sexta-feira, 20 de abril de 2012

Entenda como está a movimentação política em torno da seca no Nordeste

Governo convoca governadores do NE para discutir medidas contra a seca
19/04/2012 -

RECIFE - O Ministério da Integração Nacional convocou os governadores dos nove Estados do Nordeste para uma reunião na próxima segunda-feira, em Aracaju (SE). O grupo deverá discutir medidas emergenciais de combate à seca prolongada que atinge vários municípios do semiárido nordestino.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), informou que a reunião foi acertada na tarde desta quinta-feira com a presidente Dilma Rousseff, que voltou a telefonar para o governador em busca de novas informações sobre os efeitos da estiagem. Os dois já haviam conversado na quarta-feira. A presença de Dilma na reunião ainda não foi confirmada.

O Ministério da Integração Nacional informou ainda que quase todos os Estados nordestinos têm regiões enfrentando dificuldades pela falta de chuvas. A pasta, entretanto, não soube detalhar em quais deles a situação é mais grave.

Em Pernambuco, a seca atinge de forma mais aguda 28 municípios do agreste e do sertão, que já decretaram situação de emergência. "O quadro é muito grave. O sertão fechou o seu ciclo tradicional de chuvas com apenas 30% da média anual, e a meteorologia nos diz que o agreste não terá um bom inverno, mas estamos aqui na torcida porque o tempo de chover naquela região ainda não passou", disse Eduardo Campos, em nota.

(Murillo Camarotto Valor



19 de abril de 2012
Presidente Dilma Rousseff convoca reunião com governadores nordestinos para segunda-feira

Na próxima segunda-feira, em Aracaju, a presidente Dilma Rousseff promoverá uma reunião com todos os governadores nordestinos. O encontro foi confirmado hoje durante o encontro da presidente com a governadora Rosalba Ciarlini, em solenidade no Comando do Exército Brasileiro.

Na rápida conversa que tiveram, Dilma e Rosalba falaram sobre a necessidade de medidas urgentes para o enfrentamento da seca. “A presidente perguntou como estava o RN e respondi que já estamos com 139 municípios em emergência e em alguns deles, os efeitos da seca já ultrapassaram a zona rural”, relatou a governadora.

Fonte: http://blog.tribunadonorte.com.br/panoramapolitico/presidente-dilma-rousseff-convoca-reuniao-com-governadores-nordestinos-para-segunda-feira/70720



19 de abril de 2012
Governadora Rosalba pede ao Governo Federal suspensão das dívidas previdenciárias dos municípios do RN


A governadora Rosalba Ciarlini pediu que o Governo Federal suspenda a cobrança das dívidas previdenciárias dos 139 municípios potiguares que estão em estado de emergência devido a seca. O pleito foi apresentado ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, durante audiência ontem.

Na companhia da bancada federal potiguar (onde estiveram ausentes apenas os deputados federais Fábio Faria e Fátima Bezerra), Rosalba Ciarlini fez o relato ao ministro da situação dos municípios potiguares que estão com emergência decretada. Ela disse que a falta de chuva compromete não apenas a produção agrícola e pecuária, mas também o consumo humano e animal. A governadora informou que a localidade em pior situação é Luís Gomes: os cerca de 10 mil habitantes do município estão sofrendo com a falta de abastecimento desde outubro do ano passado.

Antes de se reunir com o ministro, a chefe do Executivo potiguar também tentou fazer uma mobilização com outros governadores nordestinos, para apresentar pleito comum ao Governo Federal. Por telefone, Rosalba falou com os governadores do Piauí, Wellington Dias, e da Bahia Jaques Wagner.

Ao ministro Fernando Bezerra, Rosalba Ciarlini pediu prioridade para liberação das emendas parlamentares. O titular da Integração Nacional disse que analisará os pleitos da governadora, mas assegurou que o Governo Federal lançará um projeto para o Nordeste

Fonte: http://blog.tribunadonorte.com.br/panoramapolitico/governadora-rosalba-pede-ao-governo-federal-suspensao-das-dividas-previdenciarias-dos-municipios-do-rn/70683



Governadora convoca prefeitos dos municípios em estado de emergência
Publicação: 18 de Abril 


A governadora Rosalba Ciarlini vai se reunir na próxima segunda-feira (23), às 14h, com os prefeitos dos 139 municípios que estão em estado de emergência por causa da seca. No encontro que será realizado no Hotel Praiamar, o governo colocará toda estrutura da Emater para ajudar os municípios que sofrem com a estiagem.

Rosalba anunciará as novas medidas emergenciais que serão adotadas pelo governo do Estado e o resultado da audiência com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, com a presença da bancada federal e dos secretários Gilberto Jales (Recursos Hídricos) e Betinho Rosado (Agricultura e Abastecimento), nesta quarta (18).

O governo do Estado vai dar assessoramento aos prefeitos para a criação das Comissões de Defesa Civil. "Dos 167 municípios apenas 26 tem essa comissão que representa requisito básico para o credenciamento dos municípios para captação de recursos e outras ações de enfrentamento da seca junto ao governo federal", esclarece a governadora.

O secretário Betinho Rosado reforça a necessidade da criação das comissões, afirmando que a Emater vai dar assistência para que os municípios possam desenvolver ações emergenciais que envolvam abastecimento e alimentação e também, ações que objetivam reforçar os arranjos produtivos locais, de forma que o agricultor fique cada vez menos dependente de precipitações pluviométricas.

A Comissão de Defesa Civil do Estado está orientando as prefeituras a estabelecerem as comissões municipais, através de trabalho integrado com a Emater, Semarh, Caern, Idema e outros órgãos estaduais.

Logo que desembarcou em Brasília para a audiência com o ministro da Integração, na manhã desta terça-feira, a governadora telefonou ao presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), Benes Leocádio, para falar sobre a reunião dos prefeitos e antecipar as ações que serão solicitadas ao governo federal. Rosalba também ligou para os governadores do Piauí, Wilson Martins, e Jaques Wagner, Bahia, para trocar experiências já que os Estados vivem situação comum.

* Fonte: Assecom/RN.

Postado por Prefeitura de Portalegre às 10:44 0 comentários

Nenhum comentário: