quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Falta de tempo
Peço desculpas aos meus caros leitores pela ausência. Nem sempre dá para conciliar meu trabalho e o restante de minhas atividades com a necessidade (não por obrigação, mas por gosto) de atualisar o presente blog. Mas, farei o possível para aumentar a qualidade e o número de postagens.
LIXO X SUGESTÃO
No seu blog, Dito Bendito, Bernadete Cavalcante, escreveu sobre a aprovação , pelo legislativo de Natal, de um projeto com o objetivo de disciplinar a população com relação à forma correta de armazenamento e descarte do lixo e sugere que Portalegre copie a ideia, afinal, já conta com uma pequena empresa que compra os recicláveis.
Meus dedos já estão "sangrando" de tanto que eu escrevo sugerindo, quando estou pessoalmente em Portalegre chego a ficar rouco de tanto sugerir, a aprovação de um projeto semelhante para Portalegre. Eu mesmo elaborei e divulguei um projeto, que se não dá para ser implantado no mínimo serve de base para outro melhor. E o resultado: silêncio
Equação:LIXO X SUGESTÕES = SILÊNCIO X DENUNCIA = MULTA, QUE SE PAGA OU NÃO = O PROBLEMA CONTINUA = A POPULAÇÃO SE DÁ MAL DE NOVO
SOLUÇÃO: POPULAÇÃO SE DÁ MAL = NÃO VENDER O VOTO E VOTAR EM QUEM TIVER MELHOR PROGRAMA DE GOVERNO E COBRAR QUE QUEM FOR ELEITO SIGA O PROGRAMA= POPULAÇÃO SE DÁ BEM
Falar em governo...
O governo brasileiro está organizado em três Poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Está subordinado à Constituição Federal brasileira. É dividido em três esferas: Federal, Estadual e Municipal.
Na esfera estadual o governo está subordinado a Constituição Estadual, subordinada, por sua vez, às previsões da Constituição Federal.
Na esfera Municipal o Poder Executivo e o Poder Legislativo estão subordinados à Lei Orgânica Municipal, subordinada à Constituição Federal.
Na esfera Municipal, o Poder executivo é exercido pelo Prefeito, substituído em seus impedimentos pelo Vice-Prefeito e auxiliado pelos Secretários Municipais; e o Poder Legislativo é exercido pelos Vereadores.
E daí?
E daí que eu aposto que o documento que orienta os nossos governantes municipais é de pouco "conhecimento" até deles mesmos. Esse documento juntamente com as Constituições Estadual e Federal deveria ser largamente divulgada.
Eu tentei, através dos sites de busca, acessar a LEI ORGÂNICA MUNICIPAL DE PORTALEGRE/RN, mas não consegui.
Alguém pode me enviar para eu divulgar?
E só pra lembrar:
PLANO DE GOVERNO
Com certeza, não é prometer preencher corretamente formulários para conseguir verbas estaduais e federais, pois isso é o mínimo que se espera. Não é prometer sextas básicas, pois isso é questões emergências só para momentos de crise, e está dentro do mínimo esperado. Não é prometer favores particulares pois isso é compra de voto, é crime!! Não é falar muito sem dizer nada, por exemplo: "vou cuidar da saúde, vou melhorar a educação, vou gerar empregos, vou melhorar o sistema de transporte".
O Plano de Governo, que deve ter a cópia distribuída para que os cidadãos( eu disse os cidadãos e não os votantes, veja a diferença) possam cobrar a sua execução, caso o candidato seja eleito, deve responder, pelo menos, os seguintes questionamentos:
O que vai fazer? Como vai fazer? Quanto vai custar o que vai fazer? Vai fazer com dinheiro arrecadado de onde? Fez pesquisa de opinião pública para verificar se o que vai fazer é de agrado da maioria? Em quanto tempo vai fazer? Quais os benefícios vai trazer o que vai fazer? É de fácil aprovação o que vai fazer? Está dentro da Constituição? Está de acordo com a Lei Orgânica do Município?

Nenhum comentário: