quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Problema do lixão

Discordo do nosso bom Prefeito, Euclides Pereira, quando ele diz que a única solução para o problema do lixão é o consórcio já anunciado pelo Governo Estadual.
O consórcio resolve o problema da Prefeitura com o mistério público e AJUDA no problema do lixão.
Não podemos simplificar o problema do lixão a ponto de achar que o aterro sanitário resolve todo o problema.
Primeiro que lixo não existe. O que existe é matéria prima fora do lugar. Aterrar o lixo é apenas uma medida paliativa, do tipo a tomada em relação aos buracos que a chuva faz todo ano nas estradas de Portalegre, (tapando com barro).
Apenas implantar um aterro é tapar o sol com a peneira. Como medida de emergência é perfeito. Mas como medida ambiental definitiva e eficaz é um fracasso.Aterra-se matéria prima, fonte de renda e dá falsa impressão à população de que não estamos poluindo o solo, de que não devemos economizar recursos naturais, de que não devemos diminuir o consumo, de que o problema do lixo não é de responsabilidade de todos, entre outras falsas impressões.
O problema do lixão só será resolvido de fato quando forem tomadas simultaneamente as seguintes ações: implantar uma coleta seletiva bem estruturada, reciclar o lixo, fazer campanhas envolvendo e concientizando a população de que a resolução desse grande problema passa por pequenas ações de cada cidadão, campanhas para que se comercialise apenas produtos fáceis de se reciclar, aterrar só o que não for possível de reciclar e por fim que não seja necessário aterrar mais nada.
Mas, em terra de "os de um olho só" quem tem "dois olhos" é expulso por ser considerado uma ameaça! kkkkkkk

Nenhum comentário: