sábado, 3 de novembro de 2012

Fazendo nossa parte

Para chegar ao poder em São Paulo o PT se aliou a Maluf. O que isso significa?

Será que Maluf deixou de defender as elites e é inocente de todas as acusações de perseguição aos trabalhadores e desvio de dinheiro público? Ou será que o PT cansou de ser perseguido por ser honesto e lutar pelos trabalhadores e resolveu imitar o "Rouba mas Faz"? .

Como o eleitor, o cidadão, pode se livrar desses acordões partidários para a manutenção do poder? Como moralizar a política, se quando o eleitor vota consciente e derruba no voto um imoral, este é reconduzido ao poder de forma indireta, através de manobras políticas?

Não existe uma fórmula para moralizar nossa política, mas é evidente que nosso país está travando uma luta: De um lado bravos lutadores que querem moralizar a política através da conscientização, da educação e do voto cada vez mais inteligente, entre outras ações; de outro os beneficiados com a corrupção, que tentam a todo custo manter o povo alienado e confuso, comprando os corruptíveis e perseguindo e calando os realmente 
 bem intencionados.

Os poderosos fazem de tudo para alienar o povo. Infiltram-se. Deseduca fingindo que estão educando. Aliena dizendo que estão desalienando. Vestem-se de cordeiro e se mistura no rebanho. Ataca o rebanho e coloca uns contra os outros. Desinforma informando. Geram o caos e aparecem como os salvadores...

Para os poderosos a palavra de ordem é confundir. Como votar consciente se você não sabe mais quem é quem. Tá tudo misturado. Nada pode, tudo pode. Tudo tipo quando alguém da um tapa nas costas de outro e este se vira querendo saber quem foi o agressor, há várias pessoas apontando umas para outras se acusando e o agressor não sabe em quem acreditar, só sabe que foi agredido.

Uma possível saída é pensar globalmente, olhar para o todo e agir localmente, fazer nossa pequena parte, onde moramos.

Comecemos aqui por Portalegre, se concentre e tente se livrar das confusões. Pegue um caderninho, se não souber ler, peça a este que está lendo para você, ou outro, que faça suas anotações. 

Anote as promessas que você ouviu durante esta campanha. Anote o nome dos ganhadores e vejam como eles se comportam, se estão seguindo suas palavras, se estão praticando o que disseram no palanque, ou se agora depois que ganharam estão saindo pela tangente.

Anote as ações daqueles que perderam. Com certeza em campanha eles discursaram bonito, dizendo que fariam isso, fariam aquilo... Vejam se depois que perderam se ficaram por aqui lutando por seus eleitores e tentando, dentro de suas limitações, trazer benefícios para nosso povo. 

Anote o que você ouvir de bom e de ruim, tente conferir de perto o máximo possível a veracidade de tais informações...

E os novatos que aparecem de surpresa sem você ter tempo de "fazer sua ficha" com mais detalhe?  Fique de olho na distância entre a prática e o discurso, como eles se relacionam, anote para não esquecer. Se um deles te convencer e você votar nele, anote o porquê você votou, se te decepcionar anote isso também... 

Quando chegar no dia de votar,  pegue seu caderninho e faça uma leitura cautelosa do que você anotou a respeito daqueles que se candidataram. Reflita bastante, com base em seu próprio arquivo. Essas anotações ajudarão a você se lembrar de coisas que a emoção do momento faz você esquecer e vai te ajudar a tirar imagens e características de pessoas que na prática não existem, foram criadas pela propaganda política, invenções para te confundir.

Para o eleitor consciente, a campanha para a próxima eleição começa na hora que acaba a anterior. Não deixe para se preocupar em quem votar na reta final, na hora. Você pode até  deixar a decisão final para o último momento, mas os dados para tomar essa decisão devem ser coletados e anotados diariamente.

A luta para moralizar nossa política não é fácil e não alcança resultados automaticamente. As pequenas ações e os pequenos exemplos irão se somando e seguindo futuro adentro, formando uma nova história, até que um dia os políticos e a sociedade estejam totalmente adaptados e entendendo que os salários e as regalias dos políticos já são altos o suficientes para que estes façam um belíssimo trabalho para o bem comum.

Viva Portalegre!


Nenhum comentário: