terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Parabéns aoS amigos blogueiros de Portalegre

Parabéns a todos os amigos blogueiros de Portalegre. Quem está longe de sua amada cidade sabe o valor dos blogs que levam Portalegre RN para o Mundo.
Não posso deixar de parabenizar especialmente o amigo Círios pelo bom trabalho(não vou dizer exelente, para ele não relaxar, é sempre bom melhorar! hehe) informativo que ele desenvolve em Portalegre através de seu Blog. Reconheço que ele tem se esforçado para noticiar o cotidiano de Portalegre sem se preocupar em defender apenas seus intereses particulares. São claras suas preferencias políticas, mas também fica claro que ele não usa o blog exclusivamente para defender tais tendências. Também parabeniso especialmete o amigo Edielson pelo seu blog. Afinal foram os blogs jornal de portalege e na serra de portalegre que inspiraram a criação deste humilde blog.
JUNTOS VAMOS NOS PRESENTIAR TIRANDO O MELHOR 2009

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

LIXO

A respeito da postagem abaixo, do dito bendito, sobre o lixo, tenho a dizer que concordo plenamente que deva haver uma lei (e acima de dudo que se faça cumprir) que discipline a forma de tratar o lixo produzido em nossa cidade. Apesar de ser triste ter que obrigar a população (principalmente de comerciantes) a fazer uma coisa vital para sua prórpia exixtência, que deveria ser feita com alegria e naturalidade.
Os comerciantes portalegrenses são beneficiados diretamente com o turismo. E limpeza é um dos principais requisitos para a prosperidade do turismo.
Além da coleta normal do lixo, já existe a opção da coleta seletiva de recicláveis. Tenho certeza que não é nenhum sacrifício para os comerciantes ou para os moradores em geral ensacar materias não orgânicos e solicitar que a VSR recicláveis retire, duas vezez por semana ou junte e leve à sede da VSR que comprará esse material. Esse material sendo bem socados em sacos ocupa pouco espaço, não causam mal cheiro e o trabalho é pequeno em relação aos benefício que trás para cidade. Gera renda, evita poluir o ar com a queimada desses materias no lixão, evita a poluição visual, ajuda a atrair turistas, entre outros benefícos.
Mas, entre outras coisas, é pra isso que servem as leis: obrigar aos sem conciência a fazer o que é correto para o bem comum e deles mesmos.
No entanto enquanto algumas leis não são criadas ou respeitadas, cabe a nós os concientes sair na frente e fazer o que é correto e dando o bom exemplo e mostrando o caminho.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

VIVA PORTALEGRE!

É fácil ser a pedra, o difícil é ser a vidraça. Tem gente que acha quer ser oposição é sair criticando tudo e qualquer coisa que esteja ligado ao adversário. Numa disputa de opinião sobre algo público o foco não deveria ser mostra qual lado tem razão e sim buscar o melhor para os cidadãos. Neste sentido, fazer oposição é apresentar soluções, é montar projetos para a melhoria da cidade é colocar esses projeto para funcionar com competência forçando a administração a trabalhar melhor, pois do contrário perderá o apoio da população. Um opositor que faz oposição pelo bem da cidade é capaz de fazer elogios sinceros (sem ironia) à quem se opõe quando este faz algo bem feito pela cidade. Não estou dizendo, com isso, que não devamos denunciar coisas erradas, e sim que só denunciar e ficar achando defeito em tudo que os outros faz não resolve o problema, pelo contrário, dá impressão que nossa cidade não é tão bela quanto realmente é. Turismo também é marketing, quanto mais falAmos bem de nossa cidade mais turistas são atraidos, mais recursos, mais investimentos e mais turistas. Os prórpios turistas vão fazendo suas exigências e a administração vai se vendo obrigada a melhorar sua atuação. Mas não é só a administração que tem que investir no turismo a população toda é beneficiada com o turismo então todos nós temos obrigação de fazer algo. Se encontrar uma placa de sinalização caída, por exemplo, coloque-a devolta em seu devido lugar.É muito melhor e mais fácil do que sair por ai alardeando que a há uma placa caida e ninguém faz nada.
Por fim acredito que ser oposição é criticar, elogiar, propor, ajudar, criar, tudo para o ganho comum. Portalegre merece bons opositores, bons administradores e bons cidadãos concientes de seus diretos, mas cumpridores de seus deveres.
Um feliz natal e um ano novo cheio de melhorias para nossa linda Cidade Serrana!
Viva Portalegre RN!

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

SAIU NA PÁGINA OFICIAL DA PREFEITURA DE PORTALEGRE RN

23 de Dezembro de 2008
FESTEJOS DE FIM DE ANO
EVENTOS


Dia 24/12 (Quarta-feira)

23:00 horas - Seresta de Natal com Fabiano Show
Coordenação: Lúcia Vaz (Center Bar)



Dia 25/12 (Quinta-feira)

23:00 horas – Festa dos Anos 60
Tremendões de Mossoró e Raimundinho
Clube ACEP

Beneficente ao Esporte de Portalegre.
Coordenação Ubiratam Holanda (Diretor de Esportes)


Dia 31/12 (Quarta-feira)

Forró do Mela Pinto e Zé Celestino
Realização: Prefeitura Mul. de Portalegre


Autor: Administração/PMP

sábado, 20 de dezembro de 2008

DROGAS EM PORTALEGRE

Pude observar que em Portalegre o consumo de álcool é muito grande. E o consumo de drogas proibidas embora em menor escala também é uma triste realidade.
O problema das drogas é muito complexo, um simples questionamento pode nos levar a outros e as vezes o que parece ser uma solução pode ser um problema e as respostas aos questionamentos pode agradar a uns e ofender a outros. Por exemplo:
Como acabar com as drogas?
Acabando com o desemprego e o má distribuição de renda ? Ajudaria, mas não resolveria, pois sabemos que o jovens de classe média são grandes consumidores de cocaina. Eu mesmo já presenciei em bares frequentados basicamente por empresários, grupos de pessoas de auto poder aquisitivo usando cocaina. A cocaina tem grande consumo por parte da populaçõ de maior poder aquisitivo por ser uma droga cara e relativamente discreta.
Acababando com o tráfego de drogas? Questionável, pois sabemos que o crime é organizado e não segue as regras que o restante da polpulação está obrigada a seguir. O presidente não pode, por exemplo, ordenar que o exército invada um morro do Rio de Janeiro e mate todos os traficantes. Isso é contra os direitos humanos, é inconstituciuonal entre outra coisas... Mas o PCC pode a qualquer momento, por exemplo, ordenar que polícias e bandidos de outra facções sejam mortos e isso é executado com eficiência e rapidez. Já vimos acontecer recentemente em São Paulo. Sabemos também que o ser humano é altamente corruptível e que o crime organizado está infiltrado em todos os poderes de todos os países do mundo. Um prende, outro solta.
Legalizando as drogas, tornando-as acessiveis a maiores de idade? A quem acredite que isso ajudaria a diminuir a criminalidade pois as drogas proibidas seriam comercializada como o cigarro e as bebidas alcoolicas a custos acessíveis e gerando empregos. Mas vale lembrar que muitos morrem por causa dos cigarros e que o álcool além de fazer mal a saúde também traz consequências graves a sociedade, destroe familias e provaca acidentes que matam inúmeros inocentes.
Fazendo um trabalho de combate as drogas através da educação, nas escolas, concientizando nossos jovens?
Ajudaria , mas lembrem-se que a maioria das escolas do mundo mal conseguem alfabetizar. E no brasil o professor não possui a mínima autoridade perante os alunos. E perante a população o professor é só mais um. Quando o professor deveria ser tratado como uma das figuras mais importante do pais, já que ele deveria ser a base de tudo.
Fazendo campanhas publicitárias dizendo o quanto as drogas são ruins? Quando eu dava aula, fiz parte de um trabalho de prevenção as drogas e colhi vários depoimentos de pessoas viciadas em maconha, cocaina entre outra drogas. Todos disseram que a sensação é muito boa e que gostavam de usar as drogas. Alguns admitiram que apesar de gostar da sensação queriam poder parar, pois por causa das drogas perderam o emprego a família e estavam roubando para pagar as drogas, porém não estavam conseguindo parar. Então pude concluir que é muito perigoso sair simplesmente dizendo que as drogas são ruins, pois o ser humano é muito curioso e com certeza muitos, por curiosidade, vão provar e constatar que elas não são ruins e quando perceberem, se perceberem, que elas trazem consequências muito ruins será tarde de mais.
Fazer um trabalho de fortalecimento da família ?
Ajudaria, mas o problema é como fazer isso, pois o conceito de família e como conduzir uma família varia de lar para lar de cidade para cidade e de nação para nação.
Fortalecer Deus no coração das pessoas ? Ajudaria, mas o problema é decidir qual Deus fortalecer. Pois cada religião tem o seu Deus. E cada Deus tem sua exigência. E as religiões estão mais interessadas em provar qual Deus é melhor.
E se fosse feito um controle de natalidade impedindo que famílias cresçam desordenadamente ficando mais fácil de combater os problemas inclusive os das drogas? Poderia ser uma saída, mas como fazer issso? O Deus de várias religiões é contra. Quanto mais gente necessitada maior o poder de quem não necessita, os poderosos e os corruptos não deixariam isso acontecer, pois diminuiria suas riquesas e dominação. Isso, levando em conta outras coisas que não citei, sem contar que todo ser vivo recebe genéticamente de herança o desejo de se reproduzir o máximo possível para perpetuar a espécie.
Os questionamentos sobre as droagas e as tentativas de respondê-los podem ser inúmeros e variados, no entanto evidenciam que drogas não são o problema e sim consequência de vários problemas em nossa sociedade.
Acredito que a maioria dos problemas que as cidades grandes do Brasil enfrenta tem origem no fato de terem crescido desordenamente. Então a solução para Portalegre é aproveitar que ainda é pequena e providenciar que seu crescimento seja ordenado. Procurando atingir qualidade em todos os setores. Isso só ocorrerá com a concientização dos cidadãos para que sejam mais solidários, honestos e integros. Uma população honesta gera politicos honestos. Políticos honestos trazem melhorias economicas para a cidade, trazem recursos para providênciar um bom sistema de saúde, transporte, lazer, boa qualidade de vida e boa educação. Boa educação essa que seja capaz de gerar compreenção, tolerância, respeito às difernças, fortalecimento e valorização da família não importando o jeito de cada família, respeito e cooperação entre as religiões, respeito às leis e ao meio ambiente entre outras coisas boas. Enfim Portalegre precisa de um efeito em cadeia onde uma ação boa gere outra ação boa, tranformando nossa cidade num paraíso na terra. Assim acontecendo drogas não encontrarão solo fertil em nossa cidade e não prosperarão.
Tá bom eu sei, tem gente que não colabora né? Pois bem, colabore vc primeiro, peça que os outros colaborem também e reze(ore) pelos que não colaborarem.



terça-feira, 16 de dezembro de 2008

RELEMBRANDO

Postei o testo abaixo Quinta-feira, 20 de Novembro de 2008, esplicando o porquê de reunir postagens, sobre portalegre, de outros blogs neste blog. Vamos relembrar?

INFORMANDO PARA UMA PORTALEGRE SEMPRE MELHOR
Informação é a base para a formação de uma opinião. É preciso formar opinião antes de uma ação em favor da maioria.O segredo de uma ação acertada é saber trabalhar a informação.A informação pode estar correta, errada involuntariamente, não está bem clara, estar errada propositalmente para atender interesses egoístas e maldosos, etc. Mas, quanto maior o número de informação sobre um determinado assunto ou pessoas, maiores as chances de se formar uma boa opinião e agir de forma benéfica e justa. À medida que se criam meios para que as informações circulem , sejam questionadas e debatidas, naturalmente as corretas ganharão destaque e reforço, as incompletas se completarão, as que não estavam claras se esclarecerão, as que estavam involuntariamente erradas se corrigirão e as mal intencionadas serão desmascaradas e descartadas.Finalmente, com base nas boas informações, pode-se formar uma boa opinião e tomar uma atitude acertada para o bem comumNeste sentido, reunirei aqui, neste humilde blog, toda informação, que eu tiver acesso, sobre nossa amada Portalegre. Acontecimentos que eu presenciar, postagens de outros blogs, e-mail que me enviarem, todos os comentários que fizerem e etc. Para que, desta maneira, possamos agir acertadamente para melhorar cada vez mais nossa Amada Cidade

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

A CRISE ECONÔMICA GLOBAL ATINGIU EM CHEIO O COMÉRCIO DE RECICLÁVEIS

Para quem não entende do assunto e/ou menospresa, parece até piada afirmar que a crise econômica global é responsável pelo fato do valor de comecialização do reciclável ter se tornando repentinamente quase que impraticável. Mas não é piada é a mais pura verdade.
Obvio que o kg do reciclável sempre foi baixo, visto que este material tem que passar por várias empresas e processos até se transformar novamente em material novo. No entanto, nos ultimos anos, os carroceiros que vendem diariamente material em meu depósito, em São Paulo, garantiam em média 2 salários mínimos por mês. Surgiram muitas pequenas empregas(depósitos), como o meu, comprando armazenando e repassando esse material para as fábricas, gerando inúmeros empregos diretos.
Mas nos últimos mês o valor do material caiu tanto que quem garantia 800,00 reias por mês não chega nem a 150,00 trabalhando o mesmo ou mais que anteriormente. E muitos depositos tiveram que demitir os funcionários e fechar.
Muitos, preconceituasamente dizem, " 0 que lixo tem a ver com a crise econômica lá nos Estados Unidos?" Tem tudo a ver e vou dar o seguinte exemplo para explicar de forma simples (no popular!):
Eu compro ferro velho. Vendo esse ferro para uma empresa que separa os tipos de ferro e armazena em enormes quantidades. Esta empresa vende para outra que vai derreter esse ferro e fazer barras. Essa barras são vendidas para outras empresas para fabricar peças. (parafusos, latas, correntes, ferros de construção..). A maior parte das empresas que compram essas barras são de outros países. A crise começou quando grandes investidores Americanos tiveram prejuisos em seus investimento e ficaram individados com outros grandes investidores. E o medo de se fazer novos investimentos e emprestimos correu pelo mundo afora. Então as empresas de outros paises que compravam barras de ferro de empresas do Brasil pararam de comprar ou diminuiram bastante as compras. As empresas que fabricam barra de ferro ficaram com muito estoque sem ter pra quem vender. Umas fecharam e outras estão com difuldades finaceira e comprando o ferro bem barato. Como as empresas não estão conseguindo vender as barras novas em grande quantidade para fora do Brasil, vende as barras aqui no Brasil mais caras para tirar o prejuiso. E com outros materiais a história é parecida.
No fim o reciclável fica cada vez mais barato e o produto final cada vez mais caro.
Como sempre, se os grandes fazem besteiras quem paga são os pequenos.
Em portalegre estamos comprando o material apenas pela questão Hambiental. Financeiramente não está compensando nem para quem está "na porta da fábrica" imagine para quem está tão longe.
Por isso peço a população de portalegre que não deixe de separar e encaminhar o reciclável par a VSR reciclável, porque nosso objetivo é muito maior do que o resultado financeiro. Vamos reciclar pela saúde ambiental de nossa cidade. E tocer para que a crise financeira passe.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

E DALE BOM SUSSESSO I

Parabéns Bom Sucesso I!! Eu quero a camiseta do time! Viu Idenildo? Dê um jeito, hehe!
Ultimamente Portalegre tem tido muito que comemorar. E por falar em comemorar, eu estou quase enlouquecendo por não poder participar da festança de final de ano de Portalegre e região, hehe. Mais que, pelo jeito, esse ano vai ser ainda melhor que os outros!!! Aos abençoados que poderem participar aproveitem e lembrem-se que festa boa é aquela que não tem briga e nem excesso de bebidas alcoólicas. Beber o suficiente para ficar mais animado e não para lotar hospitais e cadeias.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

SEJA BEM VINDO

Caro Maikinho, seja bem vindo ao meu humilde blog. Quanto tempo longe de portalegre? Morando onde? Fique a vontade para me mandar por e-mail qualquer novidade que vc tiver ou qualque coisa que queira escrever sobre nossa amada cidade que eu publico no blog. Ou use os espaços para comentários.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

SAIU NO SAITE OFICIAL DE PORTALEGRE

CAMPANHA DE VACINAÇÃO
CONTRA RAIVA CANINA E FELINA
SEMANA II

Praça do Caju EQUIPE I 09/12/2008
Av.Dr. Antonio Martins EQUPE II 09/12/2008
Sitio Baixa Grande Casa de Raimundo de Anisio, Escola Capitão Mumbaça, Posto de Saúde. EQUPE I 10/12/2008
Sítio Baixa Grande Casa de Joserlânia, Casa de Dú e Anchieta, EQUIPE II 10/12/2008
Conj COHAB EQUIPE II 11/12/2008
DIA “D” DE VACINAÇÃO CENTRO DE SAÚDE E SÃO JOSÉ 13/12/2008
Sítio Chá de Vila, Mata, EQUIPE I 15/12/2008
Sítio Santo Antonio EQUIPE II 15/12/2008
Autor: PM Portalegre - Sec.Mul. de Saúde

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

SAIU NA PÁGINA OFICIAL DA PREFEITURA DE PORTALEGRE

30 de Novembro de 2008 ... EVENTOS ...

FESTA DA PADROEIRA 2008
De 28/11 a 08/12

Atrações:
Novena: 1ª noite – sábado 30/12 e última noite Domingo dia 07/12
08/12 (Segunda-feira)
10:00 horas – Missa Solene
16:00 horas – Procissão e Bênção do Santíssimo Sacramento. Ritos finais.

Pavilhão: funcionando todas as noites com vísporas, serestas, música ao vivo e outras atrações.

Filarmônica 08 de Dezembro: apresentações todos os dias durante a programação.

9º CONSINAI

Congresso dos Servidores Públicos da Administração Indireta do Estado, envolvendo vários órgãos dentre os quais: Emater, Detran, DER, Datanorte, Ceasa, Idema, Emparn e outros.

De acordo com os organizadores, a escolha do local para sediar o evento se deu em função da excelente estrutura do hotel Portal da Serra e pela paisagem serrana de Portalegre.

Com um público de mais de 140 pessoas, o evento encerrou-se (sábado) dia 29/12.


1º FÓRUM INTERNACIONAL D EPEDAGOGIA - FIPED

O 1º Fórum Internacional de Pedagogia ocorreu no Campus da UERN de Pau dos Ferros, nos dias 27 e 28 de novembro. Sob a Coordenação da Profª Dra. Lúcia Pessoa Sampaio (UERN – Pau dos Ferros/RN).

O Fórum contou com a presença (internacional) dos Professores:
- Prof. Dr. Elmer Rolando Llanos Villarreal (Universidade Nacional Ingenieria/Peru)
- Prof. Dr. Manuel Salvador Lima (Universidade de Açores/Portugal)
- Prof. Dr. Pedro Francisco González (Universidade de Açores/Portugal)
- Prof. Ms. Luís Miguel D. caetano (ESTN – Portugal)
- Profª. Dnda. Verônica Barbazán (Universidade de Santiago de Compostela, Consulesa da Espanha).

Além da UERN, muitas outras instituições se fizeram presentes como: FACEX, UNP, UECE, UFRN, UVA, UFPB, UFPA, USP.

Foram 1.200 inscritos, 38 GT’s (Grupos de trabalho), e 25 Oficinas.

Portalegre participou com seus acadêmicos, a Secretária de Turismo Aucely Costa participou do GT 32 (A cultura popular em sala de aula), com a apresentação do trabalho intitulado “Portalege em poesia e cordel”, que traça um intercâmbio cultural (por meio da literatura erudita e popular), entre a Portalegre do Brasil e a Portalegre de Portugal, trabalho feito em parceria com Geová Bezerra, sob a orientação da Prof. Dra. Conceição Flores (também dos Açores-Portugal).

A Prefeitura Municipal, através da pessoa do Sr. Prefeito Euclides Pereira de Souza e do seu Vice Luiz Carlos, patrocinaram o evento.

No sábado dia 29/11, em Portalegre, foi feita uma recepção aos portugueses dos Açores. De Portalegre stiveram presentes: Euclides Pereira (Pereira), Luiz Carlos (Vice-Prefeito), Prof. Sales (Sec. Mul. de Educação), Aureciano Bessa (Sec. Mul. de Ação Social), Aucely Costa (Sec. de Turismo), acadêmicos de portalegre e de outras instituições de outras localidades, o grupo infanto-juvenil Maneiro-Pau da comunidade Sobrado, foi a apresentação cultural, com direito a "bis".

O grupo (de visitantes), por ter chegado tardiamente ao município, não pode visitar todos os atrativos conforme o que estava previamente estabelecido na programação.

O Prof. Dr. Pedro Francisco González, que residiu 14 anos em Portalegre/Portugal disse: “... verdadeiramente esta terra é muito semelhante à Portalegre alentejana...”.

E por terem manifestado o desejo de voltar à nossa Portalegre, ficou o convite (a todos os presentes), para juntos celebrarmos 250 anos de Portalegre em 2011.

Participantes do FIPED hospedaram-se em Portalegre, de modo que os meios de hospedagem puderam comemorar a boa taxa de ocupação.

Para 2009, o FIPED deverá ser realizado nos Açores/Portugal.


Autor: SEMATUR

terça-feira, 25 de novembro de 2008

ONDE ESTE BLOG QUER CHEGAR

Este ano estou basicamente, por uma questão de distâcia, reunindo notícias de outros blogs. Mas no próximo ano, quando passarei muito mais tempo em Portalegre, pretendo divulgar o blog e conseguir passeiros, para que as postagens de nossa autoria possam aumentar e melhorar cada vez mais, rumando para se tornar um meio de comunicação abrangente, eficiente, sem tendências partidarias exclusivas e a serviço de Portalegre.
Esclarecendo, tenho minhas tendências partidarias e futuros passeiros provavelmente terão as suas, porém este blog não estará a serviço exclusivo destas tendências. Este blog levará a informação. A partir da informação, todos, cada um com sua própria tendêcia partidária, terá seu espaço para debater a informção. Complementando, discordando, concordando e etc. Será este um espaço para levar uma boa informação para uma Portalegre sempre melhor. Já dizia o sábio Chacrinha que quem não se comunica se trumbica.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

VALEU!!

Parabéns pela vitória Bom Susseso 1, estou torcendo por vocês!!!!!

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Jornal de portalegre

O endereço eletrônico do jornal de portalegre não é mais o que consta na postagem do Dito Bendito. Confira link ao lado.

Concordo com vc Círios

Parabéns ao Círios pela postagem a respeito da sujeira no estacionamento da bica. Concordo com vc, é algo vergonhoso. Uma cidade turística precisa manter vigilância em seu comportamento, precisa estar a altura de receber visitantes de outras cidades. Ninguém quer sair de sua cidade para visitar uma cidade inferior a sua. A administração pública falhou. Mas a comunidade não. Pois círios estava lá para liderar a denuncia. A administração pública falhou, mas tenho certeza que será capaz de concertar esta falha e tomar providências para que outras semelhantes sejam evitadas.

EM DEFESA DO ATUAL VICE PREFEITO


Não sou um profundo conhecedor da política de Portalegre. Mas posso afirmar que por mérito das disputadas e dos debates políticos nossa cidade alcançou uma posição de destaque, evoluindo de maneira inacreditável. A fome, a falta de empregos, recursos, e perspectiva de um futuro melhor expulsou muitos de Portalegre, e eu faço parte deste grupo. E sei que muitos sentiram vergonha de dizer que era Portalegrense. Mas atualmente, orgulhosos de nossa cidade muitos estão regressando e encontrando estrutura para viver com dignidade novamente em Portalegre.
E por achar o debate positivo para o crescimento de nossa cidade, sinto-me no direito de escrever algumas palavras de apoio ao atual Vice Prefeito Luizinho que, ao meu ver, na postagem do dito bendito abaixo, foi demasiadamente ironizado e injustamente criticado.
A proprietária do blog, tem conhecimento político e jornalístico e todo direito de criticar e questionar a administração. E como a administração, ao me ver, deve ser uma equipe homogênea, cabia a qualquer um responder tal nota, bastava coragem para receber o contra ataque. Quanto à demora para responder, devemos entender que em Portalegre , na questão da informação, o ritmo é mais lento, e entender também que sempre é tempo de questionar o que se está escrito. E confundir reportagem, com postagem ou nota, isso é feito comumente, pois a Internet é uma ferramenta crescente mais principalmente para Portalegre é relativamente nova. E por ser a responsável pelo blog uma jornalista fica mais fácil ainda se confundir tais termos. Durante esse tempo de implantação do projeto de Reciclagem em Portalegre, pude acompanhar um pouco do trabalho do Vice Prefeito, e pude observar que ele se dedica e ajuda a qualquer projeto e idéia que beneficia a cidade não importando o autor. Talvez por estar mais preocupado com o bem da Cidade do que com votos ele não seja politicamente tão forte,(se é que essa afirmação é verdadeira). Mas nós precisamos de cidadãos assim que se preocupa em ajudar e fazer o melhor sem se preocupar em ganhar votos.
Devemos cobrar, denunciar, debater os problemas de nossa cidade, mas no intuito de resolver os problemas e não apenas causar polêmica e mal estar. Uma cobrança bem feita e bem arquitetada surte melhor efeito de que uma cobrança num tom agressivo.
Não quero com isso desmerecer o trabalho importantíssimo que a Jornalista Bernadete Cavalcante desenvolve com seu Blog. Só acho o tom agressivo demais.
Essa postagem reflete apenas a minha opinião. Se eu estiver errado me digam vocês leitores. O espaço de comentários está ai para isso.


quinta-feira, 20 de novembro de 2008

INFORMANDO PARA UMA PORTALEGRE SEMPRE MELHOR

Informação é a base para a formação de uma opinião. É preciso formar opinião antes de uma ação em favor da maioria.

O segredo de uma ação acertada é saber trabalhar a informação.
A informação pode estar correta, errada involuntariamente, não está bem clara, estar errada propositalmente para atender interesses egoístas e maldosos, etc. Mas, quanto maior o número de informação sobre um determinado assunto ou pessoas, maiores as chances de se formar uma boa opinião e agir de forma benéfica e justa.

À medida que se criam meios para que as informações circulem , sejam questionadas e debatidas, naturalmente as corretas ganharão destaque e reforço, as incompletas se completarão, as que não estavam claras se esclarecerão, as que estavam involuntariamente erradas se corrigirão e as mal intencionadas serão desmascaradas e descartadas.

Finalmente, com base nas boas informações, pode-se formar uma boa opinião e tomar uma atitude acertada para o bem comum

Neste sentido, reunirei aqui, neste humilde blog, toda informação, que eu tiver acesso, sobre nossa amada Portalegre. Acontecimentos que eu presenciar, postagens de outros blogs, e-mail que me enviarem, todos os comentários que fizerem e etc. Para que, desta maneira, possamos agir acertadamente para melhorar cada vez mais nossa Amada Cidade

terça-feira, 18 de novembro de 2008

SEGUINDO BONS EXEMPLOS

Quando fui infomado que em nossa amada Portalegre existia um serviço de informação via internet, através de blogs, fiquei surpreso e feliz com a evolução. Imediatamente comecei a acompanhar. Mas porque só acompanhar se eu também posso contribui?

Aos meus amigos Cirios e Edielson, meus parabéns pelo belíssimo trabalho e meu muito obrigado pela inspiração e apoio.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

ASSOCIAÇÃO DE COMERCIANTES EM PORTALEGRE

Na quinta feira 12 de novembro de 2008, na casa paroquial, realizou-se uma reunião, no intuito de formar uma Assosiação de Comerciantes. Iniciativa de meu Amigo Marcelo Alexandre. Rita de Cássia Pereira Participou, representando a VSR Recicláveis, de minha propriedade. Rita me passou, por telefone, um pequeno resumo da Reunião. Foram convidados aproximadamente 70 comércios e estavam representados na reunião aproximadamente 10. Mas que este número, aparentemente pequeno não desanimou o Marcelo que esta fazendo visitas nos comércios no intuito de divulgar o projeto.

A proposta inicial é que a partir de Janeiro, os comerciantes que se cadastrarem façam uma contribuição mensal de R$15. Destes 15,00, cinco será destinados às despesas da assosiação com divulgação e outras necessidades; os outro dez reias serão depositados em uma conta. Os recursos desta conta serão destinados à compra de brindes. A cada valor de compra(a ser determinado) que o cliente fizer no comercio cadastrado ele receberá um cupom para concorrer a um brinde sorteado a cada quatro meses. (geladeira, televisão, bicicleta...).

Hoje eu pedi a Rita que faça o cadastro da VSR recicláveis. No nosso caso receberão os cupos aquelas famílias que tiverem cadastradas, separando o material sintético(papel de bala, caneta, balde, baica, garrafas, vidros...) do orgãnico(resto de comida, folhas , madeira...) e doando os sintéticos para que a VSR faça a seleção destes materiais e encaminhe para serem reciclados. Também receberão cupons as pessoas que estiverem juntando e separando os materias minusiosamente para vender. Nese caso a cada determinado número de quilos que o cidadão vender receberá um cupom.

Convido meu amigo Marcelo para utilizar o espaço de comentários para fornecer mais alguma informação que ache relevante e corrigir alguma possível falha em minha postagem.

Aproveito para parabeniza-lo pela iniciativa. A associação pode ser um instrumento muito importante para incentivar e formar os comerciantes de nossa cidade, assim como um instrumento para debates e reivindicação de direitos coletivos. Pois um comercio bem informado, bem organizado, honesto e unido, pode ajudar a melhorar a imagem de nossa cidade, atraí cada vez mais turistas, oferecer cada vez mais benefícios e avanços para nossa cidade. Aumentando não só o lucro individual, mas também o lucro social.

Mirando Em Minha Vida

Entrei no avião, me acomodei, ouvi os avisos de sempre, as recomendações de sempre, os acenos da comissária de bordo reforçando as explicações que vinha através do microfone, apertei o cinto, e o avião decolou.

Ao me ver naquele silêncio, apenas o som hipnotizaste do avião, as preocupações inundaram minha mente. Olhei pela janela, vi mas "não enxerguei nada", as preocupações não deixavam, “tanta coisa para resolver em Portalegre, e em São Paulo não deu tempo para deixar tudo em ordem. Deixando tudo em ordem, quando volto, sempre tem diversos problemas para resolver, imagine desta vez que ficou um pouco em desordem. Vou deixar São Paulo para quando eu chegar, e vou me concentrar em Portalegre. Vamos lá! primeiro...". E assim, em pensamento, fui tentando antecipar o que fazer em portalegre. Pausa para o lanche, uma olhada na linda comissária de bordo, ninguém é de ferro, uma cochilada após o lanche e de volta as preocupações que foram interrompidas com o aviso de preparação para aterrissagem.

Desembarquei em Natal, senti o choque do Calor, em contrapartida ao ar condicionado da aeronave. Eu já havia decidido que, desta vez, não passaria na casa de meus parentes em Natal, viajaria direto para Mossoró, passaria dois ou três dias lá e depois finalmente seguiria para minha amada Portalegre. Assim eu fiz. Após três dias em Mossoró, peguei o carro de meu primo emprestado e segui para Portalegre.

Cheguei em Portalegre, e já entrei na correria, visitar parentes e amigos, leva lembrança, traz lembranças, traz notícias, leva notícias. E ao mesmo tempo divulgando e ficando a par dos problemas e progressos do projeto de reciclagem que eu implantara na cidade. E faz um contato aqui e faz um contato ali, reunião pra cá e reunião pra lá...
Nessa de fazer contatos e divulgar o projeto, fui ao Mirante Boa Vista, na tentativa de encontra Edielson, proprietário da Pousada e Mirante Boa Vista e do blog Jornal de Portalegre. Fiquei feliz por não encontrá-lo, nesta primeira tentativa. Pois não o encontrando, aproveitei para tomar uma cerveja, ninguém é de ferro. Enquanto tomava minha cerveja me deparei com a vista do mirante. Eu já havia visto muitas vezes, mas foi a primeira vez que " enxerguei".
Lá estava eu, num silêncio tão delicioso que dava pra ouvir as batidas do meu coração, parado, sentindo uma brisa deliciosa, visualizei o asfalto (que no meio daquela imensidão verde, faz um contraste lindo), aqueles lagos, aquela planície, as cidades vizinhas... e de repente eu entrei num estado de paz de espírito incrivelmente profundo. As preocupações ficaram pequenas, os problemas já não me pareciam tão difíceis de se resolver. Pensei, “que lindo! eu já vim aqui e não tinha prestado atenção como isso aqui é maravilhoso, tanta coisa bonita que passa pela nossa frente e agente não aproveita como deveria!”. Veio em minha mente, a partir desse pensamento, que não foi só o Mirante Boa Vista que vi e não enxerguei. Lembrei daquele “oceano de nuvens brancas” que se vê da janela do avião, de tantas cachoeiras e lugares lindos que já passei, de minhas conquistas amorosas, de meus acertos profissionais, da minha linda e mada família, de meus amigos, das vitórias que já tive na vida... Por fim lembrei-me que entre uma conquista e outra não vale a pena ficar reclamando e se questionando se vou conquistar mais alguma coisa e sim comemorar e ficar muito feliz pela ultima conquista que tive.
Tirei da minha mente as preocupações, aumentei a intensidade do meu sorriso e segui em frente ...

sábado, 15 de novembro de 2008

RESUMO DO PROJETO DE RECICLAGEM DO LIXO EM PORTALEGRE RN

Em maio deste ano, em Portalegre RN, dei inicio a um trabalho voltado para a RECICLAGEM DO LIXO.
Os motivos entre outros foram:




  • Eu nasci nesta cidade, amo esta cidade, quero manter residência nela e quero o melhor pra ela


  • Tenho experiência, pois trabalho, em São Paulo, a cinco anos neste ramo de atividade.
    Nossa cidade cresceu e está crescendo cada vez mais.


  • O lixo de nossa cidade já não é mais tão diferente do de cidades grandes como São Paulo (salvo a quantidade).


  • Nossa cidade estava enfrentando cada vez mais dificuldades para lidar com estes materiais que a natureza leva muitos anos para decompor, a maioria levam séculos. A administração pública estava queimando estes materiais. Porém esta não é uma saída viável devido aos danos ao ar.


  • A coleta seletiva de recicláveis, feita da maneira correta, é auto sustentável. Pois o ganho com a venda do material cobre o custo do serviço de coleta e separação. Portanto é uma ótima saída. Pois o que era lixo, só servia para atrapalhar e dar despesas, agora é material reciclável que gera renda, ganhos ambientais, economia para o os cofres públicos, publicidade para o turismo entre outros benefícios.


Eu dividi o projeto em 3 grandes etapas:




  1. Implantar a coleta seletiva: coletar, selecionar e vender os materiais para intermediários.

  2. Criar parcerias que possam abrir fábricas que recicle alguns materiais em nossa própria cidade. Uma fábrica de mangueiras por exemplo. Que utiliza baldes,bacias, e frascos de plástico(tipo os de água sanitária) para fazer mangueira.

  3. Criar uma campanha para que em portalegre sejam comercializados somente produtos os quais eles e/ou suas embalagens sejam viáveis de reciclar . (toda matéria é reciclável porém há algumas que são inviaveis financeiramente)

Iniciei a primeira etapa em abril deste ano.Entrei em contato e fimei parceria com um intermediário que se comprometeu a comprar e retirar o material coletado, devidamente separado e armazenado em grandes quantidades; com meus próprios recursos construí um pequeno galpão, na rua Margarida de Freitas nº3, para e servir de sede à VSR RECICLÁVEIS; treinei os funcionários da VRS, divulguei nas escolas e na rádio de portalegre uma lista de materiais que os cidadãos podem levar à sede daVSR para venderem.


Em 8 de maio deste ano inauguramos a VSR recicláveis e começamos a comprar papel, papelão, plastico,vidro, ferro, cobre, metal, alum´nio e antimonio.


Muitas pessoas começaram a juntar o material e nos vender. Algumas desistiram, pois devido a falsas informações, acharam que estes materias tinnham valor finaceiro alto. No entanto, outras perseveraram e o com o dinheiro pagaram contas atrasadas, garantiram o leite do mês... enfim usaram essa chance de complementar renda. A VSR gerou diretamente três empregos. O volume de materiais sintéticos jogados no lixão diminuiu, as ruas ficaram mais limpas.


No entanto isto não é o suficiente. O objetivo é que o caminhão do lixo leve para o "lixão" apenas o lixo orgânico, resto de comida, madeira, folhas, terra....


Para isso tomei algumas medidas:




  1. Em setembro deste ano, assinei um termo de cooperação com a Pefeitura de Portalegre. A Prefeitura nos apoia facilitando nosso trabalho e divulgando.


  2. A VSR compra o material na sede , mas se o cidadão separar uma boa quantidade de material em sua residência e não tiver como entregar, a VSR vai buscar em uma carroça e desconta do valor da compra o combustível da moto.


  3. Para as pessoas que não querem separar o material para vender, a VSR está fazendo um cadastro. A pessoa cadastrada põe o lixo orgânico nos latões para o caminhão levar e o material sintético (baldes,bacia, papel, caneta...) põe separdo numa sacola que uma vez ou duas vezez por semana o funcionário da VSR passa para recolher a doação. Na VSR é feito a seleção. Os materiais que não servem para serem vendidos serão armazenados e encaminhados a um destino ecologicamente correto.


  4. Diariamente, um fuicionário da VSR vai ao lixão para retirar os materias sintéticos que indevidamente estão lá.

Os funcionários da prefeitura que recolhem o lixo já estão separando alguns materiais para vender, muitas pessoas estão juntando material para vender, isso é muito importante e eu agradeço muito a estas pessoas inteligentes, que se ajudando estão me ajudando e ajudando a toda cidade.


A coleta seletiva em portalegre é oficial,existe. Porém ainda não está funcionando cem por cento. Para isso acontecer é necessário que as pessoas aceite o cadastro e não misture os materias orgânicos com os sintéticos. Esta é a minha próxima batalha.


Porém não vencerei está "batalha" e muito menos a "Guerra" sozinho. Busco ajuda, sugestão e apoio...

CONSEGUI

Após horas e horas diante do computador, as custas de uma puta dor nas costas e no pescoço, finalmente conseguir configurar meu blog. Simples, mas eficaz.
Agora é só esperar que apareçam fanáticos por portalegre que queiram postar juntamente comigo, ou comentar minhas postagens.
Por enquanto vou procurar em outros blogs notícias a respeito de portalegre e reunir neste.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Bem vindos

Sejam todos bem vindos a este humilde espaço deste estreante "na arte de blogar"!

Você, que como eu, é fanático por portalegre pode também fazer parte deste espaço. Envie seu emai-l para que eu te adicione como editor.

Eu nasci em Portalegre RN, me criei em São Paulo SP e hoje vivo em trânsito. Um pouco em cada cidade. Indo e vindo prazerosamente.

Porém, neste blog só haverá espaço para falar do cotidiano de Portalegre , nossa amada cidade serrana. Com o objetivo de tornar nossa cidade cada vez melhor. Elogie e diga o porquê. Critique, porém apresente uma solução. Fale sempre de nossa cidade, de assuntos mais simples do cotidiano às assuntos mais complexos. Estes são os norteadores de nossas futuras postagem.

Vamos discutir, debater, aprender para melhorar cada vez mais nossa cidade!!

Um abraço a todos