quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Ambientalismo

O ambientalismo, movimento ecológico ou movimento verde consiste em diferentes correntes de pensamento de um movimento social, que tem na defesa do meio ambiente sua principal preocupação, demandando medidas de proteção ambiental, tais como medidas de anti-poluição.
O ambientalismo não visa somente os problemas ligados ao meio ambiente, mas também as atitudes a serem tomadas para uma possível diminução ou até mesmo solução desses problemas.
Considerando-o um movimento social, podem inserir-se neste contexto, todas as instituições, agências, organizações-não-governamentais, políticas (como os Partidos Verdes), ativistas independentes e outros, cuja atuação tenha por princípio a defesa do meio ambiente seja através de manifestações sociais, projetos para a conservação ecológica etc. O movimento por justiça ambiental considera que os problemas ambientais ligam-se aos sociais.
Um ambientalista é alguém que acredita que o meio ambiente, por ser a fonte de recursos da humanidade, deveria ter sua exploração de forma mais planejada a fim de não esgotar o planeta para as gerações futuras.
Não é obrigatório que um ambientalista o seja, mas também pode ser aquele que estuda ciência ambiental, formação interdisciplinar dada em forma de pós-graduação. Podem cursar ciência ambiental formados nas mais diversas áreas do conhecimento e não apenas na graduação de gestão ambiental, curso de graduação que aborda a ciência ambiental de forma mais empírica.
Segundo os ambientalistas o consumo desenfreado de matérias primas sem reposição, a poluição, o dematamento, entre outros estão consumindo todos os recursos do planeta e dentro de algumas décadas tais recursos não estarão mais disponíveis.
Os ambientalistas partem da Teoria de Evolução de Charles Darwin, que afirma que os seres humanos são animais como quaisquer outros, frutos da evolução das espécies, ou seja: Todos os seres humanos vêm da natureza. E que precisamos conservá-la, para assim conservarmos a nós mesmos. fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
E digo mais...
O verdadeiro ambientalista é aquele (ou aquela) que faz de graça o que outros ganham para fazer e não fazem; é um teimoso que tenta educar aqueles que todos os outros tentaram educar e não conseguiram; é paciente; "não tem partido", seu partido é o bem comum; é corajoso; não coloca preferências e amizades particulares acima do bem comum.
Os agressores do meio ambiente (políticos corruptos, poluidores, ladrões, exploradores do mais humildes e etc) tiveram família e essa falhou, tiveram escola e essa falhou, tiveram religião e essa também falhou. Mas o verdadeiro ambientalista não desiste de tentar recuperar tais agressores e se não consegue não tem medo de pelo menos lhes fazer oposição, colocando o "próprio pescoço" em risco.
Por isso paciência e coragem Círios..
Círios postou em seu blog o seguinte:
"ASSIM NÃO DÁ A prefeitura limpa o beco do cemitério, eu elogio daqui, aí vem uns mal educados, limpam os túmulos e jogarem as flores velhas no beco, por cima do muro. Ai é demais."
Paciência, amigo Círios, uma hora "uns mal educados" mostram a cara anónima e nós, verdadeiros ambientalista, ou os educaremos ou os combateremos se a primeira opção falhar.

Nenhum comentário: