segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Câmara dos Vereadores de Portalegre

Na sessão da Câmara dos Vereadores de Potalegre, Quinta-feira, 15 de Setembro, às 17h, estavam presentes todos os vereadores. Na platéia, casa cheia, 16 cidadãos.

Quando o presidente da Câmara, Ecimar Carlos anunciou que seria votado o requerimento, de autoria do vereador José Augusto, que pedia, ao Executivo, informações oficiais sobre os gastos feitos na Saúde de Portalegre, no primeiro semestre de 2011, o requerente solicitou que o requerimento fosse retirado. O vereador José Augusto disse que em seguida explicaria o porquê.

José Augusto disse que os erros na  lei que trata das Diretrizes Orçamentárias Municipal para 2012, destacados na última sessão, poderiam ser corrigidos pela Comissão de Redação Final, com autorização do plenário, conforme orientação da assessoria jurídica. No entanto, constatou mais erros.

Neto "da EMATER" disse que também fez algumas consultas e constatou inclusive que não é constitucional emendas na Lei de Diretrizes Orçamentárias. Havendo necessidade de alteração, o correto é devolver ao Executivo para que tais alterações sejam feitas.

A Lei foi enviada para a mesa diretora da Câmara para que esta dê baixa e solicite que o Executivo envie novo projeto com as devidas alterações.

Seguiu-se um debate entre os vereadores Neto “da EMATER" e José Augusto, com pequenas intervenções do Presidente da Câmara Ecimar Carlos e do vereador Adalberto Rego.

O vereador José Augusto falou por aproximadamente uma hora, sem interrupção, fora as intervenções que fez na fala dos outros vereadores; Questionou as diversas ações da administração, disse que solicitou informações das diversas secretarias de estado; Voltou atrás na questão do “observador serrano”, afirmando que o observador serrano é na verdade o site do tribunal de contas; Questionado pelo presidente da Câmara sobre a promessa de Rosalba de doar os aparelhos do abatedouro, desconversou e disse que o problema é que o dinheiro que tem disponível não dá para fazer as instalações; Pressionado novamente pelo presidente que disse que o projeto foi adaptado para que o dinheiro seja suficiente, sem prejuízo a demanda do município, José Augusto saiu pela tangente e solicitou a presença do secretário municipal Luiz Carlos Tertulino, na próxima sessão, para dar maiores informações.

Neto "da EMATER" rebateu os questionamentos de José Augusto.

Por fim, ficou assim: José Augusto disse que é e foi assim e Neto da “EMATER” disse que não é e não foi bem assim. E José augusto ainda desdisse algumas coisas que disse na sessão anterior.

Muitos dos presentes, na platéia, aparentemente cansados com os discursos vazios retiraram-se, antes da sessão acabar.

Nenhum comentário: