segunda-feira, 16 de março de 2009

Coleta seletiva do lixo

Desde o inicio da implantação do projeto de reciclagem em Portalegre que eu, inicialmente sozinho- e depois em parceria com a secretarias de Turismo , Educação, Obras e Assitencia Social- tenho buscado o apoio da população como um todo. Pois sei que sem o envolvimento de toda a população o projeto não alcançará nunca os seus objetivos. Foram prestados vários esclarecimentos através da rádio, dos blogs, de palestras nas escolas e folhetos. É um processo lento, difícil, mas já podemos ver os primeiros "brotos das sementes plantadas crescendo robustos".
Devido a crise financeira - a qual, infelizmente, atrapalhou meus planos de ir e vir com mais frequência, que provavelmente adiará por mais tempo, do que o esperado, a minha mudança definitiva para Portalegre e criou outras dificuldades em relação a negociação do material - a total implantação da coleta seletiva do lixo em Portalegre poderá ser concluída apenas em 2010.
Mas é evidente, que a coleta já deu seus primeiros passos através de:
  • catadores: pessoas que vêem no reciclável uma forma de complementar sua renda. Estas pessoas estão recolhendo nas calçadas e nas caçambas, papelão, plásticos,vidros e metais para venderem.
  • famílias conscientes de que para evitar a destruição total do nosso meio ambiente e uma possível extinção da vida no nosso relativamente imenso Planeta, basta que cada um preserve sua pequenina área onde reside: essas famílias separam os recicláveis e encaminham para a VSR.
  • comerciantes: alguns comerciante estão armazenando os recicláveis para venderem e outros estão chamando os catadores para retirar os materiais.
    Oficinas mecânicas, soldadores, ferreiros: Eles armazenam as sobras de metais e a VSR compra.
  • Escolas: algumas escolas, inclusive as dos sítios estão armazenando os recicláveis, e quando há uma boa quantidade, o caminhão da prefeitura recolhe e encaminha para a VSR que compra. Em breve tal prática será feita em todas as escolas.
    Devido, a crise financeira, ao volume relativamente pequeno de recicláveis do Município e a distância das fábricas a VSR vem, mês a mês, acumulando prejuízo financeiro. Mas como o objetivo principal da VSR não é financeiro, ela não vai desistir.
    Eu não vou parar, nem que leve anos, nem que outras pessoas levem o crédito, nem que eu tenha que pedir esmolas, se Deus me der vida e saúde, eu verei o projeto de reciclagem de Portalegre implantado.
    Eu verei Portalegre como um dos municípios exemplo e reconhecido pelo zelo ao meio ambiente, tratamento adequado do lixo e pelo consumo controlado e auto sustentável.
    Os motivos de tal determinação: as catástrofes estão ai. Os cientistas estudaram, pesquisaram, apontaram os motivos, fizeram as previsões e apontaram algumas soluções. Os educadores e ambientalistas estão por ai divulgando as informações dos cientistas. E tem pessoas que estão vendo as catástrofes, ouvindo o que os ambientalistas e educadores estão falando e imediatamente colocando em prática - eu sou uma delas. Simplesmente porque eu acredito no óbvio, sem meio ambiente não tem futuro, não tem filhos, não tem pais, não tem netos nem avós, nem patrão nem empregado, nem rico nem pobre, nem feio nem bonito, nem político honesto nem ladrão, nem policia nem bandido, nen artista nem telespectador, não tem eu e nem você...
    Portando esqueçamos as diferenças e vamos nos unir por um bem maior, a sobrevivência de todos.

Nenhum comentário: