domingo, 9 de janeiro de 2011

Descaso

Numa visita ao Jenipapeiro, com um olhar crítico, tentando levantar as dificuldades daquela região, eis que me deparo com mais um descaso com os moradores da zona rural de Portalegre.


A Escola Estadual de Ensino Fundamental, do Jenipapeiro, onde iniciei o aprendizado de leitura e escrita, onde dei meus primeiros passos rumo ao infinito caminho do saber, está desativada, abandonada, sendo usada como moradia improvisada.

Ouvi de um morador local que faz tempo que ouve a desativação da escola, que o espaço ainda foi usado pelo PETI, mas ao que parece também foi desativado dali.

E a população protestou?

E os vereadores tentaram ou ainda tentam com seus contatos com representantes do Governo do Estado a reativação com qualidade dessa escola?

E o ministério público foi acionado?

A coisa acontece mais ou menos assim: O governo NÃO  investe na educação, no lazer, na mordia,  nas estradas, na condução, na saúde em uma determinada zona rural. Sem amparo, inicia-se a saída dos moradores, que vão para as cidades em busca de estudo, emprego e melhor condição de vida.

Fica um pequeno grupo de pessoas formado por aqueles apaixonados pela terra em que nasceu;  por aqueles que mesmo querendo não tem coragem de sair;  e por aqueles que não tem condições de sair.

A situação desse pequeno grupo, geralmente desarticulado, desinformado, dominado por políticos locais que os mantém refém de migalhas, tende a piorar porque quando muda o governo este tende a investir em áreas mais povoadas onde tem mais voto. É o tal do "custo benefício".

E as cidades? Lotam. Sobe o custo e vida, pois quem tirava seu sustendo do campo agora compra seu alimento no mercado aumentado a procura. Aumenta o desemprego e a violência. Não há vagas em hospitais e escolas. A poluição toma conta...

E os maus políticos continuam alimentando a roda que alimenta seu mundo imundo: não investe nas estruturas básicas gerando caos, no meio do caos aparecem com "projetos salvadores" (desviadores de verbas, mal elaborados) "gastando" (dividindo) o dinheiro dos impostos com empresas e pessoas de seu ciclo de amizades.

E o que fazer povão? Abrir os olhos e cobrar investimento nas estruturas, vigiar e exigir que o dinheiro público não seja gasto e sim investido. Gastar é bem diferente de investir. Por exemplo: comprar milho e feijão e distribuir  para a população carente é gasto; arrumar as estradas rurais, melhorar as escolas, criar sistemas de irrigação e emprestar sementes para os pequenos produtores é investir.

Veja o resultado do gasto, segundo o exemplo acima: usa-se o dinheiro dos impostos para comprar milho e feijão,   população come, pede mais, mais gastos, menos produção, menos arrecadação, menos renda, mais miseria.

Agora veja o resultado do investimento, ainda segundo o exemplo acima:  investe-se na estrada, na educação, no sistema de irrigação e emprestaram-se as sementes. As famílias produzem, devolvem a semente, vende parte da produção, gera renda e aumenta a arrecadação de imposto, diminuiu a miséria, sobra dinheiro para mais investimento, tanto privado quanto público. .

De volta à escola, diante do exposto acima, vale à pena lutar pela reativação com qualidade das escolas rurais?







Nenhum comentário: