quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Precisamos educar nossos cidadãos para que votem conscientes e para o bem comum

No blog Jornal de Portalegre, li a seguinte postagem:
"ELEIÇÃO CMDCA 2010-2012
Foi realizada neste domingo (24.01) a Eleição dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Portalegre. Compareceram ao local de votação (Escola Estadual Margarida de Freitas), no horário compreendido entre 08h00min as 17h00min, 1.547 eleitores.A eleição aconteceu de maneira clara e transparente.Dos 10 concorrentes aptos à eleição, foram escolhidos 05, os quais irão atuar no referido conselho. Ficando por ordem de votação:
1 – Kelly Cristina Rocha de Freitas – 977 votos
2 - Ana Cristina de Freitas – 850 votos
3 - Auzaneide Leandro Bessa – 761 votos
4 - Maria de Fátima Marques Sousa – 757 votos
5 - Antonia Zenilda Pereira Moura –698
6 - Nilbemara Vieira Simplicio
7 - Jânio David da Silva Barbosa
8 - Josinaldo Pereira de Paula
9 - Ralcineles da Silva Freitas
10 - José Wagnerflan de Freitas Paiva
Tivemos 103 Votos Nulos e 16 Votos Brancos.
Ao novos Conselheiros, desejamos um bom trabalho!http://www.prefeituradeportalegre.blogspot.com/"
Legal, parabéns aos vencedores e etc.
Mas o que me chamou a atenção mesmo foram os 16 votos Brancos.
Pense comigo, a votação para o CMDCA é opcional, vota quem quer, então para que o cidadão sai de casa para votar em branco? Se ele não queria opinar era só ficar em casa. Ou esses votantes não tinham nada para fazer e queria motivação para um passeio ou não sabiam que tal eleição é opcional - o que é muito mais provável.
Isso chama nossa atenção para que os professores, as associações, o tribunal eleitoral, as igrejas e os meios de comunicação, entre outros, trabalhem sempre para orientar e esclarecer à população sobre a importância do voto, como usar o voto como uma arma para conseguir o bem comum, ou seja, como votar e para que votar.
Em quem votar cada um deve usar seu discernimento. Mais importante é saber para que votar, como votar e como tirar o melhor proveito para o bem comum.

Nenhum comentário: