terça-feira, 17 de junho de 2014

´"Ideiota"


Infelizmente a ideia  de que não se vota em partidos, mas em pessoas, dentro de nosso contesto político, de acordo com nossas leis, não passa de uma "Ideiota": ideia de um idiota, ou de alguém que quer fazer agente de idiota.

Para encurtar a conversa: aqueles que desejavam votar na pessoa de Rosalba não vão poder. Sabe por quê? Por que o partido não lhe deu o direito de se candidatar. A vaga é do partido. O partido escolhe a  pessoa em quem você pode ou não votar.

Para ser candidato uma pessoa tem que se filiar a um partido e tem que se submeter às regras do partido.

Votaríamos na pessoa, se para preencher uma vaga houvesse um concurso público, onde qualquer um com curso superior pudesse concorrer e os nomes dos classificados fossem às urnas para a população escolher. Ai sim, votaríamos em pessoas e não em partidos.

O partido escolhe a pessoa, nós escolhemos o partido, se a pessoa não for boa, o partido perde, e troca a pessoa. O contrário também pode acontecer: o partido não ser bom e a pessoa trocar de partido. Mas a palavra final, se vai aceitar ou não uma pessoa é do partido.

Por nosso sistema político ser partidário é que vivemos nesse mar de sujeira política. Não se luta para escolher bons administradores e legisladores dos interesses públicos; e sim para conseguir bons administradores e legisladores dos interesses politiqueiros e partidários.

Quer votar em pessoas? Lute para mudar o sistema, mas não invente que o sistema mudou. É no mínimo ridículo.
 


Nenhum comentário: