terça-feira, 4 de agosto de 2009

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, parte 2

Cobrar constantes melhorias, exigir um plano de ação da administração pública e acompanhar a execução e a eficiência de tal plano é obrigação de todos os cidadãos.
No entanto, não adianta ficar apenas cobrando da administração pública, o cidadão precisa fazer sua parte também. Opinar, debater, não se vender a troco de favores pessoais, não se acovardar, não guardar sua opinião pra si com medo de perder "privilégios" e "amizades", não apoiar ou justificar o erro de alguém só porque é aliado político, não deixar de elogiar os acertos dos não aliados, se envolver e ajudar a colocar em bom funcionamento qualquer plano que traga benefício à população.
Na relação dos cidadãos com a administração pública pode haver um impasse: Para haver uma administração pública honesta, competente e trabalhando em beneficio do bem comum é muito importante que os cidadãos sejam conscientes e exigentes de seus direitos e deveres, por outro lado é vital que a administração pública seja honesta e competente para criar condições educacionais que leve os cidadãos à exercer corretamente sua cidadania.
Entretanto, no momento que, de alguma forma, conseguirmos quebrar tal impasse teremos uma engrenagem perfeita, onde a administração será sempre boa porque os cidadão serão sempre bons e teremos cidadão sempre bons porque teremos administrações sempre boas.
Talvez isso seja uma utopia. Talvez não. Não importa. Utopia ou não é nisso que eu acredito. Não quero com isso arrumar inimizades. Quero ajudar nosso município a crescer em beleza física e espiritual. Mas se, defendendo aquilo que acho correto, alguém se ofender peço que me prove que estou errado que eu me desculpo corrigindo ou compensando meu suposto erro. Do contrário seguirei sempre firme pois coisa que não sou é covarde.

Nenhum comentário: