segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Transformando problema em solução

Esta semana, fiquei contente em saber que semana passada foram vendidos mais de mil kg de materiais recicláveis a VSR, que seria lixo causador de tantos problemas para o nosso amado município de Portalegre. Dentre esses materiais, mais de oitocentos kg foram de vidro, material que não tem um bom valor comercial, mas que é um dos que mais prejudica o meio ambiente. Isso mostra que aumentou o número de cidadãos conscientes e preocupados com o impacto do lixo no meio ambiente em Portalegre/RN.
Os funcionários da Prefeitura que recolhem o lixo estão selecionando na medida do possível, em cima do caminhão, sem atrapalhar suas atividades, os materiais recicláveis, e quando passam em frente a VSR deixam o material para ser pesado. Além de aumentar seus ganhos fazem um grande favor ao nosso município. Alguns comércios e escolas já estão selecionando o lixo e encaminhando para a VSR. Há um funcionário do posto de gasolina Centro Norte que está encaminhando uma grande quantidade de vidro a VSR, mostrando que não está preocupado apenas com ganhos financeiros, visto que o vidro é um dos materiais mais barato.
O posto de coleta VSR, apesar de pequeno, com poucos recursos financeiros, com uma equipe formada apenas por três pessoas, tem condições de receber e encaminhar para reciclagem, atualmente, uma demanda de até vinte mil kg de recicláveis por mês ( apesar de estar recebendo em média pouco mais de quatro mil kg por mês). Com pequenos ajustes, pode triplicar sua capacidade podendo atender tranquilamente a demanda de todo o município. Ou seja, a VSR vem desmentindo, na prática, a afirmação de que implantar a coleta seletiva em Portalegre é caro e muito difícil. Estamos provando que planejamento, persistência, conhecimento de causa, equipe bem treinada e constante conscientização e envolvimento da população são à base para a implantação da coleta seletiva. Está faltando recurso financeiro, não muito, para que está base seja ampliada de maneira que em pouco tempo a coleta seletiva seja total em nosso município. Mesmo sem recurso finaceiro, vamos conseguir implantar a coleta seletiva total, porém vai demorar mais.
Aos poucos vamos fazendo nossa parte. Quando todo portalegrense fizer sua pequena parte, transformaremos um grande problema em solução, com pequeno esforço em conjunto.

Nenhum comentário: