quarta-feira, 15 de junho de 2011

De onde vem o dinheiro do São João Alegre de Portalegre-Rn

De quem é o mérito pelos muitos "São João Alegre" em Portalegre e quem paga?

A resposta correta sem politicagem e enganação é: Quem paga o São João Alegre, somos nós, e, portanto, somos os verdadeiros realizadores desta festa. Nós realizamos o São João alegre, ele só acontece porque pagamos e porque queremos.

Eu, você e todo portalegrense quando compramos qualquer mercadoria ou contratamos um serviço, no valor está embutida uma fatia grande de impostos. O dinheiro do São João não cai do céu. E nem tão pouco esta festa é grátis. Nós pagamos e muito caro por esta festa.

No entanto, nós elegemos representantes e esses representantes arrecadam e administram esses impostos e realizam ou não as atividades necessárias ao bem comum.

No município, o responsável por investir o dinheiro arrecadado é a Prefeitura. O uma parte dos impostos que pagamos diretamente para o Governo Federal  e para o  Governo do Estado é repassada   para as prefeituras,  através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Existem outras formas dos impostos serem repassados à Prefeitura, uma delas é a através de uma Emenda Parlamentar, situação em que um parlamentar estadual ou federal "recomenda" que o governo estadual ou federal direcione verba para um determinado projeto, de um determinado município (um convênio). Mas esse processo é bastante burocrático e político,  nem sempre o que é anunciado acontece.

Por exemplo, o deputado federal Felipe Maia, foi muito votado na última eleição por portalegrenses que acreditaram na afirmação de que os últimos São João Alegres vinham sendo realizadas com dinheiro provenientes de emendas do deputado. Na verdade as emendas houve, mas por questões burocráticas e /ou por questões políticas o dinheiro de uma emenda foi devolvido com juros e o de outra nem foi liberado. Uma das emendas acabou sendo usada para realizar uma edição do Festival Gastronômico.

Não estou aqui buscando culpados pelas falhas burocráticas ou por problemas políticos, estou apenas constatando um fato verdadeiro: Até o momento nenhum São João Alegre, em Portalegre, foi efetivamente pago com emenda parlamentar de Felipe Maia. E reafirmo,  de uma forma ou de outra,  quem pagou e sempre pagará pelas festas somos nós.

Portanto, a afirmativa de que sem Felipe Maia talvez não tivesse São João Alegre em Portalegre é no mínimo um equívoco. Cuidado com as besteiras que vocês lêem e ouvem. Pesquise, se informe melhor, confira a fonte, veja se é mesmo confiável, se não faz parte de um "complô" par eleger algum político.

Há quem defenda que estas festas sejam com cantores famosos e caros, mesmo com o município necessitando de coisas básicas e urgentes como estradas e saneamento básico. Defendendo um "estilo de governo" baseado "num estilo de vida" que aqui em Portalegre podemos presenciar em muitos:  o luxo em primeiro lugar, pessoas endividadas e/ou desempregadas desfilando de "motona", "carrão" e roupa de marca.  Às vezes não tem o que comer, mas não perde uma festa.

Claro que é bom "luxar", mas com as sobras e não gastando o que não temos ou tirando de nossas necessidades básicas.

A última festa de fim de ano foi um sucesso e gastou-se bem pouco.

Portalegre tem muitas necessidades básicas, portanto deve economizar em festas. Deve realizar festas simples, bonitas e baratas. Para podermos desfilar, por exemplo, em estradas luxuosas e economizar com a manutenção de nossos veículos, sobrando um dinheirinho para luxar sem se endividar e sem tirar do básico.

Um comentário:

Bernadete Cavalcante disse...

O primeiro parágrafo já diz tudo.
Parabéns ! (pela postagem e pela conciência crítica).
Bernadete