segunda-feira, 30 de março de 2009

29 março

O Blog Dito Bendito, publicou, ontem, um texto, bastante esclarecedor, do historiador, portalegrense, Thiago Dias, explicando sobre o equívoco de se comemorar a "Emancipação Política" de Portalegre visto que da municipalidade da Vila de Portalegre é que surgiram todos os outros municípios do Alto-Oeste.
O Site Oficial de Portalegre publicou, ontem , que no dia 29 de março a cidade comemorou 71 anos de Elevação à Categoria de Cidade ..."O Interventor Federal Raphael Fernandes Gurjão, em 29 de março de 1938, através do Decreto Nº 457, decreta que a Vila de Portalegre passa a ser referenciada como Cidade de Portalegre" ..."Então o 29 de março é a Comemoração de Cidade de Portalegre, hoje comemorando 71 anos de cidade. E o dia 08 de dezembro é verdadeiramente a fundação de fato do município de Portalegre, que este ano irá comemorar seus 248 anos."
Parabéns ao historiador Thiago Dias.
Esse é mais um exemplo de que todos nós podemos contribuir para a qualidade de nosso Município.
Nós temos pessoas muito capazes em diversas áreas. Se unirmos força, em vez de competirmos entre si, alcançaremos qualidade de vida coletiva.
Quando poucos tem muito e muitos tem "muito pouco", ninguém tem paz. Pois quem tem muito está sempre com medo de que os que tem pouco peguem sua parte. Quanto mais equilíbrio e união, mais vida plena, mais felicidade...

sexta-feira, 27 de março de 2009

Esperança


Dois acontecimentos, noticiados no blog na Serra de Portalegre, me deixaram esperançoso: A reunião a respeito dos roubos em Portalegre e o Consócio para coleta do lixo.
A respeito da reunião, sobre os problemas com roubos em nossa cidade, espero que isto tenha sido um pontapé inicial para várias providências nos vários setores da comunidade. Que essa reunião não fique restrita a acusações e empurra empurra da culpa. Pois a culpa está um pouquinho em cada um e a solução está da mesma forma distribuída. Por exemplo: Os comerciantes podem colaborar criando um fundo para ajudar na segurança da cidade. As igrejas, podem colaborar fazendo um trabalho junto as famílias dos fiéis, acompanhando e orientando para que as crianças e adolescentes tenham mais tempo em atividades com os pais. Os pais devem dar bons exemplos práticos e não só usarem sua autoridade para se impor. A prefeitura pode reforçar a segurança, criar programas de incentivo ao trabalho de aprendiz, criar e incentivar a criação de emprego em geral e desenvolver programas e debates nas escolas na busca de soluções para os problemas do roubo da violência, da dependência de álcool e outras drogas. Os vereadores devem propor e aprovar projetos que ajudem a gerar empregos, fortalecer a educação, o lazer e os esportes. O poder judiciário e a polícia deve fazer um combate forte e interrupto contra ao tráfico de drogas. Todos devem combater o alcoolismo, doença grave de nossa cidade.
Quanto ao Consórcio para "dar fim ao lixo de Portalegre", se o consórcio se concretizar um problema grande estará resolvido: A questão de se depositar lixo em, Portalegre, a céu aberto e queimá-lo.
Mas, de acordo com o que li, não ficou claro o tratamento final desse lixo. Se ele for remanejado para outro local e não tiver o tratamento adequado, não estaremos resolvendo a maior parte dos problemas em relação ao meio ambiente. Esse lixo antes de ser aterrado tem que passar por uma separação, retirando tudo o que for possível ser reciclado.
Caso, já esteja previsto pelo consórcio, no destino final do lixo sua separação. Poderei com toda alegria pular a primeira parte do Projeto de Reciclagem de Portalegre. Que trata exatamente da questão da coleta seletiva do lixo. Pois a VSR continuará comprando os recicláveis de quem quiser complementar sua renda e o consorcio se encarregara de separar o recilcável que for junto com o lixo. Vamos esperar para ver.
Caso o consórcio não faça a separação dos recicláveis nossa luta para total implantação da coleta seletiva em Portalegre continuará.

terça-feira, 24 de março de 2009

ENCONTRO ESTADUAL DE TURISMO II


Do Pólo Serrano estavam os representantes dos seguintes municípios:
- Alexandria- Antônio Martins- Campo Grande- Caraúbas- Lucrécia- Martins- Patu- Portalegre
Apodi estava representando, porém pertence ao Pólo Costa Branca.
As palestras do dia 18(quarta-feira), foram bastante esclarecedoras no tocante ao Programa de Interiorização do Turismo, Convênios e elaboração de Projetos.
No dia 19(quinta-feira), os municípios foram divididos em duas oficinas onde puderam elencar suas potencialidades e pontos fracos que podem prejudicar o desenvolvimento da atividade turística na região. Desse modo, com um novo remapeamento dos municípios que compõem os seus Pólos, a SETUR terá embasamentos para saber a realidade de cada um e, consequentemente, as necessidades para priorizar os investimentos sejam de capacitação, de infra-estrutura e outros.
O Secretário de Estado do Turismo, Fernando Fernandes, prometeu que ainda este ano o Conselho do Pólo Serrano de Turismo será implantado.
FONTE: SEMATUR

segunda-feira, 23 de março de 2009

Vamos lutar por nosso abastecimento de água, ou "morremos de sede em frente a fonte"

Saiu no diário oficial (Processo Licitatório, nº 019/2009) o anúncio da empresa vencedora da licitação para a construção de sistema de abastecimento d’água na Comunidade Bom Sucesso(Santa Tereza e Adjacência). A vencedora foi empresa Glical Empreendimentos e Construções LTDA. Valor R$ 206.882,60. Mas, até onde fiquei sabendo (ouvi uma comentário aqui, outro ali), esta verba, já aprovada, não será liberada, sob a alegação de queda de arrecadação devido a crise financeira.O Prefeito Euclides está tentando, com seus contatos, conseguir o dinheiro necessário. Corrijam-me se eu estiver errado.
No último dia 20, foi assinado, pela governadora Wilma, a ordem de serviços da adurota do Alto-Oeste. Um empreendimenCor do textoto orçado em R$ 128 milhões (recursos do PAC) em parceria com o Governo Federal. E Portalegre ficou de fora!
Vereadores protestaram contra exclusão da cidade de Portalegre no sistema de adutoras do Alto-Oeste. Foi entregue ao vice governador, Iberê Ferreira, uma proposição do vereador José Augusto na qual pede a inclusão de nossa cidade no sistema de adutoras do Alto-Oeste, segundo li no blog na Serra de Portalegre.
Diante disso, não resta dúvida de que está mais que na hora dos lideres comunitários, os professores (exemplos para os alunos) e os religiosos, informarem-se a fundo e oficialmente sobre o assunto, reunirem-se com os vereadores, com a administração pública, com o ministério público e mobilizar a população de Portalegre para um protesto em massa (reforçando o protesto dos vereadores). Pedindo melhorias e qualidade no abastecimento de água de Portalegre. E, principalmente, mostrando ao Governo Estadual que nosso município é composto por cidadãos conscientes de seus deveres e direitos e que os votos de Nosso Município, pelo menos na maioria, não é em troca de benefícios individuas e sim por melhorias públicas.
Eu não sei você, mas só receberá meu voto quem trouxer melhorias para toda a população de Portalegre.
QUEM PARA PORTALEGRE ÁGUA NEGAR , PODE ME DAR UMA CASA OU UM CARRO, PODE SER AMIGO DE QUEM FOR, O MEU VOTO NÃO VAI LEVAR !
QUEM TÁ COMIGO NESSA?

sexta-feira, 20 de março de 2009

Está na hora dos vereadores fazer a parte deles

No início desta semana, saiu, de Portalegre/RN, mais uma carga de recicláveis que serão encaminhados para reciclar. Mais uma carga de problemas que virou solução. Quando a comunidade se envolver como um todo, cargas como esta - que, atualmente, leva, em média, 15 dias para sair - poderá sair, pelo menos, duas vezes por semana. Transformando o problema do lixo em Portalegre em uma Solução. De novo eu repito: é um erro grave, pelo qual nossos herdeiros pagarão caro, enterrar, ou queimar, ou jogar em lixões materiais recicláveis.
Aliás está mais que na hora de nossos vereadores tornar esse erro em crime passível de multa e prisão. Quem será o vereador, inteligente e preocupado com o futuro, que vai apresentar um projeto de lei que obrigue a população e a administração pública a fazer a coleta seletiva em Portalegre? Pois, infelizmente, são poucos os que tem consciência e coragem para fazer o que é certo e salvar o nosso Meio Ambiente. Não resta outra opção se não criar leis que obrigue os irresponsáveis a fazer o que é certo.

Não tem cão caça-se com o gato

Em seu blog, Na serra de Portalegre, Círios publicou uma postagem destacando a questão de Portalegre estar, nos últimos dias, mais do que nunca, na mídia.
A respeito disso, amigo Círios, eu tenho a dizer publicamente o que, em outras palavras, já disse pessoalmente: os blogs que falam sobre Portalegre tem uma importância maior do que se imagina, pois eles, hoje, exercem o papel de "polenizadores" das ações do nosso município, levando-o ao conhecimento do restante do Mundo.
Eu sou do tempo da carta, demorada, que às vezes se perdia, muitas vezes difíceis de ler – dada à grafia ruim das poucas pessoas que sabiam escrever - único recurso para ter alguma notícia de nosso “esquecido município”. As notícias eram lentas, viajavam a pé ou no lombo do jumento para chegar ao correio ou ao ouvido de alguém.
Quanto mais demoradas as informações a chegar mais demoradas as atitudes a serem tomadas.
Em outros tempos, em Portalegre, as pessoas que exerciam cargos públicos e empresas (que prestavam algum serviço público), preocupavam-me muito menos em resolver os problemas de sua responsabilidade, salvo época de eleição. Atualmente, podemos observar uma "urgência". A pista de acesso a Portalegre, via Viçosa, está em risco, antes de acontecer um desastre eminente - o que em outros tempos, provavelmente aconteceria - o Vereador, José Augusto, envia ofício para o Diretor Geral do Departamento de Estradas e Rodagens do RN, que prontamente compromete-se a resolver o problema. Em seguida, aparece a notícia no jornal Gazeta do Oeste, no blog Jornal de Portalegre e veja eu aqui comentando o fato.
Antes de estalar-se um jornal oficial em Portalegre, os blogs estão servindo muito bem, no estilo “não tem cão caça-se com o gato”.
Portalegre progrediu, está indo muito bem, e é nosso dever divulgar os avanços, questionar os erros - com classe, apresentando soluções – pois “propaganda é alma do negócio”.
O resto é relaxar naquele banho maravilhoso que só a Bica de Portalegre pode oferecer ou ir ao Talhado e ... ou ao Mirante e ... ou à Cachoeira do Pinga e ... ou...

Para se atualizar

Ao lado está os links dos blogs que trazem novidades sobre Portalegre Rn, é sempre bom conferir.

quarta-feira, 18 de março de 2009

PORTALEGRE PARTICIPARÁ DE ENCONTRO ESTADUAL DE TURISMO


Nos dias 18 e 19 deste mês, a Secretária, Aucely Costa, estará participando juntamente com o Prefeito Euclides Pereira, do Encontro Estadual para Prefeitos e Secretários de Turismo em Natal. O Encontro é promovido pelo Ministério do Turismo e Secretaria de Estado do Turismo – SETUR.DIA 18/03 – QUARTA-FEIRA
O Evento será aberto pela Governadora Vilma Maria de Faria. Haverá discussão de temas como:
• Política Nacional de Turismo (Ana Clévia Guerreiro Lima – Coord. Do Programa de regionalização do Turismo do Ministério do Turismo);

• Política Estadual de Turismo (Fernando Fernandes – Sec. de Estado do Turismo);

• Caso de Sucesso – Roteiro Estrada Real (Jussara Maria Rocha – superintendente de fomento e Desenvolvimento do Turismo – SETUR/MG);

• Projeto de Inventário Turístico (Jurema Márcia Dantas – Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária da UnP);

• CADASTUR (Maria das Graças G. Pessoa – Coordenadora dos Serviços Turísticos da SETUR/RN);

• Orientação sobre Elaboração de Projetos (Solange Portela – Técnica da SETUR/RN);

• Elaboração de Convênios (Ministério do Turismo);

• Programa de Regionalização do Turismo RN ( Carmem Vera Araújo de Lucena – Coord. Técnica da SETUR e Daniela Tinoco – Gestora do Turismo do SEBRAE);
DIA 19/03 – QUINTA-FEIRA
• Oficinas para remapeamento dos Pólos Turísticos (SETUR, SEBRAE e UnP).
FONTE: ACS/PMP

CONFERÊNCIA EM BRASÍLIA

A Escola Estadual “29 de Março”, no ano de 2008, realizou a 1ª Conferência com percepções sobre o meio ambiente local apresentando os problemas e soluções através de palestras, filmes, documentários, teatro, dinâmicas, trilhas ecológicas e aulas de campo.
Este ano está sendo realizada a 3ª Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente com o tema: Mudanças Ambientais Globais.
Após uma seleção de 96 candidatos, o município de Portalegre, representado por Pedro Ignácio Moraes Pinto, cursando o 9º ano na Escola Estadual “29 de Março” terá a oportunidade de participar, em Brasília, no período de 3 a 8 de abril da Conferência Nacional.
Considerando as ações e atitudes no que diz respeito aos problemas ambientais e na formação de cidadãos ativos e participativos não podemos deixar de ressaltar a participação das secretarias de Educação, Saúde e Turismo em nosso município.
FONTE: ACS/PMP

terça-feira, 17 de março de 2009

Olha que e-mail mais lindinho que recebi!

Recebi o texto abaixo, por e-mail, da blogueira Benardete Cavalcante, o que para mim, nada mais é do que a prova de que eu tenho bastante razão de ter escrito o que escrevi.
Mas ela tem razão em algumas coisas: Não devo encher meu blog com coisas desagradáveis como seus escritos. Tenho a capacidade de lê seu escritos, interpretá-los, criticá-los, elogiá-los ou ignorá-los. Realmente não há porque eu não atender um pedido respeitoso de não colar seus textos exageradamente críticos e por que não dizer arrogantes.
A idéia de copiar textos de outros blogs para que eu tenha um "arquivo" e fique atualizado sobre o que acontece em meu município é boa, mas dá margem para que chamem meu blog de "Control C / Control V". Vou continuar com o arquivo, mas que de maneira confidencial.
Quero agradecer aos amigos Edielson, Ubiratan, e Cirios pelo trabalho que desenvolvem em seus blogs , por não se oporem ao meu "arquivo" e por me servirem de inspiração para a criação deste.
Eis o texto:
Estou lhe enviando o que já publiquei a respeito da sua resposta.

PONTUANDO...
Tomei a liberdade de pontuar algumas colocações de Antonio Sobrinho, respeitando como tem que ser e em toda sua plenitude, o conteúdo da sua escrita. Fiz apenas alguns destaques em cores diferentes, em partes do texto, porque longe do que ele me pede, é impossível não escrever sobre os seus argumentos.
Em resposta ao meu protesto sobre a supressão de um texto meu, o autor diz que não o publicou por que já o havia publicado, quando da sua primeira postagem, alegação que me parece tão verdadeira quanto a história do "carro da meia-noite" que eu ouvia os adultos contarem, na minha infância em Portalegre. Nós dois sabemos muito bem o por quê do "delete" daquela parte.
Portanto, vou repetir para dirimir qualquer dúvida que, por ventura, ele possa ter com relação a esse assunto, já que me parece que ele não entendeu claramente o que eu quis dizer: O meu repúdio se deu exatamente por ser um texto de continuidade e ao suprimir parte RELEVANTE do SEU CONTEÚDO, com a sua "censura" (não tenho outro conceito para definir a atitude, nem mesmo se chamar "política da boa vizinhança"), QUEBROU a integralidade do assunto.
Em sua carta diz ainda : " Eu copio qualquer noticia, postagem, ou comentário que eu tenho acesso a respeito de Portalegre. Não copio o seu blog ou o blog de ninguém apenas as postagem sobre Portalegre que eu acho relevante."(sic).
Ora meu caro, não me faça rir !!!!!!!!
Seu blog nada mais é do que um "Control C / Control V ".
"... copio apenas as postagem sobre Portalegre que eu acho relevante."(sic).
Por favor, diante de tal afirmativa, me responda como se eu tivesse cinco anos: -Aonde é que os meus conceitos e sentimentos como relação as minhas amigas e família se inserem como algo que diga respeito a Portalegre enquanto município ? Pergunto isso porque a nota em que escrevi sobre minhas amigas e família foi publicada no seu espaço.
- Em que esse assunto é relevante para você e seu blog ?
Se a sua opinião com relação a mim é de que sou crítica com pessoas e com o município, escrevo longos textos e ainda por cima gosto de exaltar o defeito dos outros e as minhas qualidades, for comparada com a sua afirmativa de que: "... não pretendo parar de copiar "postagens" a respeito de Portalegre." eu diria que ela é, demasiadamente, contraditória.
E tem mais, para não perder a mania de escrever longos textos, você afirma que Eu critico com vontade pessoas.
Pois, gostaria que você me apontasse uma, somente uma pessoa que eu tenha criticado, enquanto pessoa.
Cite um nome por favor.
Crítico sim, ações e funções públicas, questõs jornalísticas. Os comentários aqui tecidos, ou melhor as críticas dirigidas a pessoas, como você coloca, são feitas para pessoas públicas e todas com relação ao cargo e/ou função para a qual elas se propõem ou se propuseram a exercer.
Consegue fazer a diferença? Depois, quem se define com o senso ALTO crítico é você. Portanto, aproveite e faça uma AUTO-crítica sobre o que coloca a meu respeito, de preferência ouvindo um CONCERTO e, sem desespero, CONSERTE a sua colocação com relação a esse ponto. Por fim, não critico o nosso município, critico sim os nossos representantes pela pouco ou nenhum compromisso e zelo com o bem público, seja o Executivo e/ ou Legslativo, critico ainda àqueles que estão usufruindo e ganhando, através do que foi construído com DINHEIRO PÚBLICO, e não conservam, cuidam ou garantem condição de acesso para toda população.
Se você não sabe o que isso significa, posso lhe garantir que nada mais é do que o exercício do Controle Social, uma tarefa que deve ser praticada por mim, por você e por todos. Esse é papel que devemos exercer no dia a dia, no entanto por conivência pessoal ou puro desconhecimento do papel que temos enquanto cidadão e cidadão, estamos inertes, assitindo o o Ministério Público desenvolver ações cidadãs, as quais " a priori" nos compete. Mas, isso é um processo que, certamente, um dia conquistaremos na sua plenitude.
Com relação ao que escreve e diz: "Ah, e não perca seu tem escrevendo textos longos sobre erros nos meus projetos, minhas postagens e meus pensamentos.. ",
Ora meu caro, faça-me o favor!!!!!
Seus projetos, suas postagens e seus pensamentos ? Tudo que escrevi direcionado a você, nada tinha ou tem relação com os seus projetos ou pensamentos, tampouco com AS SUAS POSTAGENS.
TINHA E TEM relação com AS MINHAS POSTAGENS, COM O MEU PENSAMENTO, que você COPIA E COLA.
Realmente, não tenho tempo para perder, não acesso seu blog, exceto quando alguém me telefona ou me envia por e-mail para que eu veja como o meu blog está copiado no seu blog. E tudo que me leva a acessá-lo é reler as MINHAS notas lá, para corroborar, ou não, a originalidade.
Portanto, fique tranquilo, o tempo que me pede para não perder com você, jamais perdi. Todo o tempo que "gastei" esclarecendo sobre a sua falta de respeito, foi em defesa do meu trabalho, do meu direito autorial.
Gostaria de pedir, já que você não conhece a Legislação, respeitosamente que a partir desse texto, você suprima toda e qualquer postagem escrita por mim, do seu blog. Espero ter, com isso, a certeza e a garantia de que o ditobendito está fora do seu CONTROL C/ CONTROL V.
No entanto, sinta-se à vontade para ler e criticar qualquer uma das minhas notas, porém jamais utilizá-las para preencher o seu blog. Confio na sua capacidade de produção e no entendimento de que blog é um diário e, portanto um espaço pessoal que podemos colocar acessivel a todos, a alguns ou a ninguém.
Sendo assim, sei que não terá dificuldades com o pedido e ainda poderá preencher o seu blog por você mesmo, além, é claro, com os demais que vc já copia, os quais trazem, inclusive, mais informações sobre Portalegre do que o meu.
Espero ter sido clara.

A seguir a postagem da qual Bernadete refere-se, alterada pelo conserto da palavra concerto e da palavra auto-crítica, que escrevi alto crítica - concerto com "c" refere-se à música e alto crítica só se eu fizer a crítica no avião, kkkkkkkkk).Em tempo. Devido pressa, falta de conhecimento e até por ignorância, às vezes eu cometo erros ortográficos e gramaticais. Por este ser um espaço público, é importante que tais erros sejam corrigidos, para não dar mau exemplo e até mesmo para que eu possa melhorar minha escrita. Fico grato se alguém perceber algum destes erros e usar o campo de comentário para corrigir. Mas pode fazer isso deixando de lado o tom irônico costumeiro de Bernadete! hehe
Eis a postagem:

Cara Benardete Cavalcante, Criei este blog, devido a necessidade de me atualisar a respeito do município de Portalegre. Como já postei no início no blog, eu copio qualquer noticia, postagem, ou comentário que eu tenho acesso a respeito de Portalegre. Não copio o seu blog ou o blog de ninguém apenas as postagem sobre Portalegre que eu acho relevante. Se uma postagem sai repetida eu costumo não copiar. No caso da postagem que você reclama que eu não copiei, você já publicou mais de uma vez e eu já tenho arquivada. Como uso o blog como arquivo, tal postagem não me serve mais para ser copiada. Sempre que eu copio uma postagem de um blog deixo ao lado o link para que as pessoas possam acessar o blog original e possa acompanhar na integra o blog, se quiser. Portanto não usei de censura. E não pretendo parar de copiar "postagens" a respeito de Portalegre. A não ser que tal prática seja ilegal. Eu tenho quase certeza que não é, mas se for eu paro.
Além de me servir de arquivo, este blog serve para que eu escreva meus pensamentos, meus projetos, normalmente no link para refletir, e faça minhas considerações sobre as postagens que copio.
E falando em considerações. Bernardete, por favor, você precisa se acalmar, você é muito nervosa. Você critica com vontade, com força, as pessoas e o nosso Município. E quando alguém escreve duas ou três linhas se defendendo e/ou criticando ou quando alguém comete um equívoco, você escreve um texto "daquele tamanho" destrinchando os defeitos deste alguém e ressaltando suas infinitas qualidades.
Mas cada um é o que, não mesmo?
Se conselho fosse bom era de graça...
Ah, e não perca seu tempo escrevendo textos longos sobre erros nos meus projetos, minhas postagens e meus pensamentos porque já de antemão estou admitindo que não sou santo, não sou perfeito, cometo erros, cometo equívocos. Mas tenho um tremendo senso auto-crítico, quando percebo que errei eu mesmo me desespero para concertar, e quando não dar para concertar aceito pagar as consequências e peço perdão. Basta apontar, no campo comentários de meu blog, diretamente qual foi meu erro que, se achar que você tem razão, eu tomarei providências na ora para consertar ou pagar por ele.

Fui claro também?

Em defesa de Aucely

Relendo as postagens de meu arquivo, relembrando tudo que vi e ouvi em Portalegre - em minhas viagens- lembrando-me dos avanços que Portalegre teve depois do projeto turístico e lembrando-me da antiga Portalegre na qual passei grande parte de minha infância, cheguei a várias conclusões. E no momento, quero compartilhar uma em particular.
Tem gente que se aproveita de pequenas falhas das outras para tentar roubar seus créditos por grandes feitos. Tem gente que tenta desqualificar o trabalho dos outros para tentar deixar os seus poucos feitos em evidência.
Eu costumo avaliar bem a situação, pesquisar bem o caráter e o trabalho de uma pessoa antes de sair em sua defesa ou criticá-la, pois é preciso muita cautela para falar sobre os outros. Costumamos julgar os outros levando em conta apenas nosso ponto de vista, geralmente egoísta e interesseiro prejudicando pessoas boas ou de forma romântica e alienada favorecendo pessoas más. É preciso tempo, pesquisa e convivência para que possamos ser o mais justo possível.
No entanto, hoje venho sair em defesa da Secretária de Turismo Meio Ambiente e eventos Aucely- sem ter completado todo o processo descrito no parágrafo acima- porque, para mim, ficou evidente de que algumas pessoas por pura inveja e/ou vontade de assumir o cargo que ela a tanto tempo exerce, faz campanha direta ou indiretamente, declarada ou dissimulada contra seu trabalho, minimizando seus feitos, questionando seus projetos, roubando créditos e etc. E eu não gosto de perseguição e injustiça.
De fato ela não é perfeita e ninguém é. Mas posso dizer que ela uma das pessoas mais abertas a parcerias e trabalho em equipe de Portalegre. Aquilo que ela não consegue fazer sozinha, se você sugerir uma forma de fazer e ajudá-la ela faz com você. E tem pessoas incompetentes, que fez ou faz muito menos em seus cargos e não vejo ninguém falar, escrever ou insinuar nada contra elas. Talvez por que não há o que invejar ou que roubar delas.
Siga firme Aucely. Responda com mais trabalho. Quando muito vento bate numa árvore e não consgue derrubá-la, ela acaba fincando raíses mais fundo, fortalecendo-se e resistindo a qualquer furacão.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Coleta seletiva do lixo

Desde o inicio da implantação do projeto de reciclagem em Portalegre que eu, inicialmente sozinho- e depois em parceria com a secretarias de Turismo , Educação, Obras e Assitencia Social- tenho buscado o apoio da população como um todo. Pois sei que sem o envolvimento de toda a população o projeto não alcançará nunca os seus objetivos. Foram prestados vários esclarecimentos através da rádio, dos blogs, de palestras nas escolas e folhetos. É um processo lento, difícil, mas já podemos ver os primeiros "brotos das sementes plantadas crescendo robustos".
Devido a crise financeira - a qual, infelizmente, atrapalhou meus planos de ir e vir com mais frequência, que provavelmente adiará por mais tempo, do que o esperado, a minha mudança definitiva para Portalegre e criou outras dificuldades em relação a negociação do material - a total implantação da coleta seletiva do lixo em Portalegre poderá ser concluída apenas em 2010.
Mas é evidente, que a coleta já deu seus primeiros passos através de:
  • catadores: pessoas que vêem no reciclável uma forma de complementar sua renda. Estas pessoas estão recolhendo nas calçadas e nas caçambas, papelão, plásticos,vidros e metais para venderem.
  • famílias conscientes de que para evitar a destruição total do nosso meio ambiente e uma possível extinção da vida no nosso relativamente imenso Planeta, basta que cada um preserve sua pequenina área onde reside: essas famílias separam os recicláveis e encaminham para a VSR.
  • comerciantes: alguns comerciante estão armazenando os recicláveis para venderem e outros estão chamando os catadores para retirar os materiais.
    Oficinas mecânicas, soldadores, ferreiros: Eles armazenam as sobras de metais e a VSR compra.
  • Escolas: algumas escolas, inclusive as dos sítios estão armazenando os recicláveis, e quando há uma boa quantidade, o caminhão da prefeitura recolhe e encaminha para a VSR que compra. Em breve tal prática será feita em todas as escolas.
    Devido, a crise financeira, ao volume relativamente pequeno de recicláveis do Município e a distância das fábricas a VSR vem, mês a mês, acumulando prejuízo financeiro. Mas como o objetivo principal da VSR não é financeiro, ela não vai desistir.
    Eu não vou parar, nem que leve anos, nem que outras pessoas levem o crédito, nem que eu tenha que pedir esmolas, se Deus me der vida e saúde, eu verei o projeto de reciclagem de Portalegre implantado.
    Eu verei Portalegre como um dos municípios exemplo e reconhecido pelo zelo ao meio ambiente, tratamento adequado do lixo e pelo consumo controlado e auto sustentável.
    Os motivos de tal determinação: as catástrofes estão ai. Os cientistas estudaram, pesquisaram, apontaram os motivos, fizeram as previsões e apontaram algumas soluções. Os educadores e ambientalistas estão por ai divulgando as informações dos cientistas. E tem pessoas que estão vendo as catástrofes, ouvindo o que os ambientalistas e educadores estão falando e imediatamente colocando em prática - eu sou uma delas. Simplesmente porque eu acredito no óbvio, sem meio ambiente não tem futuro, não tem filhos, não tem pais, não tem netos nem avós, nem patrão nem empregado, nem rico nem pobre, nem feio nem bonito, nem político honesto nem ladrão, nem policia nem bandido, nen artista nem telespectador, não tem eu e nem você...
    Portando esqueçamos as diferenças e vamos nos unir por um bem maior, a sobrevivência de todos.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Aterro Sanitário

Antes de vir para São Paulo, me reuni com os secretários Aucely e Luizinho e o Prefeito Euclides. A Secretária Ivanice infelizmente não pode comparecer, mas a Secretária Aucely ficou de deixá-la a par das resoluções. A pauta desta reunião foi justamente a questão do aterro sanitário e o projeto de reciclagem de Portalegre.
A respeito do Aterro, pontos que ficaram claros :
  • em 100 dias não dá para fazer os estudos necessários para achar um local adequado para o aterro e nem realizar a compra dos equipamentos necessários entre outras providências
  • é bem provável que no Município de Portalegre não seja possível encontrar um local adequado para o aterro, exigindo uma difícil negociação com os municípios vizinhos para que cedam o local
  • o Prefeito já está a procura de um local adequado
  • uma saída tem que ser encontrada, o aterro vai ser construído. Mas no prazo exigido fica difícil.

Diante das dificuldades para implantação do aterro sanitário em 100 dias, fiz uma proposta ao Prefeito, a qual está sendo analisada, que, resumidamente, consiste em:

  • Implantar totalmente a coleta seletiva do lixo.
  • Separar os materiais orgânicos dos inorgânicos.
  • Encaminhar os inorgânicos para produção de adubo.
  • Encaminhar os inorgânicos para serem separados na VSR, separando os que dá para ser reciclados.
  • Encaminhar os que não dá para ser reciclados para um local onde serão prensados. Quando tiver uma carrada deste material encaminhar para o aterro. Após as separações, tirando o orgânico e o reciclável do lixo, o que vai sobrar para ser aterrado devidamente prensado será relativamente pouco. E até que se complete uma carrada destes fardos, que serão de fácil locomoção e fácil de pulverizar para que não atraia insetos e outras pestes, A prefeitura já terá resolvido as questões necessárias relativas ao aterro.
  • Os custos para tais procedimentos são relativamente baixos. Pois a Prefeitura utilizará basicamente recursos já existentes e aproveitará as iniciativas e conquistas da VSR em relação a coleta seletiva no Município.

Concordo que é um absurdo o aterro sanitário ainda não existir em Portalegre, visto que é uma cidade turística, preocupada com o Meio Ambiente e Serrana (se Portalegre se poluir colocará os municípios vizinhos abaixo em risco também) entre outros fatores. Alguns querem aproveitar este momento para tirar proveito político ou para dizer "bem que eu avisei", para atirar pedras e fazer burburinho. Se a questão fosse outra, eu ficaria calado, mas o que está em questão é a saúde ambiental de nossa cidade. Sem meio ambiente não há ganho de tipo algum para ninguém. Agora é hora de todos se unirem, esquecer as criticas e dar sugestão e ajuda para que o aterro sanitário saia de forma correta e sem atropelar procedimentos que favorecerá toda a comunidade e principalmente a natureza. Não podemos aterrar matéria prima. Já imaginou quantas árvores podemos salvar reciclando os papéis de Portalegre, por exemplo?

quarta-feira, 11 de março de 2009

Resposta a Bernardete Cavalcante

Cara Benardete Cavalcante,
Criei este blog, devido a necessidade de me atualisar a respeito do município de Portalegre. Como já postei no início no blog, eu copio qualquer noticia, postagem, ou comentário que eu tenho acesso a respeito de Portalegre. Não copio o seu blog ou o blog de ninguém apenas as postagem sobre Portalegre que eu acho relevante. Se uma postagem sai repetida eu costumo não copiar. No caso da postagem que você reclama que eu não copiei, você já publicou mais de uma vez e eu já tenho arquivada. Como uso o blog como arquivo, tal postagem não me serve mais para ser copiada. Sempre que eu copio uma postagem de um blog deixo ao lado o link para que as pessoas possam acessar o blog original e possa acompanhar na integra o blog, se quiser. Portanto não usei de censura. E não pretendo parar de copiar "postagens" a respeito de Portalegre. A não ser que tal prática seja ilegal. Eu tenho quase certeza que não é, mas se for eu paro.
Além de me servir de arquivo, este blog serve para que eu escreva meus pensamentos, meus projetos, normalmente no link para refletir, e faça minhas considerações sobre as postagens que copio.
E falando em considerações. Bernardete, por favor, você precisa se acalmar, você é muito nervosa. Você critica com vontade, com força, as pessoas e o nosso Município. E quando alguém escreve duas ou três linhas se defendendo e/ou criticando ou quando alguém comete um equívoco, você escreve um texto "daquele tamanho" destrinchando os defeitos deste alguém e ressaltando suas infinitas qualidades.
Mas cada um é o que, não mesmo?
Se conselho fosse bom era de graça...
Ah, e não perca seu tempo escrevendo textos longos sobre erros nos meus projetos, minhas postagens e meus pensamentos porque já de antemão estou admitindo que não sou santo, não sou perfeito, cometo erros, cometo equívocos. Mas tenho um tremendo senso auto-crítico, quando percebo que errei eu mesmo me desespero para concertar, e quando não dar para concertar aceito pagar as consequências e peço perdão. Basta apontar, no campo comentários de meu blog, diretamente qual foi meu erro que, se achar que você tem razão, eu tomarei providências na ora para consertar ou pagar por ele.

segunda-feira, 9 de março de 2009

saiu no Site da Prefeitura

09 de Março de 2009 ABERTURA DO CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Deu-se início hoje, ao curso de Educação Ambiental, ministrado pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

Em nome do Prefeito, Euclides Pereira de Souza, o Sec. de Trab. Hab. e Assist. Social, Luiz Carlos, fez a abertura do curso, disse que haverá mais 07 (sete) cursos a serem ministrados pelo SENAR, mais outros pela Casa das Famílias.

A Secretária de Turismo e Meio Ambiente, Aucely Costa, também esteve na abertura. O curso de Educação Ambiental foi um pleito feito pela Secretária à SEMTHAS, que por sua vez manteve o contato com o SENAR.

Estão participando do curso: professores, estudantes, agricultores, funcionários da saúde e sindicato rural.

O Objetivo é capacitar os participantes para atuarem como multiplicadores no processo de Educação Ambiental. O curso segue até a próxima sexta-feira..


REALIZAÇÃO:
- SEMTHAS
- SEMATUR
- SEC. EDUC. E DESPORTO

APOIO: PREFEITURA MUL. DE PORTALEGRE

Autor: ACS/PMP

domingo, 8 de março de 2009

Coleta Seletiva

Já está com o Prefeito para análise, resultado de reuniões com as secretarias de Educação..., Obras..., Turismo..., Assistência Social... e VSR, uma proposta para total implantação da coleta seletiva do lixo em Portalegre de maneira a facilitar a implantação do aterro sanitário e a envolver a comunidade como um todo.
É bom dizer que com certeza se minha proposta não for aceita e se não houver maior engajamento por parte dos governantes no projeto de reciclagem eu não vou tomar uma postura nociva, de ataque, de ficar procurando defeito e falhas nos outros. Vou continuar fazendo meu trabalho voluntário, até alcançar os objetivos, mesmo que dessa forma demore mais. Porque a melhor critica que se pode fazer à aqueles que fazem pouco com muitos recursos é fazer muito com poucos recursos. Não concordo com pessoas que acha que apontar defeito e falar mal dos outros vai resolver algum problema, pode até ajudar a alertar, mas de nada adianta se tal alerta não vier seguido de alguma boa ação ou solução.

cabe relembrar minha opinião sobre a questão do aterro sanitário, já postada neste blog.


ATERRO SANITÁRIO
A implantação de um aterro sanitário, sem que antes seja feita uma triagem do material reciclável, não é uma saída viável. Pois, fora os problemas para o solo dos quais não tenho formação suficiente para me aprofundar, estaríamos enterrando matéria prima o que já é uma tremenda falta de respeito com o Planeta. A reciclagem não ajuda apenas a se livrar do lixo, ela ajuda a evitar que aja mais desmatamento e mais exploração do recursos naturais do nosso Planeta. A implantação de um aterro sanitário sem que antes seja feito um trabalho de concientização ambiental, coleta seletiva do lixo e uma excelente triagem do material reciclável é tapar o sol com a peneira. A reciclagem não é um trabalho de responsabilidade só dos governantes, temos que engajar a comunidade toda. Todos tem que dar sua contribuição. Não é brincadeira, o que está em jogo é a saúde do Planeta. Quem duvida, basta ligar a televisão e ver as inúmeras catástrofes naturais que são noticiadas diariamente, herança da irresponsabilidade e da falta de engajamento dos indivíduos do passado.Outra questão é que, implantar um aterro sanitário sem fazer a triagem para retirar os materiais recicláveis, é o mesmo que enterrar renda. Mesmo agora, que o preço do reciclável baixou muito, devido a crise, que diminuiu o consumo e a importação, o pouco dinheiro que as pessoas necessitadas e desempregadas ganham vendendo esse material ajuda e muito. Com menos esforço do que cuidar de uma vaca, se uma pessoa resolver catar diariamente , apenas os papelões e os plásticos que ficam sujando o centro de Portalegre, mesmo agora com o papelão bem baratinho, ela garantirá no mínimo um litro de leite diariamente. Quem quer enterrar um litro de leite todo dia?Em Mossoró a administração pública está desativando o lixão para implantar um aterro. E uma das soluções para acalmar os catadores de recicláveis,que estão revoltados, é oferecer sextas básicas (feiras), segundo na internet. Se isso for verdade, é um absurdo. Enterram o alimento que as pessoas estavam ganhando dignamente com trabalho e forçam elas a mendigarem e quem sabe até trocar por voto(se bem que agora eu peguei pesado, porque isto não acontece aqui no Brasil, acontece?).Pois bem Portalegre, vamos lutar pelo nosso tão sonhado aterro sanitário, mas antes vamos lutar para que não enterrem comida, dignidade, recursos naturais, entre outras preciosidades. E não precisamos de muito esforço para isso não. Se cada um separar o material orgânico do material sintético e colocar pra fora já separado já vai estar resolvendo o problema. Os catadores levarão este material para VSR, bem pertinho do centro. A administração pública vendo o interesse e o engajamento da população terminará de tomar as providências necessárias para que sejamos uma cidade exemplo no tratamento do lixo.Falei besteira? me corrija. Tem mais a ser dito, diga. E vamos agir!

sábado, 7 de março de 2009

Saiu no site da Prefeitura

06 de Março de 2009
SECRETARIA DE TURISMO PROMOVE CURSOS

Depois de ir em várias instituições em Natal (Sebrae, Senac, Setur), a Sec. de Turismo e Meio Ambiente, Aucely Costa, conseguiu alguns cursos para o município.

Neste mês de março (09 a 13), estará sendo ministrado o curso de Educação Ambiental, pelo SENAR, público alvo é, principlamente, professores e agricultores.
Parceria com a SEMTHAS (Sec. de Trab. e Assist. Social).

A partir de abril serão realizados cursos na área de turismo e hotelaria, uma forma de capacitar mão-de-obra local para a crescente demanda turística.


ENCONTRO ESTADUAL DE TURISMO

Nos dias 18 e 19 deste mês, a Secretária, Aucely Costa, estará participando juntamente com o Prefeito Euclides Pereira, do Encontro Estadual para Prefeitos e Secretários de Turismo em Natal.

O Encontro é promovido pelo Ministério do Turismo e Secretaria de Estado do Turismo – SETUR.


PROJETOS 2009

Desde o ano de 2008 que a Sec. de Turismo vem buscando Projetos de infra-estrutura Turística, com a visita feita pelo Prefeito e o Vice a Brasília (2008), foram empenhados alguns recursos para o turismo local, tais projetos foram pensados e alocados ano passado e serão implantados em 2009.

São os seguintes:

1. Acesso (calçamento em paralelepípedo) e reestruturação do Mirante Boa Vista.
Recursos: R$ 121.000,00 (Ministério do Turismo mais contrapartida da Prefeitura).

2. Construção de um Pórtico na entrada da cidade, Av. Dr. Antônio Martins (sentido Viçosa). Terá o nome do fundador de Portalegre o Juiz “Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo Branco.
Recursos: R$ 132.750,00 já alocados (via Ministério do Turismo mais a contrapartida da Prefeitura).

3. Melhorias de canteiros públicos e construção de uma praça.
Recursos: R$ 141.000,00 (via Ministério do Turismo mais a contrapartida da Prefeitura).

4. Festival Gastronômico (agosto/09).

Em fase de conclusão, praça na Rua Damião Monteiro de Souza
Recursos: R$ 101.000,00 (via Ministério do Turismo mais a contrapartida da Prefeitura).


5. Efeméride dos 250 anos em 2011.

O Ministério do Turismo exige que todos os Projetos Turísticos sejam acompanhados de um Parecer Técnico feito por um Bacharel em Turismo. A Prefeitura de Portalegre mantém em seu quadro esse profissional, que no caso é a própria Secretária, Aucely Costa.


PARCERIAS

A Secretaria de Turismo e Meio Ambiente sempre trabalhou em parceria com as demais Secretarias.

A parceria com a Sec. de Educação tem sido fundamental, uma vez que através das Escolas tem-se desenvolvido projetos ambientais no sentido de sensibilizar a comunidade para a questão. È fruto disso as arborizações das ruas que foram calçadas, a produção e doação de mudas à comunidade, inúmeras campanhas e mutirões ambientais.

Para este ano, como já consta no planejamento escolar, a parceria da SEMATUR com a Sec de Educação no intuito de continuar com as atividades já iniciadas.

Com a criação, este ano, da Sec. de Obras e Urbanismo, tem-se também, efetivado parceria, haja vista que a cooperação entre todos é bastante salutar no sentido de promover o bem estar local.

Autor: ACS - PMP

quinta-feira, 5 de março de 2009

saiu no Site Oficial de Portalegre

04 de Março de 2009
CARNAVAL DOS IDOSOS
A SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZOU NESTA TERÇA-FEIRA, 3 DE MARÇO, O CARNAVAL DOS IDOSOS. O EVENTO FOI MESMO À CARÁTER: MÁSCARAS, CONFETE, SERPENTINA E MUITA MARCHA, SAMBA, ISTO É, O AUTÊNTICO CARNAVAL DE SALÃO.
Autor: MARCELO ALEXANDRE - ACS

quarta-feira, 4 de março de 2009

saiu no site oficial da Prefeitura

03 de Março de 2009 8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER
A SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL (SEMTHAS) CONVIDA TODA COMUNIDADE PORTALEGRENSE A SE FAZER PRESENTE NO DIA 8 DE MARÇO PARA A COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

OBJETIVOS:

VALORIZAR O PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE LOCAL;
CHAMAR A ATENÇÃO DA COMUNIDADE LOCAL PARA AS QUESTÕES DE GÊNERO;
FORTALECER O GRUPO DE “MULHERES EM DESENVOLVIMENTO” DA SEMTHAS.

PARTICIPE CONOSCO DA CAMINHADA A PARTIR DAS 16H EM FRENTE A SEMTHAS, NUM PERCURSO ATÉ A ACEP ONDE TERÁ UMA SAUDAÇÃO AO PÚBLICO PARTIPANTE E EVENTO COM VÁRIAS ATIVIDADES.

8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER
PARTICIPE!

AGRADECE: À ADMINISTRAÇÃO
Autor: MARCELO ALEXANDRE - ACS

terça-feira, 3 de março de 2009

Alguém sabe?

A respeito da maternidade já ouvi um boato aqui, uma reclamação por ali, um pedido, muito blá blá blá. Mas, afinal, quem realmente fundou a Maternidade? Com recursos de quem? Quem por direito é o responsável pela maternidade e os problemas dela, uma associação, a Prefeitura, um Particular, uma mistura disso tudo? A quem as administração da maternidade tem que prestar contas? Quantos fazem parte da administração e qual a atribuição de cada um? Como e porque a maternidade chegou ao "fundo do posso", provado por documentos e não por boatos?
Sem essas respostas, qualquer acusação, qualquer cobrança, qualquer reclamação e qualquer pedido de ajuda, na minha humilde opinião, só aumenta o burburinho, o empurra empurra político eleitoral e a população, a verdadeira vitima pelo mau funcionamento ou a verdadeira beneficiária pelo bom funcionamento da maternidade, fica no fogo crusado, perdida no meio do blablá, conversas de esquinas e blá, blá... Precisamos ser norteados por respostas oficiais comprovadas por documentos. Cadê, alguém sabe?
Falar em alguém sabe, tai um bom trabalho para quem é responsável pelo site oficial da Prefeitura: já que o site é oficial, uma pesquisa oficial e séria, publicada no site oficial, sobre a Maternidade talvez ajudasse a clarear esse assunto. Fica ai minha sugestão. Se não for boa, pesso ser substituída por outra melhor.
E falar em site oficial da Prefeitura, concordo com Círios. O site oficial tem um enorme potencial de informação e formação da população que já vem sendo desperdiçado a tempos. Mas ouvi dizer que isso vai mudar, apesar que eu ficaria mais feliz se eu lesse oficialmente tal notícia no site.

segunda-feira, 2 de março de 2009

De volta a São Paulo

Acabei de chegar de meu amado município de Portalegre. Já estou com saudades... hoje senti muita falta do viciante banho na Bica... e de mais um montão de coisas..

E falando em Bica, VIVA TETELO! Tenho acompanhado o trabalho desse ser humano maravilhoso e grande zelador do Terminal Turístico da Bica. Ele não tá nem ai se recebe pouco. Ele cuida, limpa, protege, ajuda... por amor. Todos os dias da semana, todas as semanas do mês, estrapolando qualquer carga horária ele faz um trabalho maravilhoso de zelo pela bica. Se todos os portalegrenses resolvesse se dedicar ao zelo pelo município como ele, o cep do Céu seria o mesmo do de Portalegre.

CHURRASCARIA DO GRINGO, PRÓXIMA A ACEP
Lugar agradável, limpo, bom atendimento, música ao vivo aos sábados, e o melhor: O PREÇO É JUSTO! DÁ PARA OS MORADORES IR COM FREQUENCIA E NÃO FALIR. COMER BEM E BEBER SEM SEM SER EXPLORADO, NO MESMO AMBIENTE QUE OS TURISTAS . SE OS ADMINISTRADORES DA CHURRASCARIA CONTINUAR PRATICANDO BONS PREÇOS COM QUALIDADE NO ATENDIMENTO VÃO CONSQUISTAR OS PORTALEGRENSES E OS TURISTAS!

Saiu na página oficial da Prefeitura

27 de Fevereiro de 2009
7º CAMPEONATO PORTALEGRENSE DE FUTSAL
Neste sábado, 27 de fevereiro, será realizada a Abertura Oficial do 7º Campeonato Portalegrense de Futsal, às 13hs no Ginásio Aluísio Alves. Os jogos serão realizados aos sábados. Confira a tabela abaixo:TABELA 1ª FASE

1ª RODADA - SÁBADO
HORA 28/02/2009 GRUPOS (A) (B)
13:00 BOM SUCESSO I X PÊGA (A)
13:40 COHAB X ARROJADO (A)
14:30 BOM SUCESSO X LDR (B)
15:10 BELO MONTE X CAMARÕES (B)
15:50 KIPÃO X UNIÃO DOS AMIGOS (B)
16:30 GRÊMIO X CHÃ DE VILA (A)

2ª RODADA SÁBADO
HORA 07/03/2009
13:00 LDR X BELO MONTE
13:40 UNIÃO X BOM SUCESSO
14:30 CAMARÕES X KIPÃO
15:10 PÊGA X COHAB
15:50 GRÊMIO X BOM SUCESSO I
16:30 ARROJADO X CHÃ DE VILA

3ª RODADA - SÁBADO
HORA 14/03/2009
13:00 BOM SUCESSO X KIPÃO
13:40 CAMARÕES X LDR
14:30 UNIÃO X BELO MONTE
15:10 BOM SUCESSO I X CHÃ DE VILA
15:50 ARROJADO X PÊGA
16:30 GRÊMIO X COHAB

4ª RODADA - SÁBADO
HORA 21/03/2009
13:00 ARROJADO X GRÊMIO
13:40 BOM SUCESSO I X COHAB
14:30 PÊGA X CHÃ DE VILA
15:10 CAMAROES X UNIÃO DE TODOS
15:50 BOM SUCESSO X BELO MONTE
16:30 LDR X KIPÃO

5ª RODADA - SÁBADO
HORA 28/03/2009
13:00 LDR X UNIÃO DOS AMIGOS
13:40 BOM SUCESSO X CAMARÕES
14:30 BELO MONTE X KIPÃO
15:10 PÊGA X GRÊMIO
15:50 BOM SUCESSO I X ARROJADO
16:30 COHAB X CHÃ DE VILA

Atencisamente,
SEC. MUN. DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTOS

Edição: ACS

Autor: Autor: Ubiratam Holanda