sábado, 23 de junho de 2012

São João Alegre só em Portalegre-RN


O que poderia ser apenas um slogan se trata de uma realidade. Está sendo bem provado.

Festejar o São João em Portalegre-RN é brincadeira séria. Não é uma festividade que pertence exclusivamente a um grupo, ou a uma determinada administração, ou a uma determinada instituição. É uma festa tradicional. Faz parte da cultura local.

Dançar forró, brincar quadrilha, realizar o casamento matuto, entre outras atividades juninas “está no sangue desse povo sofrido, lutador e vencedor ”. Festejar o São João alimenta a auto estima dos Portalegrenses. Movimenta o comércio e as atividades turísticas, gerando emprego e distribuição de renda.

Este ano foi decretado estado de emergência para diversos municípios do RN, devido a seca, inclusive para Portalegre. Surgindo assim impedimento moral, financeiro e jurídico para a realização das festividades juninas com recursos públicos.

Mas o povo portalegrense motivado principalmente pela força cultural e pelo iniciativa privada, está realizando este ano, se não a maior, a melhor festividade junina dos últimos tempos, de nosso município.

O comércio se encarregou principalmente das apresentações musicais. Visivelmente cada vez mais maduro, empreendedor e consciente de sua obrigação de contribuir com a manutenção da estrutura turística criada para o Munícipio,

A população está se envolvendo, doando-se. Cada um está contribuindo com o que sabe fazer e com o que pode. Juntando as inúmeras iniciativas individuais, formou-se uma estrutura improvisada, de dar inveja a muitas estruturas programadas, coordenadas, caras, luxuosas e etc.

Outro fator positivo das festividades juninas deste ano esta sendo a valorização dos músicos portalegrenses. A maioria absoluta das vezes demos preferência a artistas de fora. Muitos com qualidades artísticas inferiores as dos nossos. Só por ser de fora, foram considerados melhores e mais valorizados.

Nas festividades deste ano a maioria dos músicos contratados são de Portalegre-RN. Além de dar ganho a portalegrenses numa época difícil o dinheiro fica circulando aqui, aquecendo nossa economia. Esperamos que esta prática seja continuada e incentivada.

Falando em bandas novas e talentosas, quinta-feira presenciei pela primeira vez a apresentação do grupo de pagode PELEJA. PELEJA só no nome e no que diz respeito a fazer sucesso, pois no palco não se vê e nem se houve peleja nenhuma. Fazem um passeio na arte de pagodear: Afinados, entrosados, com bom repertório. Só faz “raiva” quando dizem: “ Essa é nossa última da noite”. É o tipo de show que o público pede mais uma com total sinceridade.

O grupo de forró Novo Estilo está em todas e dão conta do recado, mostrando experiência.

Chico do Arcondion e Nilson dos Teclados tocam Forró Moderno, Lambada, Forró Pé de Serra... e tome “arrasta-pé”. Tocam tão bem que até aqueles que não ganharam o dom da dança se arriscam numas arrastadas de pé. Só para citar alguns. Fiquem de olho, pois talento por aqui não falta e aos poucos falaremos de cada um.

As quadrilhas estão dando um show à parte. Até o artista - conhecido pelo codinome de seu famoso personagem “Inácio Garapa” dançou quadrilha no festival organizado pelo PETI, quarta, 20. Inácio também fez uma linda apresentação de capoeira com o Grupo de Nosso município e outros capoeiristas da região, antes de iniciar o festival de quadrilhas.

O São João Alegre de Portalegre 2012 segue semelhante a quadrilha improvisada do arraia do Tortuga, quinta –feira,21:

Eu que só tinha dançado uma quadrilha aos doze anos, entrei no meio apenas com a vontade de animar a festa e me divertir. Todos sem ensaio, alguns também sem experiência nenhuma em quadrilha, inclusive minha esposa e parceira de dança. Mas quem estava lá presenciou um verdadeiro show de alegria e de ajuda mutua. Os que tinham experiência guiavam os outros. O que poderia ser considerado erro (se tivesse havido ensaio) foi um complemento humorístico da apresentação. Os participantes não estavam preocupados em acertar passos e sim em se divertir. Não houve satisfação para dar a ninguém, cada um fez o seu melhor e pronto. No fim, descontração, naturalidade e força de tradição tornou a apresentação em um espetáculo digno de parabéns.

Em breve postarei a cobertura fotográfica, aguardem e confiem.



Nenhum comentário: