domingo, 13 de novembro de 2011

Feira da Produção Rural Familiar e Espaço do Produtor Rural

A APRUP e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Portalegre-RN, estão articulando uma série de encontros dos Produtores Rurais Familiares de Portalegre-RN com um técnico da COORDESAP (Cooperativa ligada ao Território e ao MDA).

O objetivo principal destes encontros é organizar os produtores familiares para que eles produzam para seu consumo e que em conjunto também possa comercializa por preços justos os seus produtos. O combate à individualização e à dependência exclusiva dos atravessadores são um dos pontos fortes para que o produtor familiar possa ter uma melhor qualidade de vida e maior valorização de seu trabalho.

Nestes encontros será preparado o “terreno” (com oficinas, intercâmbio, apresentações e etc.) para que seja montada a Feira do Pequeno Produtor de Portalegre(semanal ou quinzenal) provavelmente no Mercado Público.

Os encontros para os primeiros contatos estão sendo feitos de comunidade em comunidade.

 
Hoje foi realizado o encontro da região da Baixa Grande, fotos abaixo

Dia 15 de dezembro, Quinta –Feira, às 9h da manhã, na APRUP, acontecerá um encontrão com todos os interessados em participar deste trabalho, para entre outros encaminhamentos fechar as datas e os participantes das oficinas.

Aproveitando a oportunidade dos encontros, a APRUP está reorganizando o ESPAÇO DO PRODUTOR RURAL.

O Espaço do Produtor Rural é uma iniciativa de Neto “da EMATER”, que atualmente não vem sendo aproveitado em todo seu potencial pelos produtores familiares.

 
“Este ano, eu fiz um trabalho na tentativa de avançar com o Espaço do Produtor Rural, com a criação da “Banca da Consignação”. Esse trabalho motivou mais ainda a APRUP a avançar com o espaço do Produtor Rural. No momento,  os trabalhos da “Banca da Consignação” estão parados, aguardando a movimentação da APRUP, para juntar esforços.

A APRUP estará à frente do Espaço do Produtor Rural. Em breve: Um cadastro será feito com clientes em potencial para os produtos oferecidos por nossos produtores; Os produtores serão cadastrados; Será elaborada uma logística para o Espaço; Será  divulgado o endereço, os dias e o horário de funcionamento do Espaço.

O fortalecimento da produção familiar e a melhoria de qualidade de vida do trabalhador rural é essencial para o combate ao êxodo rural, para o combate ao colapso da zona urbana e pra que haja um crescimento global sustentável (trocando o crescimento quantitativo, pelo qualitativo).












Nenhum comentário: