quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Quarta Sessão Ordinária do Segundo Período Legislativo de 2013 da Câmara de Vereadores de Portalegre-RN

Data da realização: 23/08/2013 a partir das 16h

Presentes na plateia: Alcivan Paulino, Markyliana, Mariele, Edson do Sindicato, Aline e eu (Antonio Sobrinho).

Ausente: Vereadora Chiquinha

Foi lido o conteúdo do convite para o evento FNE Itinerante, voltado para a promoção e divulgação das condições ao crédito do Banco do Nordeste para Empreendedores Individuais e Micro e Pequenas Empresas a se realizar dia 27/08/2013, às 17h, no Salão Paroquial da Igreja do Município de Portalegre/RN.

Não houve discussão nem votação de projeto.

O vereador Neto do Padre (Presidente) informou que a Prefeitura de Portalegre contratou através de licitação uma empresa que fará o roço das estradas rurais e limpeza do mato das ruas da cidade.

O Vereador Afrânio Lucena falou da necessidade das Comissões se reunirem mais de uma vez, para discutir o projeto de lei 010/2013  - que trata do regime próprio da previdência para os servidores do Município.

A Vereadora Vera Lucia e o vereador Afrânio Lucena falaram sobre a conferência Infanto Juvenil do Meio Ambiente que se realizará dia 29, na escola Filomena.

O vereador Ecimar Carlos falou  que o projeto de lei 010/2013 não é um projeto político. Não é porque veio da Prefeitura que deve ser votado a favor ou contra. Disse que não basta ler o projeto, é preciso entender, discutir e votar com consciência. O projeto modificará o futuro dos servidores, os reais interessados. Em relação à limpeza e o roço, disse que era necessário. O vereador falou que recebeu reclamação de que os comerciantes do Centro estão sujando as ruas durante os finais de semana e não estão limpando. O vereador solicitou que a Mesa leve ao Prefeito essa questão, para que o mesmo possa abrir um canal de diálogo com os comerciantes a fim de resolver o problema.

O Vereador Adalberto questionou se foi enviado cópia do projeto 010/2013 aos servidores.

O Vereador Afrânio disse que foram listadas as categorias e que a comissão convidará dois representantes de cada categoria para discutir o projeto e que na ocasião serão entregues cópias dos mesmos e que será realizada audiência publica com convite para participação de representantes dos diversos seguimentos da sociedade.

O Vereador Neto do Padre (Presidente) disse que não é obrigação da Câmara enviar cópias de projetos, mas  isso será feito,  para no futuro ninguém dizer que não sabia. Disse ainda que não é obrigação da Comissão de Legislação e Justiça encabeçar toda a discussão a respeito do projeto e, por isso, a Comissão está de parabéns pela iniciativa de discutir o projeto  amplamente e envolvendo toda a sociedade, sinalizando preocupação em fazer o melhor.

O vereador Adalberto Rego disse que é importante que a entrega das cópias do Projeto sejam protocoladas. Sugeriu que na Audiência Pública além de convidar representantes de municípios em que a previdência própria deu certo, também sejam convidados representantes de municípios que não deu certo,  para podermos ter mais dados de comparação.

A vereadora Dorinha perguntou se a reunião das comissões serão sempre nas terças as 18h30. Foi informada que sim e que em uma reunião será marcada a outra extra. As reuniões extras serão necessárias devido à complexidade do projeto 010/2013.

Vereadora Vera: Parabenizou o vereador Afrânio Pela oficialização de seu mestrado.


Após o encerramento da sessão,  os representantes do AFAN apresentaram aos vereadores o seguinte vídeo

Nenhum comentário: