segunda-feira, 5 de março de 2012

O Projeto de Reciclagem de Portalegre

 Muitos tem perguntado: O projeto de Reciclagem de Portalegre parou?

Não.

O projeto tem três grandes objetivos: 1- Implantar e manter em pleno funcionamento a coleta seletiva do lixo; 2- Criar ou atrair pequenas fábricas que reciclem alguns materiais aqui mesmo no município; 3 - Conscientizar os comerciantes a comercializar apenas produtos os quais suas embalagens estejam sendo aproveitadas pela coleta seletiva local.

Coleta seletiva do lixo é o processo onde os comerciantes e os demais moradores do município separam os recicláveis do lixo comum e os encaminham para reciclagem através de coletores (catadores) particulares ou a serviço da Prefeitura.

É importante que haja uma coleta realizada pela Prefeitura, pois a coleta seletiva realizada por coletores particulares é limitada aos materiais que tem vantagem financeira para o coletor, ou seja, que pague seu trabalho. Em Portalegre, por exemplo, o papelão é relativamente volumoso, é extremamente necessário que seja enviado para reciclagem, no entanto sua comercialização é inviável financeiramente para o coletor particular, se fazendo necessário que a prefeitura assuma os custos de sua coleta.

A implantação da coleta seletiva em 2008 foi uma iniciativa particular da VSR Recicláveis. A prefeitura criou e manteve uma coleta pública por um ano e meio, no período de junho de 2010 a dezembro de 2011.

A prefeitura realizou processo licitatório para escolher a empresa que faria a coleta seletiva. A VSR que já mantinha um trabalho particular, que já possuía seu posto de coleta, concorreu e ganhou a licitação. Portanto a partir dai a VSR mantinha dois tipos de coleta: A de formar particular (conforme já vinha desempenhando) e a coleta de responsabilidade da Prefeitura.

Após o fim do contrato, a prefeitura ainda não abriu processo de licitação ou de dispensa de licitação para que alguma empresa possa realizar a coleta seletiva do lixo.

Sendo assim, a coleta voltou a ser feita apenas por coletores particulares. Após o trabalho de conscientização realizado pela VSR, surgiram outros coletores interessados nos materiais que dão maior retorno financeiro.

A VSR continua com seu Posto de Coleta na Rua Antonio Pedro de Oliveira, 03,Centro. No entanto, atualmente a VSR só esta trabalhando com plásticos (garrafas pet branca e verde, garrafas de desinfetantes, detergentes e água sanitária, canos e forro de PVC, embalagens mole transparente), ferro, alumínio, cobre, litros de pitu e 51.

Nenhum comentário: