quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Educação

Li no blog do Cirios a respeito do Prefeito que fez corte no próprio salário para enfrentar a crise; no blog de Bernadete Cavalcante dicas de como fiscalizar as administrações municipais; e não pude deixar de pensar: "Ah se a moda pega"! Tem tanta moda sem futuro pegando por ai. Porque que uma moda como esta, cheia de bom futuro para todos, não pode pegar?
Mas para essa moda pegar acredito ser necessário que ninguém, ou quase ninguém, se deixe comprar por uma dose de pinga; ou um telhado; ou um cargo; ou qualquer outro tipo de favorecimento particular e só troque seu voto por uma administração e legislação justa, competente, honesta e barata.
Pagamos muito caro.Em troca recebemos leis absurdas; ausência de leis realmente necessárias; administrações incompetentes e fraudulentas.
Enquanto a população vender vegonhosamente seu voto e apoio político a troco de favores particulares, açoes de fiscalização como a sugerida por Bernadete fica difícil. Pois quem vende o voto e apoio não fiscalizará nada, pois é cúmplice de quem o comprou. E gestos tão bonito quanto o do Prefeito citado por Cirios ficam desencorajados.Pois,por fim, quem ganha pouco e não rouba não tem com que comprar voto e apoio, acaba fora da política.
A reforma política precisa começar nas nossas casas e nas nossas escolas, ensinando nossas crianças a pensar sempre no bem comum. Xi, educação!
Educação é usado como jargão a torto e a direito, mas não é levada na prática a sério.
Para dirigir um simples carro é preciso fazer aulas, tirar uma prova tirar carta de motorista, manter os documentos do carro em dia, ter dinheiro para manter o carro, respeitar as leis de trânsito, entre outras tantas dificuldades.Se o cidadão desrespeitar tais regras é punido com multa, ou, dependendo do caso, tem a carteira suspensa e o carro apreendido.
Pois bem, e para dirigir uma vida, ou seja, para colocar uma criança no mundo e educá-la, quais as exigências? Se não me engano, é só transar e esperar nove meses.
Agora me diga! O que um político comprovadamente corrupto, ou um assaltante, ou um(a) assassino (a) ou qualquer outro tipo de criminoso(a) pode contribuir na direção de uma vida (um filho)?
A primeira punição para um condenado por qualquer crime deveria ser a suspensão ou cancelamento do direito de guiar outra vida. Ou, seja, operado para não poder ter mais filhos e perder a guarda dos que tivesse.
Guiar uma vida,ou seja, criar e educar uma criança, deveria ser tarefa cheia de exigências e burocracias, muito maiores do que a de guiar um carro. Pois criar uma criança é criar o futuro. Não podemos deixar qualquer um criar e guiar o futuro a hora que quiser e do jeito que quiser.
Parece que eu misturei os assuntos mas não o fiz, apenas estou querendo dizer que tudo está interligado e que a "raiz da árvore da solução dos problemas da vida" é a educação.
Educação na prática é muito mais complexa do que essa tal educação jargão que tanto ouvimos.

Nenhum comentário: