sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Só para constar

Resumo de proposta para implantação de coleta seletiva do lixo,
já apresentada, por mim, a Prefeitura de Portalegre e que está devidamente engavetada.
O caminhão do lixo passaria recolhendo apenas materiais orgânicos em um dia.
No outro dia passaria motoqueiros com uma carroça engatada na moto - acredito que dois motoqueiros dão conta da coleta de toda a cidade - retirando o lixo não orgânico.
O lixo não orgânico seria encaminhado para a VSR recicláveis (a Prefeitura faria pequenos melhoramentos nas instalações da VSR) onde pessoas previamente cadastradas e treinadas pela VSR fariam a seleção dos materiais viáveis para reciclar.
A VSR compraria os recicláveis das pessoas cadastradas e os encaminhariam para a reciclagem .
O lixo que não é possível, no momento, ser encaminhado para reciclagem produzido em Portalegre é de baixo volume. Esse lixo poderia ser prensado em uma pequena prensa que não custa mais que 15 mil reais.
Os fardos poderiam ser higienizados e armazenado em um espaço relativamente pequeno até se conseguir um aterro sanitário definitivo, com custo e dificuldade bem menores devido a diminuição do volume de lixo.
O lixo orgânico poderia ser encaminhado para a fabricação de adubo.
Uma campanha para incentivar o comércio e os consumidores de Portalegre seria feita continuamente com o obejetivo de evitar produtos que gerem lixo não reciclável ou difícil de reciclar.
Caso a prefeitura desejasse que eu coodenace a implantação da coleta eu me comprometeria a trabalhar três meses na implantação. Para isso a Prefeitura me pagaria uma ajuda de custo de três salários mínimos e a viagem de ida e volta que não custa mais que R$ 1,500. Só para não dizer que trabalharia de graça.
Não foi feito um levantamento real dos gastos mais acredito não passaria de 25 mil reias para implantação da coleta e o custo mensal não passaria de 3 mil.
Fácil: não
Barato: sim
Viável: sim
Necessário e urgente: sim
Benefícios: não enterrariamos renda e não enterrariamos materia prima, evitando desgastes do meio ambientem, resolvendo o problema do lixo sem gerar outros. A prefeitura ganharia tempo para a busca de um local apropriado para o aterro sem prejuiso à população e aos cofres públicos.
Porque não se estudou mais afundo tal proposta: aguardando resposta
Proposta melhor: aguardando

Nenhum comentário: