sexta-feira, 30 de março de 2012

Brasil lançará satélite para levar banda larga a todos os municípios

Nova Delhi - O Brasil prepara o lançamento de um satélite geoestacionário de comunicação para proporcionar banda larga a todos os municípios do país, anunciou nesta quarta-feira em Nova Délhi o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp. O país busca na Índia uma cooperação técnica para o satélite, cuja construção e lançamento, sob responsabilidade da Telebras e da Embraer, tem um custo avaliado de 750 milhões de reais (412 milhões de dólares). Apenas o lançamento custará 80 milhões de dólares. O satélite de comunicação dará opção a todos os municípios brasileiros a acessar a banda larga para os serviços de internet e telefonia móvel 3G.

Brasil, Índia e África do Sul - três integrantes do grupo dos emergentes Brics, ao lado de China e Rússia - também discutirão nos próximos dias o lançamento de outro satélite para a observação do clima no Atlântico Sul, o que permitirá fazer as medições necessárias para "entender as anomalias com o campo magnético terrestre que deixam passar as radiações ultravioletas". Com a China, país com o qual mantém uma intensa cooperação desde os anos 80 - com o lançamento conjunto de três satélites -, o Brasil prevê o lançamento de um satélite este ano e outro em 2014, informou o ministro, que considera "estratégica" a cooperação Sul-Sul.

Durante a visita bilateral à Índia na sexta-feira, Raupp assinará com as autoridades indianas um acordo para o programa "Ciências Sem Fronteiras", que permitirá o treinamento no exterior de estudantes e especialistas brasileiros nas áreas das ciências naturais e engenharia. Raupp integra a delegação da presidente Dilma Rousseff na reunião de cúpula desta quarta-feira dos Brics na capital indiana. O programa já enviou 100.000 brasileiros ao exterior, em particular aos Estados Unidos (20.000), Alemanha (10.000) e França (8.000). No caso da Índia, o Brasil espera estimular o intercâmbio nas áreas de tecnologia, saúde, em particular o combate a Aids, malária e turberculose, assim como a farmacêutica, a nanotecnologia e as ciências de forma geral.

Fonte: www.correiobraziliense.com.br

Adutoras Rurais de Portalegre correm risco de pararem

A chuva de ontem foi fraca, aproximadamente oito mm, não resolve a ameaça de falta d´água na Zona Rural de Portalegre.


A maioria dos açudes que abastecem as adutoras estão praticamente secos. Os açudes da Cova e do Riacho da Areia são os únicos que resistirão mais algum tempo, o restante, caso continue sem chuva, segundo alguns moradores, não resiste mais que um mês e meio.

As previsões de chuva são muito vagas. O que tem preocupado os agricultores.

Pelo menos a chuva de ontem deu a esperança de escapar a safra do feijão. Já a safra de milho está condenada ao fracasso.



quinta-feira, 29 de março de 2012

O inferno que nós construimos e mantemos para nós mesmos

A ganância e a inveja são partes da engrenagem que mantém a roda do nosso inferno em movimento.


Quem tem muito dinheiro (bens, riqueza) sempre quer mais. Os recursos do planeta são limitados. Portanto, para que poucos cada vez tenham mais, muitos cada vez tem que ter menos.

O resultado é uma guerra sem fim...

Quem tem muito não vive em paz. Vive com medo e apreensão, fechado em mundo com outros da “mesma espécie” (gananciosa, invejosa e não merecedora de confiança), cercado de outra espécie de “inimigo”, pessoas que tem pouco, tentando recuperar o que “perdeu” - ou através do confronto direto, fazendo oposição, ou através da dissimulação, servindo de capacho esperando uma oportunidade para dar o bote.

E quem se contenta apenas com o necessário, não é ganancioso, não é invejoso, mas não abre mão do que tem e sabe se defender? Esse é atacado por todos os lados.

O que tem pouco o vê como uma vitima em potencial por estarem fisicamente mais próximos, e o inveja por achar que por estarem numa condição financeira próxima o “contente” não pode “se dar ao luxo” de comportar-se com austeridade e independência. O que tem muito ataca o “contente” por vê-lo como adversários em potencial, e o inveja por este viver tão perto da plenitude com relativamente pouca riqueza material.

Sim. Claro, a paz tão sonhada e tão teorizada, na prática, aqui neste planeta é quase impossível. Porque nós somos os demônios de nós mesmos. Porque nós transformamos nosso paraíso num inferno.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Falando em piadas que circulam pelas ruas de Portalegre...

Tem aquela do Peba e do Guaxinim e tem essa...
Dizem que um fanático por um partido local disse a um simpatizante de outro partido adversário: “Sabe quem é o Bom?”. O gaito responde: “ Quem é o bom eu não sei, eu sei o  que é bom...”  o outro já meio nervoso indaga:  “E o que é bom?”. A resposta: “Ser filho único, de pai mau, bilionário e falecido”!

segunda-feira, 26 de março de 2012

Portalegre, a festa hoje é em Francisco Dantas

Francisco Dantas festeja hoje com Garota Safada, Pegada de Luxo e Arreio de Prata. 

Levando em consideração as atrações é provável que um grande número de Portalegrenses desçam a serra esta noite para festejar no município vizinho.

leia mais

sexta-feira, 23 de março de 2012

Licença

Peço licença aos meus leitores para responder um anônimo de forma “anônima”, ou seja, só o anônimo vai entender, assim como só ele tem certeza de sua identidade.

Não publico comentários anônimos, mas tem uns, que mesmo tendo o conteúdo equivocado, dá vontade de publicar só pela forma hilária como é escrita... “Toinho menino danadinho” (tai já me chamaram de tudo, mas essa! Risos).

E o caminhão, não duvide não! Gargalhadas.

Com relação a meu comportamento a cosias não são bem assim como você pensa não!

Câmara dos Vereadores de Portalegre

Na sessão de ontem presentes todos os vereadores. Na plateia, Eu, Alcivan Paulino e Rafael Pereira.

Foram aprovados os projetos de lei que nomeia duas ruas, de autoria do vereador José. Rua Vereador Francisco Dias Sobrinho, localizada no loteamento Maria Fialho. Rua José Fonseca da Rocha, loteamento do Sr. Luiz Simplício.

O vereador Neto "do padre" em alusão ao Dia da Água, comemorado ontem, iniciou uma discussão sobre a falta de chuvas, as providências que já devem ser tomadas e as previsões de inverno que estão muito vagas.

O vereador Neto da "EMATER" avisou que o governo do Estado, através da EMATER já está disponibilizando gratuitamente sementes de milho aos agricultores Portalegrenses. Disse também que quem quiser adquirir mudas de cajueiros, acerola, e graviola, pode se dirigir a sede da APRUP. As mudas estão sendo fornecida ao preço de um real cada.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Plano de Governo para 2012

Uma novidade nas eleições deste ano: o candidato que for disputar a prefeitura, em qualquer município do Brasil, vai ter que registrar também um plano básico de governo. O registro será simultaneamente a da sua candidatura.

O advogado Wlademir Capistrano explica que além dos documentos obrigatórios, como certidões negativas, declarações de bens e de renda, eles tem que apresentar as propostas que vai defender durante a campanha política, e vai ser um documento formal que ficará registrado na Justiça Eleitoral.

“O eleitor, se o candidato for eleito, vai ter condições de cobrar o cumprimento das metas registradas na Justiça Eleitoral, como tambem o Ministério Público e os partidos de oposição vão ter legitimidade de chegar para o prefeito eleito e dizer que ele tem obrigação de cumprir essas regras, porque se comprometeu publicamente e registrou perante a Justiça Eleitoral”, explicou.

O advogado diz não ter dúvidas de que, o não cumprimento das propostas poderá avançar para uma improbidade administrativa, caso o candidato não cumpre essas metas.


Nota do blog: Se tal ação se concretizar mesmo, será "musica para meus ouvidos". Vamos lá Brasil, você já é rico, se ficar justo, bem adnimistrado e  honesto "pense num lugar bom pra viver!"

domingo, 18 de março de 2012

Nilton Folia

Ontem, em Pau dos Ferros, uma multidão saiu às ruas para comemorar o aniversário de Nilton Figueiredo, o que já virou tradição.


Milhares de pessoas viraram a noite festejando, embalados por um trio elétrico, fazendo a “Nilton Folia”.

Muitos políticos amigos compareceram... De Portalegre presentes o prefeito Euclides Pereira, o vereador e ex-prefeito Neto da “EMATER” e o suplente de vereador Alcivan Paulino.
O Fanáticos por Portalegre esteve presente conferindo tudo de pertinho.

















































sexta-feira, 16 de março de 2012

Câmara dos Vereadores de Portalegre-Rn

Na sessão de Quarta-Feira, 15 deste, ausente o vereador Neto “do Padre”. Na plateia, presentes eu e Alcivan Paulino.


Foi votado e aprovado, por maioria dos presentes, o projeto de Lei que reajusta os salários dos servidores do Legislativo, retroativo a Janeiro de 2012, 14,13%.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Aniversário

Hoje quem sopra as velhinhas é o amigo Alcivan Paulino, suplente de vereador e pré-candidato a vereador em Portalegre, em 2012.
Daqui os votos de felicidade e sucesso.

terça-feira, 13 de março de 2012

Eleições municipais é a hora de exigir planos para melhorar a qualidade de vida do município.

A cidade de Portalegre não tem exclusividade nas leis, no Prefeito, no repasse dos impostos, nas ações do poder público... A cidade de Portalegre não possuem personalidade jurídica ou política. A cidade de Portalegre é apenas a área urbana do MUNICÍPIO DE PORTALEGRE, a sede do Legislativo e do Executivo.

Sim, o município é uma personalidade jurídica e política, é uma das três entidades políticas da Federação.

A Federação Brasileira é formada pela união indissolúvel de três entidades políticas distintas: os estados, os municípios e o Distrito Federal. A União, os estados, o Distrito Federal e os municípios são as esferas "do governo". A Federação está definida em cinco princípios fundamentais: soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político. Os ramos clássicos tripartite de governo (executivo, legislativo e judiciário no âmbito do sistema de controle e equilíbrios) são oficialmente criados pela Constituição. O executivo e o legislativo estão organizados de forma independente em todas as três esferas de governo, enquanto o Judiciário é organizado apenas a nível federal e nas esferas estadual/Distrito Federal.

Todos os membros do executivo e do legislativo são eleitos diretamente. Juízes e outros funcionários judiciais são nomeados após aprovação em exames de entrada

Portanto, não há eleição e nem arrecadação exclusiva para a CIDADE DE PORTALEGRE. Toda a ação pública, política, educacional e etc. se dá no MUNICÍPIO DE PORTALEGRE. Cidadão portalegrense é aquele que nasceu em Portalegre e está revestido de direito político, tanto faz morar na cidade ou na zona rural, os direitos e deveres são os mesmos.

Ou seja, ninguém é mais ou menos cidadão portalegrenses por ter nascido na zona rural, ninguém é mais ou menos importante porque tem ensino superior. Se um pau de arara não é digno para um estudante de universidade também não é digno para um estudante da primeira série, filho de um agricultor pobre, também não é digno para os trabalhadores rurais. Mas, se só existir isso, então devemos usá-lo de forma provisoria e buscar algo melhor. Buscar para todos os cidadãos sem previlégios de classes.

Que todos os portalegrenses, moradores do MUNICÍPIO de portalegre tenha acesso a boas estituições de ensino, boas opções de lazer, condições dignas de ganhar seu sustento, acesso a bom transporte, um bom sistema de sáude. Que todos os Portalegrenses se unam para um Portalegre melhor para todos, que os Portalegresnes parem de competir para ver quem é o melhor, pois ninguém é mehor que ninguém.

Que cada um com seu jeito diferente de ser, de fazer, de ter, se sintam felizes e realizados. Pois, quando isso acontecer estaremos reproduzindo um pedaço do paraíso aqui mesmo na terra.

TCE GANHA PODER PARA BARRAR POLÍTICOS

“O Tribunal de Contas será o verdadeiro poder controlador do Estado”. É assim que o juiz eleitoral Alexandre Bastos define o poder do TCE a partir da aprovação da Lei da Ficha Limpa.

Antes do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), ocorrido no mês passado, o órgão apenas apontava as falhas nas contas dos gestores públicos, mas precisava encaminhá-las ao Ministério Público Estadual (MPE) para que este oferecesse denúncia em ações penais e propusesse ação cível por improbidade administrativa contra os políticos que praticassem falhas na prestação de contas em suas administrações.

Com a validação da lei pelo Supremo, o TCE recebeu aval para analisar se houve dolo na prestação de contas do agente político, que pretende se candidatar e, confirmada a intenção de lesar os cofres públicos, torná-lo inelegível sem depender de denúncia do MPE .

Pela Constituição Federal, o TCE já possui o poder de controlar as contas dos gestores. Na prática, entretanto, esse poder não passava de “lenda”, afirmou Alexandre Bastos. Isso porque, sozinho, o TCE não conseguia punir os políticos cujas contas não estejam de acordo com a legislação eleitoral. Entre encontrar as falhas nas contas dos políticos e fazer com que eles efetivamente responda por elas, o TCE percorria longo caminho.

Fonte: Riachuelo em Ação/Correio do Estado

sábado, 10 de março de 2012

Ônibus Escolar

RESUMO DA MININOVELA DO ÔNIBUS PARA TRANSPORTAR PORTALEGRENSES QUE ESTUDAM EM PAU DOS FERROS

PRIMEIRO CAPÍTULO
A Prefeitura recebe do Governo Federal um micro-ônibus e um ônibus através do Programa “Caminho da Escola”.
Destina estes ônibus para transportar os alunos que estudam em Pau dos Ferros. Estes alunos estavam sendo transportados em “pau de arara” (caminhão ou caminhonete adaptada com carroceria, bancos e capota).

SEGUNDO CAPÍTULO
Uma aluna publica em seu blog uma reclamação sobre o comportamento do motorista do ônibus.
Um historiador portalegrense publica em um blog local que a reclamação não fazia sentido já que o ônibus nem era para estar lá, pois o ônibus do Programa Caminho da Escola é destinado para transportar exclusivamente alunos da zona rural dentro dos limites do município.

TERCEIRO CAPITULO
O Ministério Público intervém e recomenda que a prefeitura destine o ônibus para a zona rural.
A APRUP em parceria com a prefeitura forneceu temporariamente, até que a situação fosse resolvida, um Pau de Arara para transportar os alunos à Pau dos Ferros.
O Prefeito com diversos representantes da sociedade portalegrenses reuniu-se com o promotor que se mostrou irredutível.
Nos debates foi destacado que a responsabilidade da Prefeitura é só com alunos do ensino fundamental. A Prefeitura pode transportar os alunos do ensino médio e do ensino superior, porém a obrigação legal é do Governo do  Estado e do Governo Federal.

ÚLTIMO CAPÍTULO, DEUS AJUDE QUE SEJA.
Mais um ônibus - que segundo a Prefeitura é fruto do Programa RN sem miséria e que já estava predestinado à Portalegre e que segundo os Democratas locais só veio por intervenção dos vereadores do partido – foi destinado à Portalegre. Chegou Sexta-Feira passada.

Hoje, na Escola Filomena Sampaio a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, reuniu-se com vereadores, estudantes e sociedade em geral.

O Secretário Municipal de Educação comunicou que o ônibus veio através de uma parceria entre a Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal. Sendo que a Prefeitura pagara o ônibus através de descontos nos repasses que o estado faz para o transporte escolar no Município.

Disse que procurou saber junto ao Governo do Estado se este ônibus poderia ser usado para o transporte dos alunos Portalegrenses que estudam em Pau dos Feros e foi encaminhado para o setor jurídico.


Disse que foi orientado que a priori o ônibus é para a zona rural, mas cabe à prefeitura a “última palavra” do destino do ônibus,  desde que o transporte seja usado realmente para o transporte escolar dos alunos do município.

Sendo assim, A PARTIR DA PRÓXIMA SEGUNDA FEIRA OS ALUNOS PORTALEGRENSES VOLTARÃO A SER TRANSPORTADOS POR UM ÔNIBUS ESCOLAR.

FIM?




Convite

A prefeitura municipal de Portalegre e a secretaria de Educação convidam os ESTUDANTES DO IFRN e UERN, SENHORES VEREADORES, SECRETÁRIOS MUNICIPAIS E DEMAIS PESSOAS DA COMUNIDADE a participar de uma reunião, hoje dia 10/03/2012, na Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza as 19h30min, com o objetivo de tratar de assunto relativo ao Transporte Escolar e de interesse de todos.

Agradece: Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação.

segunda-feira, 5 de março de 2012

O Projeto de Reciclagem de Portalegre

 Muitos tem perguntado: O projeto de Reciclagem de Portalegre parou?

Não.

O projeto tem três grandes objetivos: 1- Implantar e manter em pleno funcionamento a coleta seletiva do lixo; 2- Criar ou atrair pequenas fábricas que reciclem alguns materiais aqui mesmo no município; 3 - Conscientizar os comerciantes a comercializar apenas produtos os quais suas embalagens estejam sendo aproveitadas pela coleta seletiva local.

Coleta seletiva do lixo é o processo onde os comerciantes e os demais moradores do município separam os recicláveis do lixo comum e os encaminham para reciclagem através de coletores (catadores) particulares ou a serviço da Prefeitura.

É importante que haja uma coleta realizada pela Prefeitura, pois a coleta seletiva realizada por coletores particulares é limitada aos materiais que tem vantagem financeira para o coletor, ou seja, que pague seu trabalho. Em Portalegre, por exemplo, o papelão é relativamente volumoso, é extremamente necessário que seja enviado para reciclagem, no entanto sua comercialização é inviável financeiramente para o coletor particular, se fazendo necessário que a prefeitura assuma os custos de sua coleta.

A implantação da coleta seletiva em 2008 foi uma iniciativa particular da VSR Recicláveis. A prefeitura criou e manteve uma coleta pública por um ano e meio, no período de junho de 2010 a dezembro de 2011.

A prefeitura realizou processo licitatório para escolher a empresa que faria a coleta seletiva. A VSR que já mantinha um trabalho particular, que já possuía seu posto de coleta, concorreu e ganhou a licitação. Portanto a partir dai a VSR mantinha dois tipos de coleta: A de formar particular (conforme já vinha desempenhando) e a coleta de responsabilidade da Prefeitura.

Após o fim do contrato, a prefeitura ainda não abriu processo de licitação ou de dispensa de licitação para que alguma empresa possa realizar a coleta seletiva do lixo.

Sendo assim, a coleta voltou a ser feita apenas por coletores particulares. Após o trabalho de conscientização realizado pela VSR, surgiram outros coletores interessados nos materiais que dão maior retorno financeiro.

A VSR continua com seu Posto de Coleta na Rua Antonio Pedro de Oliveira, 03,Centro. No entanto, atualmente a VSR só esta trabalhando com plásticos (garrafas pet branca e verde, garrafas de desinfetantes, detergentes e água sanitária, canos e forro de PVC, embalagens mole transparente), ferro, alumínio, cobre, litros de pitu e 51.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Câmara dos Vereadores de Portalegre

As sessões ordinárias da Câmara continuarão sendo realizadas às Quintas-Feiras. Mas, o horário mudou, às 16h. Descobri tarde demais, quando cheguei hoje para acompanhar a sessão, esta já havia se encerrado.Bem que tentaram me avisar, infelizmente meu celular estava fora de área.


Uma fonte me disse que não perdi nada de importante. A sessão foi rápida. Foi dado entrada em projetos nas comissões. Nas próximas sessões saberemos que projetos são esses.