segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Terceira Sessão Ordinária do Segundo Período Legislativo da Câmara de Vereadores de Portalegre-RN

Data da realização: 16/08/2013 a partir das 10h (excepcionalmente, o horário normal é a partir das 16h horas).

Presentes na plateia: Professor Elismar, Alcivan Paulino, Dr. Romero (assessor jurídico da Câmara de Vereadores de Portalegre), Dr. Gaspar (assessor jurídico da Prefeitura de Portalegre) e eu (Antonio Sobrinho).

Foi retirado e arquivado o projeto de resolução 011/2013, a pedido do autor, o vereador Afrânio Lucena. O projeto, se aprovado, modificaria o nome da Rua Sebastião Caldas (atrás da igreja matriz) para Rua Arão Fernandes da Rocha.

Foi lido o parecer favorável da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final a respeito do projeto de lei 011/2013, que trata sobre o Conselho Municipal Rural Sustentável e Solidário e dá outras providencias.

A vereadora Francisca Tertulino deu entrada com um requerimento a ser enviado ao Prefeito. A vereadora requer o calçamento e limpeza de algumas ruas, conforme a solicitação de moradores que a procuraram para reclamar da má condição de suas ruas, que estão sem calçamento, esburacadas e com acúmulo de lixo. A vereadora justificou que não é atribuição dos vereadores executar tais obras, o que os vereadores podem fazer é requerer oficialmente que os serviços sejam executados. Disse ainda que conforme a população for procurando seus direitos,  novos requerimentos poderão surgir.

O requerimento será posto em votação e se aprovado será encaminhado ao Prefeito. Seria votado na próxima sessão, mas a pedido da requerente, que não poderá participar da próxima sessão, a votação foi adiada para a sessão seguinte da próxima.

Foi colocado em discussão  o projeto 011/2013

Vereador Afrânio: Esse projeto vem tornar sem efeito duas leis anteriores de forma que a nova lei venha complementar as anteriores, se adequando às políticas públicas destinadas ao município. Esse Conselho substitui o antigo FUMAC.

Vereador Adalberto: 14/06/2013 aprovamos por unanimidade um projeto com conteúdo quase idêntico a esse. Porque dois projetos tão parecidos? Por que as alterações que estão sendo propostas agora já não vieram no projeto aprovado em 14/06. Preciso de maiores esclarecimento para votar com maior segurança.

Vereador Afrânio: As discussões foram feitas e o projeto foi devidamente estudado na Comissão. O vereador Adalberto poderia ter participado das reuniões.

Vereador Adalberto: Não fui convidado

Vereadora Vera: Existe um dia definido para as Comissões se reunirem e estudarem os projetos: Toda  terça-feira à noite. Obrigação de participar e direito a voto só para os vereadores que fazem parte da comissão que está tramitando o Projeto, mas qualquer vereador pode participar das reuniões, contribuindo nas discussões e se inteirando melhor a respeito dos projetos. Não há necessidade de convite individual já que a reunião é aberta.

Vereadora Francisca Tertulino: Quais as vantagens da aprovação deste projeto? O trabalho que foi realizado para discutir e aprovar o outro projeto semelhante, há tão pouco tempo, foi desperdiçado?

Neto do Padre Presidente: Nós tivemos 11 ou 12 açudes construídos através do desenvolvimento solidário e vários outros projetos financiados pelo Banco Mundial em parceria com o governo do estado, governo federal e com as associações. Temos 23 associações rurais,  todas legalizadas e aptas a participar dos programas e todas fazendo parte do Conselho Municipal. Os programas ligados ao desenvolvimento sustentável já vem com diretrizes pré estabelecidas, e cada governo muda o nome e acrescenta algumas modificações. Sendo assim cabe a Câmara regulamentar os Conselhos de acordo com essas diretrizes para que as associações e os conselhos não corram o risco de não poder ser beneficiados pelos programas. Assim,  a aprovação desse projeto de lei serve para deixar o município apto a participar dos programas.

O presidente pediu autorização do plenário para dar a Palavra ao Dr. Gaspar e foi atendido. Dr. Gaspar reforçou o que foi dito em favor da aprovação do projeto e disse que a aprovação deste projeto não traz prejuízo aos projetos aprovados anteriormente e que é normal no processo legislativo a constante modificação nas leis municipais para se enquadrar nas diretrizes estabelecidas pelos programas de esfera federal e estadual. Disse ainda que é positivo o questionamento dos vereadores, pois o vereador deve questionar até ter total clareza do que está aprovando ou não. E aproveitou para parabenizar a Casa pelo trabalho exemplar. Disse ter elogiado por onde tem passado o trabalho da Câmara de Portalegre, que não leva a discussão para o lado pessoal. Os projetos são discutidos, e mesmo levando em conta os interesses políticos adversos, as discussões são mantidas no nível da responsabilidade com o melhor para o município.

O projeto foi aprovado por unanimidade dos presentes

Com a palavra:

Vereador Afrânio: Registrou que fará a defesa e seu mestrado.

Dr. Romero (assessor jurídico da Câmara): Disse que está à disposição e que os vereadores podem procura-lo sempre que achar necessário para tirar dúvidas e discutir os projetos).

Dr. Gaspar (assessor jurídico da Prefeitura, ex-assessor da Câmara): Disse que gosta de trabalhar no Legislativo, mas que por questões particulares resolveu aceitar o convite para trabalhar na Prefeitura de Portalegre. Disse que está à disposição da Câmara para esclarecer qualquer dúvida a respeito dos projetos enviados pelo Executivo e que solicitou que os projetos passem primeiro pelo Setor Jurídico da Prefeitura, antes de ser enviados a Câmara, para que os projetos já venham adequados à constituição e a boa técnica legislativa, facilitando o trâmite.


Após o encerramento da Sessão,  foi dada a palavra ao professor Elismar que reforçou que há mais ruas, além das citadas pela vereadora Chiquinha,  merecendo calçamento e maior atenção. Pediu atenção com respeito ao novo concurso público, pois o município tem uma pendência com a Educação. Disse que não acompanha com frequência as Sessões, pois trabalha no horário em que normalmente são realizadas.

Nenhum comentário: