terça-feira, 1 de setembro de 2009

Desperdício

Quando, antes da crise, compensava financeiramente vender os recicláveis à VSR, o volume de materiais encaminhados para a reciclagem crescia gradativamente.
Atualmente, quando a compensação é quase que somente ambiental, cultural e social, gradativamente a quantidade de recicláveis que está sendo encaminhada até a VSR está diminuindo.
A VSR iniciou encaminhando para a reciclagem duas cargas por mês. Atualmente está se gastando mais de um mês para juntar uma carga.
A VSR, desde sua fundação, a mais de um ano, nunca deu lucro financeiro. No início, as receitas davam apenas para cobrir as despesas. Após a crise, as receitas não cobre as despesas. Mesmo assim, nunca desanimei, pois, a final, sempre visei o lucro ambiental, cultural e social.
No entanto, confesso que estou preocupado por ver que está sendo desperdiçada uma chance de se preservar o meio ambiente, melhorar as condições de higiene do município, entre outros benefícios, sem custos para a população.
Com um pequeno esforço individual (separar o lixo orgânico do inorgânico e levar o segundo até a VSR), poderia-se evitar dois grandes problemas ( o acúmulo de lixo ao ar livre e a desperdício de matéria prima), entre outros. Grandes problemas, estes, que custarão muito esforço e bastante boa vontade de poucos para serem resolvidos
Os portalegrenses, em sua maioria, não me parecem muito preocupados com o bem comum; ou se estão, parece acreditarem que é dos outros o dever de proporcionar tal coisa.
Me parece haver uma preocupação em levar sempre uma vantagem pessoal. "Eu, de graça, não vou ajudar ninguém a levar fama ", "eu não vou fazer nada para os outros", "eu voto em "fulaninho" porque ele me dá "tal coisa", frases desse tipo cansei de ouvir em Portalegre/RN.
E o que fazer?
Desistir?
Insistir?
Rezar?
Concientizar a população? Como?
Estou aceitando sugestões e, principalmente, ajuda.

Nenhum comentário: