quinta-feira, 29 de março de 2012

O inferno que nós construimos e mantemos para nós mesmos

A ganância e a inveja são partes da engrenagem que mantém a roda do nosso inferno em movimento.


Quem tem muito dinheiro (bens, riqueza) sempre quer mais. Os recursos do planeta são limitados. Portanto, para que poucos cada vez tenham mais, muitos cada vez tem que ter menos.

O resultado é uma guerra sem fim...

Quem tem muito não vive em paz. Vive com medo e apreensão, fechado em mundo com outros da “mesma espécie” (gananciosa, invejosa e não merecedora de confiança), cercado de outra espécie de “inimigo”, pessoas que tem pouco, tentando recuperar o que “perdeu” - ou através do confronto direto, fazendo oposição, ou através da dissimulação, servindo de capacho esperando uma oportunidade para dar o bote.

E quem se contenta apenas com o necessário, não é ganancioso, não é invejoso, mas não abre mão do que tem e sabe se defender? Esse é atacado por todos os lados.

O que tem pouco o vê como uma vitima em potencial por estarem fisicamente mais próximos, e o inveja por achar que por estarem numa condição financeira próxima o “contente” não pode “se dar ao luxo” de comportar-se com austeridade e independência. O que tem muito ataca o “contente” por vê-lo como adversários em potencial, e o inveja por este viver tão perto da plenitude com relativamente pouca riqueza material.

Sim. Claro, a paz tão sonhada e tão teorizada, na prática, aqui neste planeta é quase impossível. Porque nós somos os demônios de nós mesmos. Porque nós transformamos nosso paraíso num inferno.

Nenhum comentário: