terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Cisternas

Sábado, pela manhã, Manuel de Freitas Neto (Neto da Emater) visitou, na região do Jenipapeiro e Pimenta trinta residências.
O intuito destas visitas foi a vistoria das cisternas recém construídas. Foram contruidas atualmente cem cisternas na zona rural do município.
O blog acompanhou Neto durante a vistoria.
As cisternas visitadas estão praticamente concluídas, faltando alguns pequenos detalhes.
Neto, no entanto,  constatou que as cisternas não estão sendo usadas da forma adequada e disse que fará uma campanha para concientização da população.
Segundo Neto, a cisterna deve ser um resevatório de água própria para consumo humano e de alta qualidade, e que, por isso, diversos cuidados devem ser tomados, como por  exemplo, a porta deve ser lacrada com cadeado, á água deve ser retirada através de bomba e não com baldes, o cano coletor de água das chuvas só deve ser conectado à cisterna após higienização das calhas e do telhado, na entrada do cano deve ser mantida uma tela para evitar que insetos caiam dentro da cistena e não deve ser bombeada, para dentro da cisterna, água que não seja própria para o consumo humano e de alta qualidade.

Nenhum comentário: