para atender apenas a Saúde, se for fazer o que realmente tem que fazer. Temos um grande índice de diabetes, as nossas crianças precisam de um atendimento regular. A nutricionista precisa fazer um acompanhamento do paciente, é um processo demorado, não é simplesmente passar uma receita, uma dieta,  ou um cardápio e ir embora. Vamos dividir carga horária, contratar para saúde e aproveitar na educação? Não entendi.

Ecimar Carlos: A atual nutricionista pediu demissão, devido ao baixo salário em relação à demanda, (R$1200,00). Na verdade estamos sem nenhuma nutricionista.

Neto do Padre: Trata-se apenas de legalizar a situação, modificando um artigo da lei que autorizava a contratação de profissionais provisoriamente para atender o programa PSF, até a realização de concurso público. De acordo com a lei vigente, o município só pode contratar de forma provisória, para o cargo de nutricionista,  um pessoa, lotada na secretaria de saúde. E como o município precisa dos serviços de nutricionista nas duas Secretarias,  propõe-se,  através desse projeto,  que a lei seja alterada, podendo a nutricionista ser contratada, provisoriamente,  para trabalhar dividindo a carga horária entre a Saúde e a Educação.

O projeto foi aprovado com cinco votos contra quatro. Os vereadores Adalberto, Chiquinha, Tidinha e Paulo Andreazo votaram Contra. Os vereadores: Vera, Dorinha, Ecimar e Afrânio votaram favor. Houve empate. Para esse caso, de acordo com regimento interno, havendo empate, o presidente vota,  desempatando. O presidente votou a favor da aprovação do projeto.

Com a palavra os vereadores:

Ecimar: Agradeceu a presença dos presentes na plateia.

Adalberto: Justificou sua falta na última sessão: Disse que não gosta de faltar, mas infelizmente não conseguiu chegar a tempo. Registrou referencia ao dia dos pais. Fez uma referencia emocionada ao seu falecido pai. Fez um apelo para que zelemos pelos nossos pais, pois não devemos dar valor só depois que perder.

Francisca Tertulino (Chiquinha): Cumprimentou os presentes na plateia.

Adalberto: Perguntou se  a moção a ser enviada ao Desembargador de Justiça, aprovado em plenário foi providenciada (foi informado que já foi enviada, deve chegar em breve). Disse que esteve no gabinete do Desembargador e falou sobre a moção.

Vera Lopes: Parabenizou todos os pais. Cumprimentou os presentes na plateia e disse que é um prazer ter a presença de pessoas acompanhando o trabalho dos vereadores, muitos criticam sem acompanhar.

Afrânio Lucena: Fez uma homenagem ao dia dos pais,  citando o nome dos pais de todos os presentes.

Neto do padre (presidente). Agradeceu a presença de todos, em especial os presentes na plateia,  e encerrou a sessão.

Nenhum comentário: